CULINÁRIA

Sopa de grão-de-bico

O grão-de-bico é a terceira leguminosa mais consumida no mundo, sendo a Índia o principal produtor. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 21/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
especial para a Sampi

Ingredientes

• 2 latas de grão de bico
• 1 peito de frango pequeno
• 1 cenoura
• 1 tomate
• 1 cebola
• 2 dentes de alho
• 2 colheres (sopa) de azeite
• 1 colher(café) de páprica doce
• 1 colher (café) de pimenta-do-reino 

O grão-de-bico é a terceira leguminosa mais consumida no mundo, sendo a Índia o principal produtor. Os dois principais tipos cultivados são o desi e o kabuli, que representam cerca de 80% e 20%, da produção mundial, respectivamente. O kabuli, de grão maior e na cor bege, é o mais popular.

No Brasil, o cultivo é recente e cresceu nos últimos anos com o suporte das pesquisas que a Embrapa desenvolve com diversos parceiros. Na última década, a área cultivada quadruplicou  nos estados de Goiás, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais e Distrito Federal.

É alimento relativamente barato e oferece amplas possibilidades na cozinha. Rico em proteínas e outros minerais, tornou-se alimento bastante popular entre pessoas vegetarianas e veganas. Com ele é possível preparar bolinho ou hambúrguer, sem utilizar ingredientes de origem animal. Na  culinária árabe é o principal ingrediente de uma pasta conhecida há pelo menos um milênio: o homus.

Do ponto de vista nutricional, é excelente alimento. Devido à grande quantidade de amido, ótima fonte de energia. Pobre em água e gorduras, está isento de colesterol. Com 6 gramas de fibras solúveis a cada 100 gramas, o grão ajuda o organismo, de forma bastante eficaz, a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol.

Quando as tardes já estão mais frias na nossa região, a sopa de grão de bico com frango é uma escolha perfeita para aquecer. E desde que a indústria passou a oferecer o produto já cozido em lata (mais crocante) ou sachê (mais macio), prepará-la se tornou fácil. Antes era necessário deixar os grãos de molho por uma noite, depois cozinhar e retirar as cascas. Agora, não mais.

Para a sopa você pode usar os grãos enlatados ou em pacote. Num caso e noutro, retire da embalagem, escorra e reserve. Raspe a cenoura, corte em rodelas e depois em quatro, cozinhe al dente. Corte o tomate sem sementes em pedaços pequeno, a cebola em plumas, e esmague os dentes de alho. Refogue no azeite cebola, alho e deixe murchar. Junte metade do grão-de-bico e reserve o restante. Cubra com água, salgue, apimente, agregue a páprica, a pimenta e deixe ferver por dez minutos.  Enquanto isso, grelhe dos dois lados o peito de frango temperado com sal e páprica e depois corte-o em cubinhos. Reserve.  Desligue o ensopado, deixe amornar, leve ao liquidificador e bata até reduzir tudo a uma pasta. Volte ao fogo, reúna a cenoura escorrida, o tomate em pedaços, o restante dos grãos reservados inteiros e o frango.  Assim que levantar fervura sirva em sopeira ou em bols. Se gostar, salpique salsinha picada. 

.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.