LUTO

Morre dona Ione Barato, aos 98 anos, após complicações de saúde

Dona Ione passou dois dias internada na Santa Casa e morreu na noite do último sábado, 11. Velada no São Vicente, foi sepultada no domingo, 12, no Jardim das Oliveiras.

Por Gabriel Garcia | 14/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Sampi/Franca

Reprodução/Redes Sociais

Dona Ione Barato morreu aos 98 anos, no dia 11 de março
Dona Ione Barato morreu aos 98 anos, no dia 11 de março

“Uma pessoa maravilhosa; mulher de grande fé; alma bondosa”. Esses e vários outros adjetivos generosos marcaram as redes sociais no último domingo, 12, quando a morte de dona Ione Barato foi divulgada.

Aos 98 anos, dona Ione enfrentou complicações de saúde e precisou ser internada. Devido a uma infecção, segundo seu filho, Lázaro Barato, 75, ela acabou não resistindo e morreu na noite de sábado, 11. Ione Barato foi velada no São Vicente e sepultada no Jardim das Oliveiras, no domingo, 12.

“Ela ficou esperando, três dias no pronto-socorro, vaga para ser internada na Santa Casa. Chegou lá e só foi arrumar vaga na quinta-feira, 9, passou dois dias e morreu no sábado, 11, à noite”, disse Lázaro. “Ela morreu quase nos meus braços. Morreu em uma tranquilidade, ela foi tão justa e tão boa. Parece que ela nem sofreu, parecia que ela estava sonhando”.

“O esforço que ela sempre fez foi para nunca faltar nada para nós. Ela fez uma força tremenda, para sustentar nós, cinco irmãos, apenas como lavadeira”, finalizou Lázaro, com emoção carregada na voz. Dona Ione deixa muita saudade aos familiares, amigos e conhecidos, que a tanto prezavam, por sua humildade, generosidade e doçura.

Ione foi uma grande figura no carnaval francano, não para o público maior, mas sim para os organizadores. Sempre ofereceu seu apoio e os ajudou de todas as formas possíveis. Presidente da União das Escolas de Samba de Franca, José Policarpo Soares, declarou nas redes sociais e ao GCN seus sentimentos em relação à perda de dona Ione.

“Ela sempre foi uma pessoa muito próxima, sempre ajudou e participou. Com certeza, faz parte da minha vida, mas Deus tem ela em um bom lugar”, declarou Policarpo.

Nas redes sociais, a notícia se espalhou. “Meus sentimentos, que Deus conforte toda família neste momento tão difícil e doloroso”, escreveu Roseli Assunção, no post de Lázaro, avisando sobre o falecimento de sua mãe, no Facebook. Aparecida Gonçalves Santos também foi uma das mais de 200 pessoas que prestaram suas condolências. “Meus sentimentos aos familiares e amigos, que Deus possa falar melhor em cada coração muito triste”, disse.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.