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AME Franca do Grupo Sta. Casa, rede terciária e secundária com atendimento de excelência


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Divulgação
Grupo Santa Casa de Franca, administrador do AME (no detalhe)
Grupo Santa Casa de Franca, administrador do AME (no detalhe)

O AME de Franca (Ambulatório Médico de Especialidades do Governo de São Paulo) – é gerenciado desde 2010 (quando iniciou os atendimentos ao público) pela OSS (Organização Social de Saúde) Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, através de Contrato de Gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)-SP.

O Grupo Santa Casa de Franca, que é um Hospital de Ensino reconhecido pelo MEC, formado pelas Unidades Hospital Geral, Hospital do Câncer e Hospital do Coração, é atualmente qualificada como OSS (Organização Social de Saúde), que o credencia para assumir a gestão de importantes unidades de saúde em parceria direta com o Governo do Estado de São Paulo. Por conta disso, a OSS de Franca é habilitada para fazer a gestão do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e hoje administra ao todo seis unidades de AMEs nas cidades de Franca, Taquaritinga, Casa Branca, Campinas, Vale do Jurumirim/Avaré e São Carlos.

Gestão do AME de Franca

A Diretoria Administrativa do Grupo Santa Casa de Franca administra o AME de Franca contando com uma grande equipe técnica nas áreas médica, administrativa e assistencial – destacando os profissionais responsáveis por tais áreas, que dão esse suporte direto na gestão dos Ambulatórios; são eles: Tony Graciano – presidente voluntário do Grupo Santa Casa; Thiago Silva – administrador hospitalar geral; Vilmar Medeiros – administrador hospitalar do AME; Dr. Francisco Coelho Rocha – médico e diretor técnico; e Elane Aragon – gerente assistencial; junto com toda a equipe de profissionais eles administram todos os seis AMEs sob a gestão do Grupo Santa Casa de Franca.

Histórico do AME de Franca

As atividades do AME Franca foram iniciadas em 13 de dezembro de 2010 e a inauguração oficial aconteceu em 28 de fevereiro de 2011. Logo no primeiro ano de atendimento, o AME Franca se destacou na resolutividade do atendimento aos pacientes SUS, realizando mais de 30 mil consultas médicas e 829 pequenos procedimentos (desde retirada de pintas à exames que ajudaram a diagnosticar alguns tipos de câncer).  Atualmente, atende mais de 70 mil consultas médicas por ano e realiza mais de 7.750 cirurgias ambulatoriais e em média 190 mil exames por ano.

Centro Cirúrgico

Nos 12 anos de história do AME Franca, sempre houve grande reconhecimento por parte do DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde) e também do Governo do Estado de São Paulo que, em 2015, investiu R$ 2.614.205,53 em obras e equipamentos médico-hospitalares, para implantar um excelente centro cirúrgico, com tecnologia de ponta, contendo 3 salas cirúrgicas e 14 leitos de enfermaria, permitindo assim melhorar o atendimento ao público de Franca e das 12 cidades atendidas pelo AME, aumentando ainda mais a resolução do atendimento SUS nessa região.

Produção
Desde a data de implantação do centro cirúrgico até maio deste ano (2023), foram realizadas 10.360 cirurgias de catarata, 1.829 cirurgias de amígdala infantil, 1.911 cirurgias de varizes e outros 30 tipos de procedimentos, somente dentro do centro cirúrgico. Além desses, o AME Franca realiza inúmeros exames de diagnósticos e cirurgias ambulatoriais, todos os dias, nas mais de 20 especialidades médicas e 6 especialidades não-médicas, tendo a capacidade para atender uma média de 740 pacientes por dia, entre consultas, exames e cirurgias.

Desafio da Pandemia
Em 2021, para suprir a demanda sanitária decorrente da pandemia, os atendimentos ambulatoriais foram paralisados por 6 meses para que o AME Franca passasse a atender exclusivamente pacientes de COVID-19. Com muita dedicação e empenho de todos os colaboradores, essa difícil etapa foi concluída com sucesso, diante dos agradecimentos emocionados, por parte dos familiares e pacientes que estiveram internados.

Atendimento Humanizado

Segundo as diretrizes da Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS) o atendimento humanizado é um dos 6 princípios dos direitos dos usuários SUS, onde todo cidadão tem direito a atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação. E a humanização no atendimento é o principal diferencial das unidades AME gerenciadas pelo Grupo Santa Casa de Franca. Isso é evidenciado ao observar o índice de satisfação dos usuários, que desde 2013 fica acima dos 92% e desde 2022 fica acima dos 99% de satisfação, considerando opiniões a respeito do atendimento realizados pelos profissionais médicos, não-médicos, enfermeiros, equipe da recepção e também a satisfação em relação ao espaço físico.

Ação de destaque

A mais recente ação de humanização envolvendo o centro cirúrgico, aconteceu no mês de junho desse ano. A equipe de profissionais presentes no AME Franca sempre se destacou pelo cuidado com os pacientes e pela forma lúdica de lidar com as crianças nas consultas e exames e, principalmente, no momento de realizar uma cirurgia – que pode gerar medo e insegurança. O cuidado da equipe começa com a forma de acolher a criança, envolver a família e até disponibilizar desenhos e recursos para distrair e alegrar os pequenos. Para melhorar ainda mais essa experiência, conquistar a confiança das crianças que realizam cirurgias e também tranquilizar os pais, foram adquiridos por meio de doação, dois carrinhos infantis que tem o objetivo de levar a criança no trajeto até o centro cirúrgico e tornar esse evento em um momento de descontração.

Nas palavras do administrador hospitalar, Vilmar Medeiros, que desde a inauguração do AME Franca está à frente da gestão de todos os AMEs gerenciados pelo Grupo Santa Casa: “Para nós, que estamos à frente desse trabalho, é o nosso dever possibilitar maneiras de amenizar a dor de todos os pacientes atendidos. E ver a satisfação de quem passa por aqui diariamente é nossa certeza de que o trabalho está sendo bem executado. Eu só tenho a agradecer a todos os colaboradores que fazem parte dessa equipe de destaque, porque são eles que fazem o trabalho acontecer de fato!”, concluiu.

Dr. Francisco Rocha, diretor técnico do AME Franca, fala: “A humanização faz parte do sistema AME. Aqui, temos acolhimento em todos os processos, por ser uma parte extremamente importante para quem está passando por um momento de dor. Quem entra no AME para fazer uma cirurgia já está passando por uma situação difícil. Para as crianças, isso é ainda pior. E esse projeto de ter um carrinho para levar as crianças faz com que esse momento deixe de ser traumático e passe a ser visto como uma diversão, uma festa. Esse é o nosso trabalho: amenizar os momentos difíceis dos nossos pequenos pacientes”, destacou o diretor.

Thiago Silva, administrador hospitalar geral do Grupo Hospitalar Santa Casa de Franca, comentou: “Como profissionais técnicos da OSS, temos o cuidado trabalharmos totalmente alinhados às diretrizes do Governo do Estado de São Paulo (que é o gestor dos AMEs) e repassar para a equipe do AME essa linha administrativa, no intuito de oferecermos o suporte necessário para que eles tenham condições de aplicar toda sua competência na realização da gestão. O gerenciamento dos recursos disponibilizados pelo Governo do Estado é realizado com total seriedade, aplicando-se as mais eficientes e transparentes práticas de gestão – o que tem gerado grande confiança por parte do Gestor Estadual em relação à esta atuação – tanto que temos hoje a responsabilidade de gerir seis unidades de AMEs no Estado de São Paulo e em breve assumiremos a unidade de Ribeirão Preto. Agradeço aos nossos diretores administrativos do Grupo Santa Casa de Franca, que nos proporcionam total confiança para realizarmos esse trabalho de excelência em prol da população”, encerrou Thiago Silva.

Tony Graciano, presidente voluntário do Grupo Santa Casa de Franca, disse: “Enquanto OSS (Organização Social de Saúde) a Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, desde o início do processo de avaliação para administrar o AME, foi escolhida pelo Governo de São Paulo, tendo concorrido com outras instituições de peso, e vencido essa concorrência por ter demonstrado capacidade de executar uma gestão sem desperdício de recursos, sejam financeiros, humanos e técnicos – mantendo a transparência e prestação de contas como prioridade inegociável – e com o destaque de manter a humanização como uma prática inerente ao seu cotidiano, totalmente incorporada na cultura institucional entre seus colaboradores e corpo clínico. Destaco ainda, a grande capacidade técnica de nosso administrador Vilmar Medeiros, o diretor técnico Dr. Francisco Rocha e da nossa gerente assistencial Elane Aragon, que realizam um trabalho impecável, inclusive posicionando o AME de Franca entre os melhores do Estado de São Paulo, tendo esse reconhecimento do próprio Governo de São Paulo e servindo como exemplo no direcionamento da gestão para outras unidades. Concluindo: esse trabalho de excelência possibilitou que a OSS atingisse qualificação para gerir outros AMEs além de Franca, como de Taquaritinga, Casa Branca, Campinas, Vale do Jurumirim/Avaré e São Carlos – e em breve assumindo a gestão do novo AME de Ribeirão Preto. Estando como atual presidente voluntário do Grupo Santa Casa de Franca só tenho a agradecer por poder contar com profissionais de tão alto nível que elevam os AMEs a posições de destaque no cenário estadual; meus mais sinceros agradecimentos a todos vocês!”, finalizou o presidente.

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