A casa de arquitetura histórica da família Baldijão Seixas, localizada na esquina das ruas Dr. Júlio Cardoso e General Osório, no Centro de Franca, foi tombada como patrimônio histórico e artístico do município de Franca.
O decreto de tombamento foi publicado no Diário Oficial do Município dessa quinta-feira, 11, assinado pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB).
O imóvel, construído na década de 1930, pertencia ao advogado Antônio Baldijão Seixas, falecido em 1989. A mulher dele também já é falecida e a herança ficou para quatro filhos.
Praticamente de frente à mesma casa na rua Dr. Júlio Cardoso, existe outro prédio tombado construído no ano de 1928. Agora, Franca passa a contar com 80 patrimônios históricos tombados.
O Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico do Município de Franca) promoverá o registro do imóvel quase centenário no Livro do Tombo e indicará as diretrizes para elaboração do Plano de Salvaguarda.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
2 Comentários
-
AEC 12/05/2023Por que não tombaram o prédio da antiga AEC no centro de Franca ? O prédio da antiga AEC no centro de Franca era muito mais histórico e importante do que essa casa aí, que, na minha opinião, não tem nada de histórico e cultural. Tem apenas telhado e tijolos velhos. A pergunta que não quer calar: Por acaso a Prefeitura e o Condephat vão arcar com as despesas de reforma e pagamento de aluguel para os proprietários, em razão da limitação do uso e destinação da propriedade privada ? -
Sergio 12/05/2023Essa cá tem história... Meu pai me disse que uma vez um gorila fugiu de um circo que estava em Franca e se escondeu no Jardim dessa casa, dando o maior trabalho pra ser resgatado. Se é ou não verdade não sei dizer...