FISCALIZAÇÃO

Calçadas irregulares em Franca geram notificações da Prefeitura

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
N. Fradique/GCN
Matagal em vez de calçada, em terreno na área central de Franca
Matagal em vez de calçada, em terreno na área central de Franca

A Prefeitura de Franca, através do Setor de Fiscalização de Obras, está notificando os proprietários de imóveis que estão com as calçadas irregulares, contrariando a lei municipal de locomoção e acessibilidade.

As irregularidades nos passeios públicos vão desde degraus, rampas, falta de calçamento e mal estado de conservação. Uma nova lista com os nomes dos proprietários notificados foi divulgada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, 24.

Os imóveis que não retirarem os degraus e rampas serão multados no valor de 7,11 UFMF (Unidade Fiscal do Município de Franca), correspondente ao valor de R$ 544,70, de acordo com o Plano Diretor.

Já para os proprietários dos terrenos sem calçada ou em mal estado de conservação, a multa é de 10 UFMFs, o que representa um valor de R$ 766,10, de acordo com o Código de Obras e Edificações.

A legislação municipal e a lei federal de acessibilidade prevêem que todos os terrenos, inclusive os públicos, devem ter suas calçadas pavimentadas. A Prefeitura tem um programa chamado "Calçada Segura", através do qual são realizadas as pavimentações das calçadas dos imóveis públicos.

Nos dois primeiros meses deste ano, a fiscalização de obras notificou os proprietários de 158 imóveis particulares para pavimentarem suas calçadas ou fazerem os reparos necessários, deixando-as acessíveis ao trânsito de pedestres.

Os autuados terão prazo de cinco dias para interpor recurso junto à Prefeitura de Franca a partir da publicação no Diário Oficial do Município. A lista de notificação pode ser obtida no site oficial da Prefeitura de Franca.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

7 Comentários

  • Bruno 25/03/2023
    O ideal é que as calçadas fossem de grama, para que pudesse entrar a água da chuva. Temos o Aquifero Guarani na nossa região, até quando vamos seguir agredindo a natureza?
  • Darsio 25/03/2023
    Outro aspecto interessante nessa questão do uso do espaço público são as declarações de bolsonaristas criticando a reserva de vagas em shoppings para autistas. De tão imbecis, confundiram a marcação com LGBTQI+. São muito, mas muito burros e, com todo respeito ao animal, pois não é do meu feito difamá-los com a triste comparação. BOLSOMINIONS SÃO BURROS, RACISTAS, XENÓFOBOS, DEBILOIDES ...
  • Darsio 25/03/2023
    Já passou da hora! Gostaria que a fiscalização olhasse para a calçada na Francisco Marques, entre o Hotel Trajano e o Posto da São Judas. A qualidade deplorável do piso é um tapa na cara de quem dificuldade de locomoção.
  • celso 24/03/2023
    Interessante, aqui no Noemia, Jose de Carlos, estao notificando todo mundo mas todos os terrenos publicos por perto nao possuem calçada... Quem vai notificar a Prefeitura? Estão mesmo afim de arrecadar com multas...
  • Pouca Eficiência 24/03/2023
    Uma ideia... Será que não é possível criar uma lei na qual a prefeitura executa o serviço, seja de limpeza de terreno, construção de calçada etc. e cobra pelos serviços através do IPTU? Apenas multar não parece ser suficiente... Uma ideia ainda melhor... Notifica e se o proprietário não fizer a manutenção, a prefeitura que faça e cobre multa + gastos com a manutenção no IPTU.
  • Marcio 24/03/2023
    So precisa avisar esse pessoal da prefeitura quando for autorizar a construção da casa ja avisar sobre a calcada nao depois de tudo pronto vir notificar pra arrumar que em casos nao tem como
  • maria 24/03/2023
    vcs vão notificar o prefeito sobre a calçada em frente o centro pop?