Ingredientes
- 3 maçãs tipo Gala
- ¾ xícara (chá) de açúcar
- 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 4 ovos
- 1 colher (sopa) de canela em pó
- 1 colher (sopa) de açúcar para a canela
- 3 nozes picadas (opcional)
- 2 colheres (sopa) de uvas passas brancas (opcional)
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de suco de limão
Receitas de torta de maçã existem às dúzias. Umas são mais elaboradas e demandam paciência e tempo. Outras são típicas do lugar onde surgiram, como a Tarte Tatin, que tem toda uma história para resgatar a maneira bizarra como surgiu na mesa dos franceses. Por todo o mundo, onde o clima condiciona o cultivo da maçã, as receitas de torta proliferam. No Brasil só temos maçãs no Sul, onde a cuca feita com a fruta é famosa tradição alemã. Fora dessa região, o que mais aparece no espaço doméstico brasileiro é mesmo a torta preguiçosa de maçã, que é também deliciosa e fica pronta em menos de uma hora, considerando-se o tempo de forno. É econômica e super fácil. Confira.
Descasque as maçãs, retire as sementes, corte em meias-luas e respingue sobre elas o suco de limão. Deixe descansar por cinco minutos e escorra. Mergulhe as passas em água morna e escorra depois de dez minutos. Pique as nozes em pedaços. Misture a farinha, o açúcar e o fermento e reserve. Faça a mistura do açúcar e canela e reserve. Derreta a manteiga.
Disponha metade das fatias de maçã numa forma untada com manteiga. Pode ser um refratário, pois essa torta não será desenformada. Espalhe metade da mistura de açúcar e canela sobre as frutas. Em seguida, distribua metade da mistura de farinha por cima e, depois, 1 colher e 1/2 de manteiga derretida. Repita a operação desde a maçã e forme a segunda camada. Pique as nozes e junto com as passas agregue-as neste momento. Bata bem os ovos com uma pitada de sal, junte a manteiga derretida. Regue com esse líquido a superfície da torta. Use um garfo para abrir espaço a fim de que o líquido entranhe nas camadas formadas anteriormente. Leve ao forno médio por trinta minutos. Antes de servir, salpique açúcar refinado e canela, nas proporções de que mais gostar. Sirva morna com sorvete, fria com creme de leite batido ou simplesmente com café. Será sempre bem recebida, pode acreditar.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.