Gael Santana Alves, de 11 meses, foi diagnosticado, a princípio, com bronquiolite e precisa de uma vaga de internação hospitalar com melhor suporte médico para realizar exames e fazer o tratamento adequado. Ele aguarda há quatro dias, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Aeroporto em Franca, a liberação da vaga.
Segundo a madrinha da criança, Ana Paula Santana, de 30 anos, na segunda-feira, 27, ainda de madrugada, o bebê foi levado até a UPA com sintomas de tosse e nariz escorrendo. Na unidade, ele recebeu atendimento médico e foi liberado
Ainda na segunda, o pequeno teve uma piora no quadro de saúde e a família o levou novamente, por volta de 20h, até o Pronto-socorro Infantil "Dr. Magid Bachur Filho", onde mais uma vez foi medicado e liberado.
Na terça-feira, 28, Gael foi levado até a UPA, pois os sintomas não diminuíam. Por conta da situação e da falta de ar, o bebê foi colocado no oxigênio a aguarda, desde então, a liberação de vaga em leito infantil.
A família teme pela vida da criança, já que o caso pode evoluir para uma pneumonia, segundo o relato. “Gael está já no quarto dia esperando essa vaga e não sai. A Santa Casa fala que não tem. Não tem, e ele só está piorando. Na hora que a gente acha que ele melhora, ele piora”, diz Ana Paula.
Ela acrescenta que o pediatra teria falado que o bebê precisa urgentemente de ir para a Santa Casa e passar com o especialista, porque lá tem fisioterapeuta e que “rapidinho ele melhora”.
“Eu me sinto a pior pessoa do mundo de não conseguir essa vaga pra ele. É horrível, ele está tão cansando que não está conseguindo ficar acordado de tão cansando que ele está. Lá na UPA o que eles podem fazer, estão fazendo”, relata Ana Paula.
A Secretaria de Saúde do Estado, que controla as liberações de vagas, através da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) foi procurada para comentar o assunto, mas não retornou.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Marli 31/03/2023Por gentileza, médicos, prefeitos, sistema de saúde, vejam o sofrimento desta família, pela a vida deste anjo, tão indefeso, que necessita de socorro, coloquem-se no lugar destes familiares