CASSAÇÃO

Câmara de Cristais Paulista cassa mandato da prefeita Katiuscia Leonardo Mendes

Votação se baseou em três irregularidades, com a maioria em todas elas pela cassação, duas por 7 a 2, e outra por 6 a 3; vice-prefeito Elson Gomes (PTB) assume o cargo.

Por N. Fradique | 07/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

N. Fradique/GCN

Câmara Municipal de Cristais Paulista: sessão extraordinária na noite desta quarta-feira, 7, marcou cassação de prefeita
Câmara Municipal de Cristais Paulista: sessão extraordinária na noite desta quarta-feira, 7, marcou cassação de prefeita

A prefeita de Cristais Paulista, Katiuscia Leonardo Mendes (PSD), 41 anos, teve o seu mandato cassado, em sessão extraordinária realizada na noite desta quarta-feira, 7, na Câmara Municipal da cidade, que fica a 20 Km de Franca.

A votação foi destacada em três irregularidades, com a maioria em todas elas pela cassação. Duas foram por 7 a 2, e outra por 6 a 3. A sessão teve início às 19h15 e terminou às 23h50.

Katiuscia, que é médica, cumpria seu segundo mandato, sendo reeleita nas eleições de 2020 com 3.032 votos. Com a decisão, Katiuscia também fica inelegível por 8 anos.

O processo de cassação teve início em fevereiro com a abertura de uma Comissão Processante com a nomeação dos vereadores Fransergio Santos (PSD), presidente; Charles Gonçalves Peres (PL), relator; e José Mariano (PSD), terceiro membro. Na ocasião a defesa da prefeita solicitou liminar na tentativa de suspender o processo, mas o pedido foi negado pela Justiça.

O relatório final apontou duas denúncias principais de irregularidades na administração de Katiuscia, como contratação de empresa para gerenciar cartão de alimentação sem licitação e pagamentos indevidos referentes a vale refeição. O parecer do relatório diz também que a prefeita cometeu quebra de decoro.

As denúncias foram feitas por uma funcionária do município. A munícipe afirma nos autos que seu nome e de outras pessoas constam em uma lista que receberam o benefício, mas a própria denunciante afirma não ter recebido o valor, que era de R$ 800. Segundo a denunciante, na lista há até pessoas que já morreram, e a Prefeitura emitiu 138 notas de empenho à empresa de vale-alimentação somando um total de mais de R$ 1,8 milhão.

Durante seu discurso, Edna Costa (Solidariedade), presidente da Câmara disse: "Tudo que estamos trazendo é muito sério, consciente. Foram ouvidas muitas testemunhas ao longo desse processo. Há registro de 16 pagamentos indevidos em nome de uma única pessoa, que já havia sido exonerada da Prefeitura".

Katiuscia não esteve presente à sessão. Ela esteve representada pelo advogado Murilo Menzote. O advogado Denílson Carvalho representou a Comissão Processante da Câmara.

O vice-prefeito Elson Gomes (PTB), assume o cargo.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • APARECIDO DONIZETE NUNES
    08/06/2023
    Perseguição Politica, essa cidadizinha ja teve coisas piores no passado e nunca o Prefeito foi cassado.