O PIB (Produto Interno Bruto) da região administrativa de Franca cresceu 4,2% em 2022, segundo dados do Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados). O percentual é superior aos 2,8% de aumento registrado pelo Estado de São Paulo como um todo.
Todas as 16 regiões do Estado contabilizaram crescimento no PIB. O destaque foi a de Marília com 5% no ano passado. Santos e Bauru completam o pódio principal, com 4,8% e 4,6%, respectivamente.
Quando comparado à participação no PIB estadual, Franca é apenas a 12ª região, com 1,2% da riqueza estadual. São Paulo (50,2%), Campinas (20%) e São José dos Campos (5,6) têm os maiores percentuais nesse parâmetro.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em uma região (município, estado ou país, por exemplo) durante um período. É um dos indicadores para medir o progresso das atividades econômicas de determinado local.
A região administrativa de Franca é composta por 23 municípios. Além da cidade “satélite” Franca, completam a lista Aramina, Batatais, Buritizal, Cristais Paulista, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Sales Oliveira, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista .
Apesar do crescimento do PIB, a região de Franca continua entre as últimas no rendimento. O aglomerado de 23 municípios arrecadou R$ 37,770 bilhões, aparecendo à frente apenas das regiões de Araçatuba, Barretos, Itapeva e Registro.
Confira a lista das regiões (valores em milhões de R$)
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Tiago 27/03/2023No governo Bolsonaro né? Agora vamos ver 2023