PROTEÇÃO

Vereadora quer legislação mais dura para manter animais de grande porte em Franca

'A carroça que não estiver de acordo com a legislação, ela e o cavalo serão recolhidos', diz Lindsay Cardoso, que citou acidentes de trânsito com animais soltos em Franca.

Por N. Fradique | 30/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

Lindsay Cardoso protocola projeto que endurece a lei na questão de animais de grande porte
Lindsay Cardoso protocola projeto que endurece a lei na questão de animais de grande porte

Franca voltou a registrar um grande número de ocorrências envolvendo animais de grande porte, como acidentes provocados por cavalos nas rodovias, animais soltos perambulando pela cidade e até equinos deixados por seus proprietários amarrados em alambrados para irem a show na Expoagro.

Tudo isso levou a vereadora Lindsay Cardoso (Cidadania), que também é protetora de animais, discursar na Tribuna da Câmara Municipal, na sessão desta terça-feira, 30. Inicialmente a parlamentar exibiu fotos de reportagens sobre acidentes de trânsito com animais soltos em vias públicas. “São acidentes que aconteceram na sexta-feira de manhã, e o outro no sábado, os dois com animais de porte grande em rodovia. Os cavalos vieram a óbito, não houve vítimas fatais humanas, mas poderia ter acontecido”, pontuou.

A vereadora lembrou que o serviço de captura funciona 24 horas e criticou as pessoas que possuem animais, mas não têm onde colocar o animal. A parlamentar reforçou a necessidade de conscientização da população. “A captura faz o recolhimento, e o que mais se vê no dia do leilão, são os proprietários reclamando por que os animais foram recolhidos. Estavam em vias públicas! Tem que ter um local, que seja seu e seguro”.

Ela citou ameaças aos servidores do Canil Municipal e Guarda Municipal enfrentam no dia a dia. “Enquanto está na via pública abandonado não tem dono, mas quando chega a captura, o dono aparece. Ele xinga, ameaça, acha ruim, e na hora que acontece um acidente, a culpa é de quem?”, questionou.

A parlamentar citou aumento de multas, dos valores das estadias, dos serviços de microchipagem de animais e comentou sobre uma nova proposta de projeto de lei sobre a proibição de animais de grande porte nos logradouros públicos. “Os carroceiros vão entrar? Vão. A partir do momento em que sua carroça não estiver de acordo com a legislação, ela e o cavalo serão recolhidos”.

O projeto da vereadora, que já tramita na Câmara, também diz que quem for adquirir um animal nos leilões do Canil Municipal, terá que provar que tem lugar apropriado para manter o animal.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

6 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Roalldo
    02/06/2023
    O que se deve fazer é um PL que obrigue o registro dos animais, é só chipar e registrar o animal pegou animal solto o envolvido em acidente multa o dono e o responsabiliza.
  • APARECIDO DONIZETE NUNES
    31/05/2023
    A Prezada Vereadora estava de Ferias, resolveu aparecer nobre Vereadora.
  • Antônio Carlos Ribeiro
    31/05/2023
    Essa vereadora só nos passa vergonha! Aquela outra a polêmica Lurdinha Granzotte é outra, só aparece pra falar besteira. Quando não esta saudando, aplaudindo uma saúde pública falida que ela não usa, a outra tá preocupada de prejudicar mais ainda os carroceiros e, não falam nada dos roubos, invasões, agressões ao patrimônio publico e pessoas, causadas pela criminalidade crescente, do aumento de drogados, andarilhos, moradores de rua, dos problemas do centro pop... nada disso elas veem. Sem falar que essa tal protetora Lindsay Cardoso, ignora completamente, o fato de uma clinica veterinária que ajuda muitos animais, que ajuda muitas protetoras de Franca, FOI ASSALTADA!!!!, tudo levado e ainda CUSTANDO A SAÚDE DO CÃOZINHO, CEGO E IDOSO que ficava aos cuidados da Veterinária. REVOLTANTE ISSO!!! Essa vereadora não olha nem por quem a ajudou inúmeras, vezes, imagina pro cidadão comum.
  • Robson
    31/05/2023
    Tá certo o cara mora em casa e quer ter um cavalo
  • Tererêncio
    31/05/2023
    Como assim, leis mais duras?, existem leis?, se é que existem nunca foram cumpridas, cavalos são negligenciados desde sempre nessa cidade, conheço um veterinário que me disse que nunca atendeu nem um chamado de proprietário para cuidar de cavalos e que a maioria deles tem, pelo menos, algum tipo de enfermidade que nunca foi tratada.
  • Adilson
    30/05/2023
    Essa só aparece para falar de animais, quando vai fazer leis para seres humanos