O Ministério Público de Franca abriu inquérito civil para apurar denúncia da prática de eutanásia desnecessária em cachorros no Canil Municipal de Franca. A representação foi feita pela Associação Nuances – Núcleo Ambiental Ecos da Natureza.
A entidade disse que recebeu denúncia da população e entrou com a representação junto ao MP. “Recebemos muitas queixas do Canil, mas não conseguimos verificar porque somos impedidos de adentrar no local. Então, as queixas mais graves são encaminhamos para o MP, com os dados repassados para nós”, explicou a diretoria da associação, nessa sexta-feira, 14.
A representação não cita quantos cachorros teriam sido eutanasiados desnecessariamente. A eutanásia só se faz em animais gravemente doentes, em sofrimento e sem possibilidade de se recuperar. Uma lei estadual permite o sacrifício de animal com histórico de agressão injustificada, mas apenas depois de passar por processo de ressocialização e colocado em programa especial de adoção.
Segundo o diretor da associação, que não quer publicidade, “Franca não tem processo de ressocialização, nem programa especial de adoção. E esse cão foi sacrificado mesmo antes do decêndio sanitário previsto no protocolo de profilaxia da raiva”.
O promotor de Justiça do Meio Ambiente da Comarca de Franca, Paulo César Corrêa Borges, disse o caso está na fase preliminar de apuração. “Estamos em fase de produção de provas”, informou o Promotor, nessa sexta-feira.
A Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Franca informou, nessa sexta, que cumpre todos os procedimentos legais do Conselho Federal de Medicina Veterinária e do Código de Proteção e Defesa dos Animais.
A nota da Prefeitura diz: “A Secretaria de Meio Ambiente informa que todos os procedimentos realizados pelas equipes do Canil Municipal seguem as diretrizes estabelecidas pela Resolução CFMV nº 1000, de 11 de maio de 2012, do Conselho Federal de Medicina Veterinária e o Código Municipal de Proteção e Defesa dos Animais”.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
10 Comentários
-
Marcos Scooby 12/04/2024Ministério público finaliza inquérito e conclui que a prefeitura cometeu crime de maus tratos, realizando eutanásias irregulares. Apesar da comprovação a prefeitura e nem os irresponsáveis sofreram qualquer penalidade.
-
Neusa Saldanha Oliveira 21/04/2023Como a prefeitura pode permitir ,tirar das ruas para matar eles sem a menor piedade .nas ruas são cuidados pelas pessoas que tem um bom coração.recolher para matá-los não podemos permitir esse prefeito tem que ter uma posição a esse caso.
-
LAERCIO BALDI 20/04/2023QDO CRIANCA, NA MINHA CIDADE OUVIA DIZEREM Q OS CÃES PEGOS OELO MUNICIPIO IA PARA SE FAZER \"SABÃO \". SERÁ QUE É ISSO???
-
aparecida donizete de freitas 19/04/2023A divida não tem que ser cobrada no além. Tem sim que ser cobrada aqui, agora. Pra vítima a prisão do assassino não serve depois que ela está morta. Falta comprometimento das autoridades municipais ( prometidas nas eleições para ganhar voto): cadê o castra móvel, cadê o hospital veterinário gratuito. Pessoas abandonam seus animais sem nenhuma punição. Até agora eu não vi ninguém cumprir pena de prisão de 1,2,3,5 anos por maus tratos animal. Tem que recolher e castrar os animais de rua. Tem que colocar chip para que possa identificar os responsáveis por estes abandonos. Serem processados e pagar multa, a qual será destinada para as associações que cuidam dos animais de rua. A prefeitura fazer feira quinzenal de doações de animal com ampla divulgação. O deputado Bruno Ganem solicitou ao Governo do Estado de São Paulo que sejam custeados Hospitais Públicos Veterinários nas cidades de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Piracicaba, Barretos, Taubaté, São José do Rio Preto, Registro, São João da Boa Vista, Franca, Presidente Prudente, Bauru, Araraquara, Marília e Araçatuba. O que o poder municipal está fazendo para reforçar este pedido para nossa cidade? Ou será que sacrificar é a solução mais rápida e econômica?
-
Ivete de Freitas Borges 17/04/2023É muito triste saber que o poder público não faz nada para aliviar o sofrimento dos animais e vão fazer é sacrifica los sem misericórdia pu piedade à colega disse que à dívida vai ser cobrada lá em cima!eu acho que não vai ter lá em cima por que para lá so vão as pessoas de coração Bom à dívida vai ser cobrada é nas profundezas do abismo onde deve ir todas pessoas que fazem crueldade contra os animais indefesos
-
Ju 17/04/2023Me pergunto se só agora vai para MP,essa prática vem acontecendo a anos,entra Vereadores e diz fazer algo pela causa,onde na verdade só entra para ter um salário fixo e status e atrás de tira foto com Viaturas Novas que no final,Quantas ocorrerias de fato fazem pela Causa animal?! E sem fakes por que o mais ouvimos é mentira,pior que a manada de mentira tão absurda que alguns acredita,mas faz um teste população,liga para guarda municipal quando precisar e vai ouvir mais absurdo e profissionais dizendo exatamente assim : Seguimos um protocolo,mas cadê o treinamento específico?! Eles mesmo assumem quem não tem e alguns fala que não prestou concurso para resgatar animal ,mas que é obrigado infelizmente dentro da função,pior que um funcionário desse pode até processar em um futuro desvio de função (Absurdo)e ganhando para fazer um serviço de merda como esses vereadores que se diz trabalhar pela causa faz !
-
María Aparecida Gonçalves 16/04/2023Eu não acho justo o que fazem com os animais isso e desumano.mas de uma coisa pode ter certeza a dívida vai ser cobrada lá de cima espero que essas pessoas que não tem sentimentos em fazer isso com animais espero que durma com a conciencia tranquilo .pra mim nem alma tem que faz isso não merece respeito
-
Rosana Cristina Portela 15/04/2023O estranho é o porque o canil a população não pode adentrar para verem os animais nem para adoção?? Nem para visitas , Quantos animais estão nesse local ? Ninguém sabe na verdade !! Nada é claro !!
-
Augusto 15/04/2023Tem que Apurar com o Total Rigor !!
-
APARECIDO DONIZETE NUNES 15/04/2023Eta Prefeitura com Aladin e seus discipulos.