NA CÂMARA

Motorista de APP denuncia: 'Muita gente trabalha por cerveja e buscar produto ilícito'

Motoristas por aplicativo foram à Câmara cobrar fiscalização sobre o serviço na cidade. Representante da classe disse que pessoas trabalham sem documentação e de forma irregular.

Por N. Fradique | 06/06/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

N. Fradique/GCN

Grupo de motoristas de aplicativos esteve na Câmara, pedindo fiscalização dentro do próprio serviço
Grupo de motoristas de aplicativos esteve na Câmara, pedindo fiscalização dentro do próprio serviço

Um grupo de motoristas de aplicativos de Franca esteve na Câmara Municipal, nesta terça-feira, 6, para cobrar mais fiscalização do serviço prestado na cidade.

Cairo Adriano Monteiro Cunha falou em nome dos profissionais. Ele disse que a categoria está enfrentando uma concorrência desleal com carros fora de padrão, motoristas irregulares e até serviço clandestino.

“Queremos uma fiscalização voltada, por exemplo, ao motorista, que precisa possuir a AR (Autorização para Direção Remunerada), precisa ter uma especificação no veículo, veículos com quatro portas, exigência de antecedente criminal do profissional. Com essa fiscalização mínima, já melhoraria a qualidade no serviço prestado à população”, disse Cairo.

O motorista alertou que há pessoas que fazem bico, trabalham bêbados e com carros sujos. “Tem muita gente aí que trabalha somente para ganhar o suficiente para beber uma cerveja, para buscar produtos ilícitos. Com uma fiscalização mais rígida, isso vai melhorar. Os próprios clientes estão reclamando e muitos recusam a entrar no veículo”.

O representante da classe disse também que os veículos precisam atender um padrão de fabricação, o que não vem sendo cumprindo também por algumas plataformas que operam na cidade. “No mínimo abaixo de dez anos de uso, porque operar com um carro mais antigo nem vale a pena trabalhar, pelo consumo e custo de manutenção”.

Franca deve contar com cerca de 3 mil motoristas de aplicativos regularizados.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

18 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Darsio
    18/06/2023
    Questões trabalhistas é algo muito sério, haja vista que desde o desgoverno Temer passamos por um desmonte completo dos direitos do trabalhador. E, para iludi-lo, o fazem acreditar que ele é um empreendedor, como se isso fosse fácil sem ter qualquer capital significativo para investimento. Agora, ficar discutindo como os motoristas dos aplicativos devem se vestir, é interpretar papel de imbecil, uma vez que a qualidade dos serviços não está na roupa do motorista. Aliás, nossos deputados e senadores vestem ternos importados e de grife e, tudo custeado pelos nossos impostos e, olhem para a qualidade dos serviços prestados por eles? Não digo que é uma bosta, pois esta possui mais valor do que os próprios parlamentares. Ou seja, os caras nada fazem, gozam de privilégios e mordomias e, de salários estratosféricos e, não nos dão qualquer retorno e, tudo bem? E eu vou me preocupar com a roupa do motorista do aplicativo? Se a roupa fosse toda essa diferença, essa corja de parlamentares trabalharia de verdade. Enfim, digo que as discussões deveriam se voltar para as condições desumanas de trabalho em que se inserem os motoristas de aplicativos.
  • Nelson Ronaldo de Oliveira
    15/06/2023
    Bom dia. Somos uma sociedade moderna, digo isto porque ainda não temos consciência de tamanha responsabilidade é transferir aos nossos descendentes o aprendemos para vivermos em sociedade. Viver Em sociedade é termos consciência de que nossos atos têm quer ser delimitado dentro de Uma esfera racional, para que nossas diferenças na atropele o espaço do outro .tem pessoas que são mais preparados profissionalmente, visto isso ,possamos dizer que ela merece Ser melhor remunerado. Então o quero dizer é que nenhum aplicativo vai valorizar quem você é realmente. Então nós como seres racionais temos que lembrar que erramos é acertamos . Porém minha visão é conscientizar_mos que essa modernidade que estão tentando nos empurrar goela abaixo é mera escravidão. Temos que juntos como sociedade moderna não aceitar_ mos isso .TODO trabalho é necessário para que a vida se torne algo prazeroso de maneira que todo seja útil da forma que ele escolher para viver . Vamos criar sociedade para enfrentar essa massa opressora que surge galopante atrás de uma falsa modernidade. Isso que vem junto com a digitalização é mais uma maneira de escravidão. Pense nisso. Juntos podemos buscar alternativas e passarmos soluções coerentes aos nossos descendentes Somos um como sociedade. Mas nunca podemos perder nossa essência como indivíduos.
  • Daniel
    13/06/2023
    Olhem só, camisa cavada, até sou contra... Boné não. Mas e aos passageiros que pedem para botar pra próxima e depois reclamam para a Uber que o MOTORISTA recebeu? Já paguei passageiro FEDENDO, parecia que não tomava banho há uns 3dias no mínimo. Aí me digam, quem está errado nesta história? Passageiros mal intencionados ou motoristas tbm igualmente? A corda rebenta de qual lado? É muito mimimi, taxistas faziam aviãozinho TODA HORA DESDE ANTIGAMENTE. Nem vem que não tem argumento pra isso..... Carros sujos nós táxis tbm, inclusive de regatas e bermuda. Agora o motora Uber tem que andar engomado???kkkkkkkkkkk Para ô, é muita hipocrisia de alguns por aí. Tem gente de todo tipo por aí. Cada um que tenha consciência do que faz, mais cedo ou mais tarde a ficha cai, e às vezes cai tarde demais, aí sim vem o mimimi É só trabalhar certo e deu, não tem... Aos passageiros a mesma coisa, tenham respeito ao profissional que lhe atende.ponto. Quanto as plataformas? O egoísmo de uns prejudica a todos, tarifas baixas nos deixam com menos condições de manter os carros bons tbm
  • Marcelo
    12/06/2023
    O pirata agora quer fiscalização, parece piada de português más é verdade, como se fosse melhorar alguma coisa, precisa é abaixar o valor da tarifa, pagar 10,00 em 6 km é muito caro, é preferível pegar um ônibus ????.
  • Kassio Clecio da Silva
    11/06/2023
    Cada um no seu quadrado, se cada um fizer a sua parte, o problema sera resolvido, basta todos os motoristas exigirem o codigo de verificaçao e vice versa. Se o usuario gosta de pagar por um serviço que oferece pouca segurança e baixa qualidade, quem perde é ele. Cobrar a fiscalização, tem que cobrar mesmo. Afinal a sociedade ja paga por esse serviço.
  • Antônio Geraldo Pedrosa
    11/06/2023
    Os carros de apricativos deveria ter indentificaçao nas laterais e viso iluminado iquais os TÁXIS é documento do motorista visível para o passageiro ver
  • Elizeu Candido Garcia
    11/06/2023
    venho deixar meu apoio a reivindicações dos motoristas de Franca, as plataforma em si só querem visar lucro, e muitas vezes a maior parte das corridas não caem a pena, visto que muitos estão trocando corridas por cervejas e drogas fica aqui o meu protesto também Elizeu do uber táxi
  • Ricardo Lima
    11/06/2023
    Tem que avisar pro imbecil ai que pode ter um pai de família tentando levar o sustento pra casa..ou acha que engenheiro quer ficar nessa loucura de trabalho o dia todo,sem comer,sem água,sem banheiro.
  • Izaias
    10/06/2023
    Ao taxista revoltado, meus pêsames, ao menos agora os passageiros não estão sendo extorquidos pela aparência. Ao reclamante das vestes do motorista, meu desdém, pois a recíproca deve ser a mesma para vocês, muitos são porcos, mal educados, bêbados, nunca tiveram carro na vida e dana a estragar o que não lhe pertence, isso quando não saem da praia cheio de areia, molhados e ainda querem embarcar
  • Lari
    10/06/2023
    Ronald Denari deve ser taxista revoltado porque perdeu milhares de clientes. Pessoa DESCLASSIFICADA é ele, além de tudo mal educado. Pelo visto não entendeu que ninguém mais quer pagar os preços exorbitantes das corridas de táxi. O que precisa ser feito é a regulamentação do serviço e principalmente, uma FISCALIZAÇÃO EFETIVA!!!
  • Ronald Denari
    09/06/2023
    USEM TAXI, EXISTENTE DESDE QUE O AUTOMOVEL NASCEU. APLICATIVOS SÃO MERA ENGANAÇÃO PARA PESSOAS DESCLASSIFICADAS.
  • Adailson Gomes Ribeiro
    08/06/2023
    Boa noite bom eu sou de acordo que todos os motoristas de aplicativo sejam regularizados porém em relação as vestes acho descabivel exigir roupas a caráter pois esse meio de mobilidade e um meio alternativo . Como querer cobrar exclusividade do motorista se muitas vezes vc vai atender uma corrida e o passageiro é um usuário de intorpecente . Essa é minha opinião eu procuro estar sempre com vestes de acordo meu carro abrange toda a categoria do x, ao Black bag. Mais aqui fica minha indignação para com os aplicativos . Aos aplicativos vcs estão agindo de má fé com a turma que tem carros Black como vcs mandam uma corrida no black mais barato do que no x . Eu sei que tem muitos companheiro que bem percebe isso eu já percebi a tempos e converso muito com os passageiros e a explicação é o senhor ou senhora Uber principalmente quando está com dinâmica no x ela não coloca essa dinâmica no Black principalmente nas periferias aí o que acontece o pessoal deixa de chamar o x pq está caríssimo e vai de Black pagando menos que no x uma tiração para nós que temos carro Black e ao mesmo tempo tirando a corrida x de quem só tem o carro no Uber x. O texto ficou longo e olha que eu resumi. Peguem a visão estamos sendo roubados pelo os aplicativos e faz tempo.
  • Reginaldo
    08/06/2023
    A pirataria não limites.... Isso nunca foi profissão e nunca uma categoria.
  • Saferreira
    08/06/2023
    Infelizmente, estamos voltando ao tempo das peruas clandestinas, onde o crime organizado que organizava.
  • Danilo
    08/06/2023
    Isso se chama desunião,classe que quer puxar o tapete um do outro,só sabem reclamar e quando tem parar não param! Referente ao comentário da pessoa que falou que acha falta de respeito o motorista dirigir de boné,eu pergunto qual é o problema? Se tem vários passageiros que entram embriagados.
  • Maria Magdalena Moraes de Souza
    07/06/2023
    Tudo tem quer ser feito com decência e ordem.
  • João Nazir
    06/06/2023
    Se são fiscalizados e multados por irregularidades acham ruim, argumentam que estão errados, mas que são trabalhadores e que, devido a isso deveriam relevar os fatos. Se não são fiscalizados reclamam porque tem muita gente infratora no ramo deles lucrando e concorrendo de forma irregular...
  • Márcio
    06/06/2023
    Acho um desrespeito ao cliente ,motorista de camisa cavada ,bermuda ,boné …FALTA de PROFISSIONALISMO