RECEITA

Sopa de mandioca

A mandioca aumenta os índices de serotonina, neurotransmissor responsável por produzir no cérebro a sensação de bem-estar. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 28/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi

Ingredientes

  • 500 g de mandioca
  • 100 g de bacon
  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola pequena
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Cebolinha verde

Mandioca, macaxeira, aipim, uaipi, maniva são nomes que os indígenas deram à raiz branca, cujo consumo sustentou milhões de brasileiros e ainda faz parte da dieta de milhares de famílias em todos os cantos do nosso país-continente. No Nordeste é um dos ingredientes mais consumidos na hora das refeições básicas. Em muitas localidades substitui o pão.

Rica em fibras, vitaminas, carboidratos, potássio e cálcio, e isenta de glúten, recebe o beneplácito dos nutricionistas.  A mandioca aumenta os índices de serotonina, neurotransmissor responsável por produzir no cérebro a sensação de bem-estar. Possui cálcio, que contribui para a manutenção dos ossos, reduzindo as chances da osteoporose e impedindo o acúmulo de gordura nas células. Por ser rica em fibra, contribui para o bom funcionamento e a regularização do intestino. E a lista de benefícios não termina por aí. A raiz promove o aumento da função imune, protege contra doenças cardíacas, retarda o envelhecimento, alivia casos de doenças cardiovasculares e hipertensão. É bastante, não? Sob este aspecto, Dona Dilma até que tinha razão.

É incrível o número de pratos onde a raiz e seus subprodutos (farinha, polvilhos, tapiocas) entram. Ela pode ser servida apenas cozida em água e sal; feito quibebe; temperada como salada; frita (a versão preferida e mais calórica); na forma de purê ou base para escondidinhos; bolinhos.  Etc. Como estamos vivendo noites mais frias, trouxe a receita de sopa de mandioca, à qual se pode associar alguma proteína: carne de vaca, costelinha de porco, linguiças.  Ou bacon, como se pode ver na imagem que ilustra este espaço.

Coloque a mandioca cortada em pedaços de três cm numa panela média, acrescente sal e leve ao fogo. Se a raiz for de boa qualidade, vai cozinhar rapidamente, tornando-se bem macia. Caso contrário, apele para a panela de pressão. Depois de cozida, retire os pedaços e destes todos os fios que ficam no meio. Reserve a água. Caso prefira uma sopa de textura fina, bata os pedaços cozidos com um pouco da água de cozimento. Se ao contrário, sua opção for pela sopa rústica, bata só metade e deixe o restante em pedaços.

Corte o bacon em cubinhos e leve-os a uma panela média com um fio de azeite. Depois de frito, retire, reserve e na gordura formada refogue a cebola picadinha e em seguida reúna o alho. Coloque uma pitadinha de pimenta-do-reino e, por último, a mandioca- em caldo ou pedaços. Neste último caso, junte a água de cozimento e o sal. Deixe ferver até espessar, o que deve levar vinte minutos em fogo baixo. Prove o sal.  Reúna por último o bacon frito e mexa. Sirva depois de polvilhar cebolinha picada finamente.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.