NA TRIBUNA

'É vergonhoso', diz vereador sobre o serviço de coleta de lixo em Franca

O parlamentar disse que vem visitando vários locais da cidade e constatando a deficiência dos serviços prestados pela empresa responsável pela coleta.

Por N. Fradique | 14/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação
Sampi/Franca

Divulgação

Vereador Marcelo Tidy defende que, apesar de o contrato ser emergencial, o serviço tem de ser bem feito
Vereador Marcelo Tidy defende que, apesar de o contrato ser emergencial, o serviço tem de ser bem feito

O vereador Marcelo Tidy (União) criticou o serviço de limpeza e coleta de Franca, durante uso da Tribuna da Câmara na sessão desta terça-feira, 14. Semana passada, a Prefeitura renovou o contrato emergencial com a Seleta por mais seis meses.

O parlamentar disse que vem visitando vários locais da cidade, constatando a deficiência dos serviços prestados pela empresa. “É impressionante o quanto esses bairros estão sujos. Tem a questão do contrato emergencial com a empresa que presta esse serviço. É vergonhoso, porque eles não estão indo nesses bairros”, disse ele, elencando bairros da zona Sul, como Aeroporto, Santa Bárbara e Jardim Aviação.

Tidy apresentou um vídeo no telão da Câmara mostrando outros locais com lixo. “Se tem o contrato emergencial, me desculpe, nada justifica, ou não, o serviço tem que ser bem feito. Se está pagando, tem que fazer bem feito. Se não está satisfeito, tem que procurar os direitos. Tem que ter uma fiscalização da Prefeitura. Tem que se fazer também uma campanha educativa para orientar as pessoas para que coloquem o lixo no lugar certo e nos horários”.

O processo licitatório para contratação de empresa para prestar o serviço na cidade foi suspenso pela Justiça, por isso, a Prefeitura renovou o contrato emergencial com a Seleta. O novo vínculo tem validade por seis meses com custo de R$ 20,9 milhões.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

14 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • rui
    21/03/2023
    Apoiar miliciano ladrão de joias tambem é vergonhoso .
  • Tania Fernandes de carvalho bertholino
    20/03/2023
    Aqui no Residencial CANADÁ, não temos mais os serviços de coleta de LIXO. Um absurdo! IPTU ALTISSIMO! Infra estrutura péssima!
  • joel tavares
    19/03/2023
    uma vergonha mesmo, nao tem horario certo para passar. os cavalos e cachorros rasgam . a coleta seletiva nunca leva o que a gente coloca na rua dia de segunda feira.
  • Maria
    17/03/2023
    A coleta seletiva não existe, pelo fato de não passar, o lixo comum tem que levar e muitas vezes não levam. Realmente uma vergonha uma cidade do porte de Franca, sem coleta seletiva. Não é de agora, já reclamei e nada fazem. Isso ocorre em bairro próximo a região central, imaginem na periferia.
  • Ana
    15/03/2023
    No meu bairro, Polo Clube, a coleta seletiva deixou de passar faz tempo. Além disso, a coleta convencional está deixando desejar também. Fora a construção da \"área de lazer\" que foi deixada pela metade...
  • Alves
    14/03/2023
    E sobre a coleta de inserviveis, cuja responsabilidade é da prefeitura, é outro problema. Há um telefone pra gente ligar, 16 3711-9440. O difícil é alguém atender, pois fiquei mais de 1 hora esperando, e só ficava numa mensagem automática. Enfim, você paga os impostos, e como sempre foi, é feito de palhaço. Alguém precisa avisar o vereador, que as empresas licitantes, só imitam o sistema público. Sem mais.
  • Júnior Daniel
    14/03/2023
    Eu acho que a Seleta é bastante \"seletiva\" quanto a qualidade do serviço prestado na cidade de Franca. Eu trabalho na Avenida Elisa Verzola Gosuen, na Esplanada `Primo Meneghetti. Lá o corte de grama é feito com regularidade, a coleta de lixo não falha e não atrasa. Eu moro no Ana Dorotéia, onde há um contraste gigante pois um dia a coleta passar as 8h da manhã e no outro as 3h da tarde. Você nunca sabe o horário em que eles vão passar. Os canteiros de avenidas não são cuidados, não há poda de grama com regularidade, enfim, percebe-se claramente um tratamento desigual. Em determinado período de tempo vejo a grama da avenida onde trabalho ser cortada 3 vezes enquanto no baiorro onde moro não foi nenhuma.
  • carlos
    14/03/2023
    Então façam alguma coisa, estão ai pra isso.
  • Antonio Mendes
    14/03/2023
    Simplesmente tanto a coleta seletiva quanto o serviço comum de recolhimento de lixo não passam em várias ruas do Jd. Aeroporto 2. E também quanto a CPFL, há ruas nesse mesmo bairro que estão com 3 postes seguidos com a lâmpada queimada, em total escuridão, deixando pedestres e veículos em risco. Mas é aquela coisa, periferia é afastado do centro, quem anda por lá são só os moradores, então a prioridade é deixar áreas mais - nobres e o centro sempre com prioridades nesses serviços e fazendo aparentar que a cidade é perfeita. Isso é tão verdade que ao solicitar os serviços da CPFL, primeiro ela pergunta se é praça ou alguma área mais relevante e, enquanto isso, os moradores tem que aguardar prazos de até 30 dias corridos para a troca de uma lâmpada queimada...
  • vergonha
    14/03/2023
    a coleta de reciclavel q era semanalmente no meu bairro virou mensal e quando passa parece q o caminhão está apostando racha de tão rápido q passa
  • tiago
    14/03/2023
    Isso mesmo !! Eles jogam o lixo no caminhão de qualquer jeito, esses dias mesmo presenciei e eu mais um monte de gente, na porta da creche Lener eustaquio, creche o meu filho inclusive, eles passaram jogaram de qualquer jeito, caiu no chão quase tudo que jogaram no caminhão e ainda nem pegaram direito, um rapaz que foi ajudar. E as pessoas tbm nao estão ajudando, aqui mesmo, lixeiro passa segunda, quarta e sexta de manha e ai as vzes chega sexta a noite tem lixo la , ja cansamos de falar, ai fica essa sujeira esparramada nas nossas calçadas, fora o pessoaç que vem e passa todos os dias rasgando nosso lixo, inclusive, uma vez vimos um lixeiro mesmo rasgando nosso lixo aqui e minha esposa esbravejou com ele aqui que achou ruim com ela ainda. ta uma vergonha isso aqui na cidade. Se recebe tem que fazer bem feito.
  • José Roberto
    14/03/2023
    Vereador não esquece dos serviços prestados pela CPFL também que é um lixo! Eles pedem 30 dias para trocar uma lâmpada da rua queimada. Mas, os dividendos dos acionistas eles nunca atrasam!!!!
  • APARECIDO DONIZETE NUNES
    14/03/2023
    Vergonha é ter Vereadores igual o Senhor Tidy que não fazem nada , é a pior Camara de Vereadores de todos os tempos aqui em Franca.
    • Júnior Daniel
      14/03/2023
      Eu discordo da sua colocação. O senhor pode não concordar com o trabalho do Tidy, mas eu vejo que ele está sim entre os vereadores mais atuantes da cidade. Talvez as causas que ele defende não sejam as mesmas de interesse do senhor, mas isso não aniquila o trabalho dele.
  • Francano
    14/03/2023
    Reforço a indignação pois no bairro perto do centro pop ..e uma vergonha a coleta que é deixada para traz e muita das vezes espalhada pelas ruas causando mais sujeira, lixo coletado somente na madrugada onde os moradores colocam mais cedo para ser coletado e não é , andarilhos vasculham o lixo ..que a coleta não recolhe , não tem planejamento, nenhum ..já liguei várias vezes na coleta reclamando e nao resolve