RECEITA

Borshtch

Para os ucranianos especialmente, o borshtch, como grafam os ucranianos, é um alimento do tipo comfort food. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 04/06/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi

Ingredientes

  • 1 litro de caldo de carne ou de legumes
  • 6 beterrabas pequenas
  • 1 batata doce média
  • 1 cenoura média
  • 1 talo de aipo
  • 2 tomates
  • 1 cebola 
  • 1 colher (sopa) de manteiga 
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de suco de limão 
  • Sal e pimenta a gosto

Para mim, é a sopa mais bonita que existe. Sua origem é a Ucrânia, país que vem enfrentado com coragem inaudita uma guerra que não provocou, sendo apenas vítima da ambição russa. A cor maravilhosa da beterraba é um convite a saboreá-la. Seja no inverno, quando deve ser servida bem quente; seja fria no verão, quando seu consumo nutre e refresca, mais ou menos como acontece ao gaspacho espanhol, à base de tomates.

Há um ano a iguaria foi inscrita na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco como uma cultura em risco por conta das terras arrasadas pela guerra. Este fato trágico impede que os cidadãos continuem transmitindo conhecimento, principalmente porque são obrigados a fugir do país, deixando para trás bens culturais. 

Para os ucranianos especialmente, o borshtch, como grafam os ucranianos, é um alimento do tipo comfort food, aquela comida que confere sensação de acolhimento, permite a quem a consome sentir-se conectado com os seus.  A beterraba e o tomate são ingredientes imprescindíveis. Mas na migração da sopa pelo mundo, outros também foram agregados.

Em geral é servido com creme de leite, mas há variações da receita em praticamente todo o Leste Europeu, em países como Polônia, Lituânia, Romênia, Belarus, Rússia. Este último também reivindica o prato como patrimônio nacional. Mas a história registra a presença do prato em terras ucranianas muito antes que ele aparecesse em documentos russos.

Quer preparar uma sopa de beterraba para as noites mais frias? Comece assando as beterrabas e a batata doce.  Lave-as, coloque-as numa assadeira, cubra com papel alumínio e asse-as por 40 minutos ou até que estejam macias. Espete a ponta de uma faca para saber. Depois de frias, descasque, pique em pedaços pequenos, reserve. Pique finamente a cebola. Passe a cenoura descascada pela parte grossa do ralador. Pique fino o talo aipo. Pele os tomates, retire as sementes, corte em cubos. Leve uma panela média ao fogo baixo, derreta a manteiga com um fio de azeite.  Acrescente a cebola, a cenoura, os tomates e o aipo, tempere com uma pitada de sal e refogue por 10 minutos, até que os legumes fiquem bem macios. Junte as beterrabas e a batata-doce, o açúcar e o caldo de carne (ou legumes). Misture, suba o fogo e deixe levantar fervura. Abaixe o fogo, tempere com pimenta-do-reino a gosto e deixe cozinhar por vinte minutos para o caldo absorver os sabores. Transfira os legumes com o caldo para o liquidificador e bata até a sopa ficar lisa. Tome cuidado com a tampa: use um pano de prato entre a boca do copo e a tampa e bata em duas etapas. Se a opção for servir quente, é só transferir para uma sopeira. Caso contrário, coloque em tigela e leve à geladeira por uma hora no mínimo. Num caso ou noutro misture o suco de limão à sopa e sirva o borshtch com creme de leite. Torradas com cobertura de sardinha vão muito bem para acompanhar. 

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.