INCERTEZA

Sindicato empresarial diz que é 'preocupante' futuro do setor calçadista em Franca

'Com o aumento dos custos fixos, como combustíveis e energia, os investimentos privados tendem a ser mais cautelosos', diz o presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão.

Por Pedro Baccelli | 17/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação
Sampi/Franca

Arquivo/GCN

Presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão: ‘O cenário econômico que se desenha é preocupante’
Presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão: ‘O cenário econômico que se desenha é preocupante’

A indústria calçadista de Franca acompanha com preocupação a retomada das contratações no setor. Apesar do saldo positivo de janeiro, o baixo consumo do público, além do aumento dos custos fixos, como energia e combustível, pode frear a recuperação das fábricas.

O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgou na última quinta-feira, 9, que a indústria francana registrou 1.971 admissões e 977 desligamentos, totalizando saldo positivo de 994 postos de trabalho preenchidos no mês de janeiro deste ano.

Apenas o setor calçadista foi responsável por 887 vagas positivas do município, segundo dados do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca). O número é 4,17% menor que em relação ao mês de janeiro de 2022.

Apesar do resultado positivo, o presidente do sindicato, José Carlos Brigagão, diz que é cedo para falar de recuperação no setor. Em dezembro de 2022, a indústria calçadista registrou saldo negativo de 3.055 postos de trabalho.

“O cenário econômico que se desenha é preocupante, principalmente quando se fala em aumento de carga tributária, com falta de programas voltados para incentivar a produção nacional. Com o aumento dos custos fixos, como combustíveis e energia, os investimentos privados tendem a ser mais cautelosos”.

Brigagão explica que o futuro do setor passa pelas reformas que serão propostas pelo Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal. “A redução da carga tributária ganhou espaço no debate, isso pode ser um ‘alívio’ para a indústria repensar seu negócio e voltar a investir, a aumentar produção”.

Além das reformas governamentais, outros fatores podem afetar o futuro da indústria em Franca. “Ainda teremos fatores importantes a ditar o futuro, como o aumento das importações de calçados da Ásia, insegurança jurídica, elevação de custos industriais, escassez de mão de obra qualificada e desaceleração do consumo”, finaliza.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

15 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Sapateiro
    17/03/2023
    Balela esse papo... O certo é partir pra greve mesmo!! Franca está rankiada entre as cidades que mais vendem online. Calçados está dando muito dinheiro!!
  • Dorival
    17/03/2023
    Hipócrita não tem mão de obra qualificada por causa da avareza de vocês . ninguém que mais mexer e trabalhar com sapato
  • jOÃO
    17/03/2023
    Esse cara é Patético! Ele representa claramente o típico empresário francano! Só queria entender uma coisa GCN.... Vocês que vão atrás dele para entrevistas semanais ou ele que pede? Pois cada semana é uma história nova... Seja para falar que exportações estão bombando, seja para encher a bola do governador sobre impostos, seja para chorar a falsa inflação.... Cara, saia dos anos 80, o mundo mudou, os trabalhadores tbm são mais esclarecidos!
  • Darsio
    17/03/2023
    Dias atrás, o governo do estado anunciou redução drástica do ICMS sobre o calçado e, ainda é pouco? O que o senhor Brigagão espera? A revogação da lei Áurea? Oras! Não tem consumo porque o povão não não dinheiro. Não tem dinheiro porque os salários são miseráveis. Ou seja, paga-se uma miséria de salário e ainda deseja que o sujeito se torne consumidor.
  • Marlon
    17/03/2023
    \' preocupante\" e esse Papinho e \" pessimismo coincidentemente no dissidio
  • Henrique Dagoberto Souza
    17/03/2023
    Previsivel, os calçadistas acreditavam que jamais teriam crise no setor. Hoje falta gente querendo trabalhar com calçados e sobra barracão pra todo lado...!!! Nao investiram nas fabricas; investiram somente nos ranchos. Agora estao pagando o preço. Franca já nao é mais a cidade do Calçado. No maximo capital da falsificação...!!!
  • Juarez
    17/03/2023
    Estes empresários compram mansões em Rifaina e choram junto ao governo. Só falta quererem que o governo produza calçados e doem a eles.
  • Alexandre Cesar Lima Diniz
    17/03/2023
    É fruto da limitação dos empresários francanos que sempre fizeram apostas erradas e defendem o livre mercado para o pobre mas não vivem sem a proteção do estado.
  • Vergonhoso
    17/03/2023
    Lamentável a choradeira! E o abatimento dos impostos do mês passado? E a alta das exportações? E Franca sendo uma das potências de ecommerce no país? Pra onde tá indo a grana e os lucros? Gcn parem de dar vitrine para isso, é nojento!!! Entrevistem os trabalhadores e conheçam a realidade das fábricas, onde os patrões ostentam vidas glamourosas enquanto os funcionários comem sentados no chão!
  • Leandro Souza Teles
    17/03/2023
    A bem da verdade é que a indústria calcadista dessa cidade, a administração dessas fábricas, ficaram paradas no tempo, tempos das vacas gordas da ditadura que impunha condições trabalhistas de arroubos salariais, cargas de trabalho quase escravistas, privilegios econômicos governamentais que não se sustentam mais. Eu trabalhei muitos anos dessa época na indústria coureiro e calcadista de Franca e sei, os donos dessas fábricas não tinham nenhuma visão de futuro, pra eles essas situações de privilegios seriam garantidas pra sempre se a direita reacionária continuasse a assegurar as suas administrações calcadas nos seus valores medíocres e ineficientes de administração. Mas o mundo mudou, o que antes funcionava como uma dinastia familiar econômica não se sustenta mais, os métodos de produção e a relação de capital e trabalho se modernizaram, não dá mais pro fabricante dizer ao seu filho ou filha que o funcionou com ele vai funcionar agora, estamos na segunda década do século XXI mas a consciência dos fabricantes, herdadas de meados do século XX, ficaram obsoletas e não se sustentam mais. Os empresários de Franca ainda estão impregnados dos sonhos de possuir uma boa casa, uma boa chácara, um rancho na beira da represa, uma caminhonete diesel nova todo ano, uma amiga da e colocar os filhos nas faculdades, só isso que, pra eles, continua sendo o máximo.
  • Joe
    17/03/2023
    Canalhas Parasitas . Onde vcs estavam quando a gasolina chegou a 9 reais no governo passado ? Onde vcs estavam quando o Miliciano Ladrão de Jóias sucateava o país ???
    • Freitas
      21/03/2023
      No mesmo lugar de quando o larápio levou 559 itens da presidência pro acervo pessoal.
  • Gabiroba
    17/03/2023
    Engraçado... há alguns dias vimos reportagens sobre a alta das exportações de calçados, mercado do ecommerce super aquecido, marcas francanas participando de feiras importantes. Esse choro não condiz com a realidade que vivenciamos em nossa cidade! Nunca vimos tantos condomínios de luxo sendo inaugurados nos últimos anos. Será que lá estão os pespontadores, cortadores, passadores de cola??? Será!?!? Discurso repleto de hipocrisia no período de negociações salariais. Vergonhoso!!!
  • Tarcísio
    17/03/2023
    Toda vez que tem alguma tentativa dos trabalhadores das indústrias de calçado de pleitar aumento real e algum direito o sindicato patronal vem com essas histórias. Sempre tem o discurso que as fábricas nunca ganham, o pobre do patrão mal consegue pagar as contas, mas eles sempre estão em um patamar muito acima que os empregados.
  • EZEQUIEL EVANGELISTA
    17/03/2023
    A POLITICAGEM BARATA ATACA NOVAMENTE, VEJA BEM SR PRESIDENTE TIVEMOS 04 ANOS DE AUMENTOS QUASE DIARIOS DE COMBUSTIVEIS ELEVANDO OD PREÇOS NA EXTRATOSFERA APENAS POR POLITICAGEM SUJA DO GENOCIDA, ERAM AUMENTOS SEMANAIS, E AUMENTOS EM CIMA DE AUMENTOS, PRA QUE A TAL PETROBRAS DESSE LUCROS EXORBITANTES AS NOSSAS CUSTAS, AGORA VAMOS PARA O SETOR ENERGEITCO, SEGUNDO LI EM REPORTAGENS O GENOCIDA TERIA TARIFADO A UNICA OPÇÃO QUE AS EMPRESAS TEM DE CONSEGUIR ENERGIA COM CERTA SEGURANÇA E UM MENOR CUSTO QUE É A ENERGIA SOLAR, ENERGIA ESTA QUE FOI TARIFADA PELO PRESIDOENTE QUE O SR CERTAMENTE VOTOU NAS DUAS VEZES QUE SE CANDIDATOU EM 2018 E NA REELEIÇÃO ANO PASSADO QUANDO PERDEU VERGONHOSAMENTE PARA LULA, MESMO COM TODA SACANAGEM INCLUINDO ATE A PF E MILITARES MAL CARATER E BANDIDOS, ENTÃO A PERGUNTA QUE FICA É PORQUE O SR SE CALOU NESSES ULTIMOS QUATRO ANOS E SÓ AGORA VEM FALAR ABOBRINHAS, É PRECISO TER ATITUDES EM TODAS AS SITUAÇÕES, RECLAMAR SÓ AGORA QUANDO TIVEMOS 04 ANOS DE PREÇOS PERVERSOS PREÇOS ALUCINADAMENTE ALTOS COM VOSSA PREMISSÃO E SILENCIO, PORTANTO FICA MUITO FEIO, O SR QUE SE CALOU POR TANTOS ANOS DE BICO FECHADO PARA O SR VIR NUM CINISMO ABSURDO RECLAMAR E FALAR QUANDO FICOU QUIETINHO E PIANINHO E PASSANDO PANO NOS ULTIMOS 04 ANOS, AÍ FICA DIFICIL TE LEVAR A SERIO COMPREENDE?
    • Freitas
      21/03/2023
      Querido, você não tem deficiência mental, sabe muito bem que a flutuação de preço de combustível durante a pandemia foi baseada no preço do barril de petróleo, que hoje está bem menor. IMPOSTO É ROUBO! Você gostando ou não, o Brasil se saiu muito melhor economicamente em 2022 do que vários grandes países. Enquanto esses políticos safados ficarem aumentando impostos pra sustentar ideologia lixo de esquerda latinoamericana, inflando o estado e funcionários públicos, a velocidade da ladeira abaixo só vai aumentar. Assim como a pobreza, a fome, a criminalidade.
  • José Roberto
    17/03/2023
    Depois a gente tira a Dilma! Depois vê o que faz!!!! Entrou o Vampirão mudou a política de preços da Petrobrás sendo que 85% do preço do petróleo no Brasil pode ser cobrado em Real moeda nacional! Mas, o ex-presidente Pedro Parente (só se for Parente das petroleiras estrangeiras neh?! Entregando nosso pré-sal para Shell - que são grandes acionistas da petrobras- e outras) criou o PPI que deixa o custo do petróleo totalmente atrelado ao dólar sendo que a maior parte dos trabalhadores recebem em real. Os custos fixos que tanto o sindicato patronal reclama só vai melhorar se alterar a política de preços de petrobras! Tudo é feito pelo Diesel! A comida chega no supermercado como? De caminhão! O transporte de passageiros nas cidades é feito por ônibus que também utilizam diesel. Se o Diesel abaixa o frete e as tarifas irão diminuir!!! Mas, os bolsonazis não entendem isso neh?! O bozo mandou embora um monte de presidente da petrobrás para fazer média, mas não alterou a política de preço da petrobrás que é o que causou essa tragédia nacional para as empresas nacionais e para os consumidores!!! Faz o \"B\"!!!! Quando a petrobras tem recorde de lucro os dividendos não ficam aqui!!!! vão para o exterior e nós que pagamos a conta!!!!!