CÂMARA

Líder comunitário bate-boca com vereadores; 'ultrapassou o seu limite', diz Donizete

Representante do Jardim Palmeiras pediu aos vereadores fiscalização do Executivo, resultando em acalorada discussão na sessão da manhã do Legislativo.

Por N. Fradique | 30/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Divulgação/ Câmara Municipal de Franca

Da esquerda para a direita: Reinaldo Reis e os vereadores Ronaldo Carvalho, Donizete da Farmácia e Marcelo Tidy
Da esquerda para a direita: Reinaldo Reis e os vereadores Ronaldo Carvalho, Donizete da Farmácia e Marcelo Tidy

O que era para ser uma cobrança de alguns serviços que não estariam sendo executados satisfatoriamente pela Prefeitura de Franca, na opinião de um munícipe, resultou em uma discussão e bate-boca entre o cidadão e vereadores durante a sessão desta terça-feira, 30, na Câmara Municipal de Franca.

O líder comunitário do Jardim Palmeiras, Reinaldo Reis da Silva, usava a Tribuna Livre da Câmara e cobrava melhora nos serviços públicos em várias áreas, entre elas na limpeza pública e a demanda de pessoas na fila de cirurgias eletivas. Em determinado momento, Reinaldo se voltou contra os vereadores dizendo que esse papel de fiscalizar os serviços é dos vereadores. “Eu vou ficar três anos para fazer uma cirurgia na perna? Olha a piscina do Poliesportivo que era para ser reformada e até hoje não. Isso é vocês vereadores...”, disse ele, enumerando várias outras situações.

O primeiro a interpelar o munícipe foi Marcelo Tidy (União). “Sobre a piscina do Poliesportivo, eu acompanhei o processo. A Prefeitura fez quatro licitações e deram desertas. A iluminação no Poli houve uma melhora. Não existe meio legal de se contratar uma empresa e tá resolvido, tem um processo licitatório a ser cumprido”, explicou Tidy.

Reinaldo, então, atropelou a fala do vereador e começou o bate-boca geral. “Deixa eu falar, se não acaba meu tempo. Tem calhas lá no Poli da outra gestão que estão todas quebradas. Uma pinturinha não vai resolver nada”, emendou o munícipe. Tidy continuou a fala. “Eu e meus colegas fiscalizamos sim. Sobre as eletivas já entramos com representação junto ao Ministério Público, porque isso é de responsabilidade do Estado. Quando eu faço duas mil indicações é porque as coisas não estão legais, mas a gente sempre busca uma solução na base do diálogo”.

Em seguida, o vereador Ronaldo Carvalho (Cidadania) interveio na discussão. “Eu concordo com suas reclamações, mas faltou um pouco de respeito da sua parte para com a Câmara Municipal”, disse. “Não é reclamação”, retrucou Reinaldo. “Agora a fala está comigo, respeita. Você está falando que não estamos cobrando nada, acho que não tem visto o trabalho que essa Câmara tem feito. Não estou aqui para defender o prefeito, eu estou aqui para cobrar dele sim. Nós temos feito isso”, disse o parlamentar.

Na sequência, Reinaldo tentou falar, mas foi cortado pelo vereador. “Agora a palavra está comigo. Espero que ao subir à Tribuna você respeite os vereadores. Dizer que a cidade está abandonada é um exagero de sua parte. Pode usar a Tribuna, mas fazer politicagem, não. Você tem o direito de cobrar, mas respeite essa Casa”.

O vereador Donizete da Farmácia (MDB), normalmente ponderado, também entrou na discussão, já acalorada naquele momento, e disse: “Na minha opinião, você ultrapassou o seu limite. Você não pode vir aqui e atacar os vereadores, dizer que não fazemos nada”. Novamente, Reinaldo tentou argumentar: “Eu não ofendi ninguém”.

Donizete, que estava com a palavra e tentava justificar sua posição e forma de trabalhar, disparou: “Você não sabe ouvir. Vai ter eleição no ano que vem, candidata-se. Você nem sabe ouvir. Você faltou com respeito com toda a Câmara”. Atropelando as palavras do vereador, Reinaldo disse: “Eu não quero ser candidato”. Donizete, já sem paciência disse: “Não vou perder tempo com você, que não sabe ouvir”.

No auge do bate-boca, restou ao presidente da Câmara, Carlinho Petrópolis (PL), intervir. “Reinaldo, a gente agradece sua presença”, completando: “A gente trabalha dia e noite e pede respeito. Cada vereador tem seu estilo de trabalhar, vamos cobrar o prefeito naquilo que for preciso, cada um de sua maneira”.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

7 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Darsio
    04/06/2023
    Ops! estou contaminando o meu português com gadês. É picanha e não pocanha, não é mesmo gado? Quanto a maioria dos vereadores, vejo que o dia em que não tivermos mais loteamentos, não terá mais trabalho, pois não existirão mais ruas para grandiosos projetos de nomeá-las.
  • Darsio
    03/06/2023
    O alex sempre debochando das pessoas que emitem suas opiniões. Seria o alex múúúúúúúúúúúúúúúuúúú? Sei não, mas acho que sim. Vamos fazer o teste com a pocanha?
  • Alex
    31/05/2023
    Acho que temos três novos candidatos aqui. KKKKKKKK
  • Reinaldo Reis da Silva
    31/05/2023
    Boa noite a todos. Agradeço ao Gcn ao Fradique que ali esteve fazendo a matéria desse jornal. Estarei sim fazendo visitas a câmara municipal gostem ou não. Vou cobrar o que é direito do munícipe não me emporto se vão achar ruim. Um líder não se cala não abaixa a cabeça eles estão lá por nosso voto. São nossos funcionários. Falta de respeito é ver pessoas morrerem nas Upas ver a cidade suja pessoas sofrendo acidente por animais soltos em toda franca. Pronto socorro com banheiro sujo sem total segurança aos usuários. Firmas terceirizadas dando calote em trabalhador isso é trabalho dos vereadores é prefeito em cobrar fiscalizar. Vou andar por toda franca agora postando tudo que está errado pois eu estou aqui pra deixar um legado aos meus filhos um futuro melhor. Reinaldo Silva presidente do centro comunitário do jardim Palmeiras
  • Júlio César Liporoni Sampaio
    30/05/2023
    Esses Senhores eleitos pelo povo para defender o povo são uma comédia!, bem lembrado o ano que vem tem eleições, e quem sabe nao seria o caso de substituir todos eles que já estão lá a tanto tempo !, Colocar sangue novo !!!!!!!
  • Apn
    30/05/2023
    É sempre assim, ficam o mandato inteiro, não realizam quase nada de concreto e acham ruim quando os cidadãos que os elegeram vão cobrar. É fácil levantar a voz com intenção de intimidar quem está com a razão.
  • Aline
    30/05/2023
    Resumindo, enquanto nada a resolver, nada a ser feito e esses vereadores ficam assim, parados. Essas sessões não resolvem nadinha de nada. Fica um parlamentar querendo aparecer mais que o outro. Estão usando do cargo pra que mesmo??