A Câmara Municipal de Franca aprovou o projeto que prevê o reajuste salarial para os servidores públicos municipais. A sessão ordinária desta terça-feira, 21, foi marcada por críticas aos representantes da categoria.
O projeto oferece 12,5% de reajuste salarial, além do cartão-alimentação que passa dos atuais R$ 770 para R$ 950.
Em assembleia realizada na última quinta-feira, 16, os servidores recusaram o valor do voucher oferecido pelo Executivo. O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) ignorou a decisão da classe e protocolou o projeto em regime de urgência para votação. Com 14 votos a favor, os valores foram aprovados pelo Legislativo.
Sindicato e Prefeitura alvos de críticas
Sem a presença de membros do Sindicato dos Servidores e Empregados Público Municipais de Franca e Região (Sindiserv) no plenário, os parlamentares alegaram que a categoria é "uma tropa sem líder".
"Gostaria que tivesse o pessoal do sindicato aqui, no mínimo, para vaiar (...) dizem que a Prefeitura está abandonada, digo que o sindicato também está", afirmou o vereador Della Motta (Podemos).
Della Motta não poupou reclamações sobre a postura do presidente do Sindiserv, Fernando Nascimento. "O cidadão não senta no plenário, não pede a palavra, não vem debater, não vem fazer justificativas e falar dos seus anseios (...) lamentavelmente está abandonado o sindicato".
A Prefeitura de Franca também foi alvo dos parlamentares. Gilson Pelizaro (PT) criticou a forma que o projeto chegou para votação na Casa de Leis.
"Mandou uma lei para a gente aprovar sem o aval da categoria. As coisas têm que se tratadas com o devido respeito. Todo mundo sabe a data base do servidor público. Todo mundo sabe quanto tempo gasta um processo de negociação entre a categoria e a administração".
Posição do prefeito
Em vídeo publicado na manhã desta terça-feira, Alexandre alegou que os servidores não podem correr o risco de ficar sem reajuste nos salários. Desta forma, o projeto foi enviado para apreciação nesta sessão da Câmara.
"Como a folha de pagamento do março é paga em abril, está no prazo limite para ser processada (...) para que nossos colegas servidores recebam já os seus salários reajustados no próximo mês".
Posição do sindicalista
A reportagem procurou o presidente do sindicato, Fernando Nascimento, para comentar o assunto, mas ele não se posicionou até o fechamento deste texto.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
8 Comentários
-
Andreia Cristina Xavier 22/03/2023A mim foi ensinado que tropa é coletivo de animais, eu como cidadã, gostaria que o vereador se retratasse com a categoria, porque não somos tropa. Mais respeito por favor vereador Della Motta quando for justificar todo amém que fala pro executivo.-
Alex 23/03/2023Para melhorar o seu vocabulário: Qual é o sinônimo de tropa? 1 multidão, bando, aglomeração. Animais De Carga: 2 caravana. 3 aguerrido, armífero, armígero, beligerante, combatente, exército, guerreiro, mavórcio, militar, soldado, tarimbeiro.
-
-
Carlos 22/03/2023Fui um dos fundadores do Sindicato dos Servidores Municipais e por três mandatos consecutivos fui presidente da entidade. Quando deixei o Sindicato em 1994, o menor salário era de 3,2 salários minimos da época. É uma pena ver os Servidores a mercê de tanto pouco caso. -
Luzia Alves 22/03/2023Críticas são sempre mais fáceis. Acredito que os vereadores sabiam que a assembléia rejeitou o valor de 950 para o cartão alimentação, ratificou o pedido anterior de 1.000 e que o sindicato estava aguardando resposta para convocar nova assembléia. Acredito que também sabiam que, ao invés de retornar ao sindicato ele passou direto para votação. Será que seria possível que, ao invés de votarem, pudessem ter pedido a suspensão do projeto até a próxima sessão, ou quiçá uma sessão ordinária, para chamar o sindicato e saber o andamento das negociações do dissídio para 2023? -
José Roberto 22/03/2023Os vereadores aumentaram os salários deles rapidinho! -
Rhioda Wars 22/03/2023O vereador Della Motta já deu a letra. O cidadão tanto pode quanto deveria participar dos debates. Leiam a lei orgânica do Município de Franca, aprendam também sobre o regimento interno do município, Deixem de ser um bando de cidadãos preguiçosos que tem alta energia apenas para assistir futebolzinho e comer amendoim torcendo para o basquete, adquiram conhecimento, pratiquem a leitura e deixem de ser um bando de alienados, inúteis e massas de manobra... -
João 21/03/2023Servidor público é a classe mais desunida que existe, talvez pelo fato de a direção do sindicato se perdeu -
Adriana França 21/03/2023Muito engraçado esses vereadores pra eles aprovaram 80% de aumento e ainda vem criticar o sindicato chamando de tropa sem líder? Falar de respeito? Qual respeito eles tem pelos servidores públicos? Vou responder nenhum pq os servidores foram a dois anos se não me falha a memória eles não tiveram nem um pingo de respeito pelos servidores não deram nem um mínimo de consideração por quem trabalha por Franca, agora no meu ponto de vista tropa sem líder são eles que fazem o que bem querem inclusive aumento de salário deles deveria ser votado pelos servidores e pela população queria ver se o povo acha que eles merecem esse aumento exuberante q que deram pra si próprios... -
Maria 21/03/2023Nosso sindicato é uma vergonha, ninguém confia e nem se sente aparado pelo sindicato dos servidores, realmente estamos sozinhos