OPINIÃO

Inovação a serviço da saúde jundiaiense

O programa Jundiaí, Cidade Inteligente colocou a nossa cidade na vanguarda do uso de ferramentas inovadoras. Leia mais no artigo do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

Por Luiz Fernando Machado | 26/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a rede Sampi

Reprodução

O avanço da tecnologia tem permitido melhorar a qualidade dos serviços prestados à população jundiaiense. O programa Jundiaí, Cidade Inteligente colocou a nossa cidade na vanguarda do uso de ferramentas inovadoras, reforçando o nosso compromisso de facilitar e democratizar o acesso dos moradores ao cotidiano da administração municipal e garantindo a oferta de serviços públicos eficientes e de qualidade.

Neste ano, concluímos mais uma etapa de um projeto que já está contribuindo, e muito, para melhorar o atendimento na área de saúde. Trata-se da implantação do prontuário eletrônico em todas as nossas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), uma conquista muito importante para os nossos usuários do sistema público. Agora, é possível ter todos os dados dos pacientes registrados eletronicamente, seguindo os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Essas informações estarão no Sistema Integrado de Gestão em Saúde, ajudando a melhorar a gestão dos cuidados dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e a fortalecer nosso planejamento para o município. Com esses dados, podemos trabalhar de maneira mais assertiva e desenvolver projetos pontuais para públicos específicos. Em um bairro com uma população maior de crianças, por exemplo, podemos ter programas específicos para esse público e até mesmo anteciparmos às necessidades, como a ampliação de vagas em creches e escolas ou um reforço de vacinação.

Com investimentos na ordem de R$ 18 milhões, o sistema também será expandido para os serviços de atenção especializada como ambulatórios e Caps (Centro de Atenção Psicossocial). Queremos avançar ainda mais e integrar os dados inclusive com o atendimento hospitalar do município.

Mas os avanços do programa Cidade Inteligente vão muito além disso. Hoje, já contamos com um sistema de teleinterconsulta para agilizar o atendimento para a população com uma consulta integrada entre o médico da atenção básica e um especialista. De forma gradativa, vamos oferecer 1,5 mil consultas em dez especialidades. Em algumas delas já conseguimos zerar a fila de espera.

Avançamos com passos firmes na gestão de dados por meio do Observatório Jundiaí, um portal com 300 indicadores vinculados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU). O jundiaiense pode acessar informações nas áreas de educação, saúde, transporte, segurança, economia, obras em tempo real, entre muitas outras. Temos ainda um compromisso em fortalecer nosso programa Cidade das Crianças e a nossa ferramenta traz 100 indicadores voltados à primeira infância, incluindo dados sobre a cobertura de vacinas, saúde bucal, internações e matrículas escolares.

Estamos apenas numa etapa inicial de um projeto fascinante e que colocará Jundiaí ainda mais na vanguarda tecnológica, mas atentos para um atendimento humanizado à população. Afinal, uma cidade é formada por pessoas que somam esforços, dividem tarefas, fortalecem laços e compartilham sonhos.


Luiz Fernando Machado é prefeito de Jundiaí.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.