O time de atletismo paralímpico de Franca marcou presença no Campeonato Paulista FPDC (Federação Paulista de Desporto para Cegos), realizado no sábado, 11, na cidade de São Paulo. A equipe ganhou um total de 16 medalhas, sendo onze de ouro, três de prata e dois de bronze, sob o comando técnico de Lucas Rogério da Silva e Luiz Fernando Estevam de Castro.
Os atletas premiados são:
- Fabiano Dias da Silva, ouro no arremesso do peso e ouro no lançamento do dardo;
- Edmílson dos Reis, ouro no lançamento do disco e prata no arremesso do peso;
- Dener de Oliveira, ouro no arremesso do peso;
- Alessandra Tavares de Pina, ouro no arremesso do peso e ouro no lançamento do disco;
- Flávia Regina Silva, ouro no arremesso do peso e ouro no lançamento do dardo;
- Gabriel dos Reis, ouro no arremesso do peso e bronze no lançamento do dardo;
- Wesley Felipe de Melo, ouro no lançamento do dardo e prata no arremesso do peso;
- José Paulo Ferreira, prata no lançamento do dardo e 4º lugar no arremesso do peso;
- Clóvis Neto da Silva, ouro no arremesso do peso e bronze no lançamento do disco.
Preparo para competir
Segundo o técnico, a preparação dos atletas é uma das etapas mais importantes para essa conquista. "A preparação física dos atletas é um dos pilares que determinam se um atleta terá ou não sucesso em sua carreira. A habilidade técnica e o entendimento tático também são importantes. Porém, se o atleta não tem capacidade física para realizar as tarefas que estão sendo propostas, os outros dois elementos provavelmente não serão executados com eficiência", explica o técnico Lucas.
Ele ainda explica que a prevenção de lesão também é um benefício para a preparação física dos atletas. "Quanto mais bem treinado e preparado o corpo estiver para suportar as cargas dos jogos, melhor ele responderá a essas tarefas, o que diminui as chances de incidentes. Por fim, o bom condicionamento físico, com certeza, é um diferencial tanto para as equipes iniciantes como para o alto rendimento. Ele pode ser o fator determinante para a vitória de um time que é tecnicamente parecido com o adversário", concluiu.
"Nossos atletas estão aptos, atualmente temos oito atletas com bolsas federais, porque são muito bons. Temos dois atletas que são recordistas brasileiros. Somos do alto rendimento e contamos com o apoio essencial da Prefeitura, através Feac, com o presidente Mateus Caetano", finaliza.
O técnico ainda fala que o atletismo paralímpico da Feac conta com sete atletas entre os três melhores do Brasil. Além, dos dois recordistas brasileiros que são: Fabiano Dias, no lançamento do dardo, categoria F12, deficiente visual e também o atleta; e Gabriel dos Reis, no lançamento do disco, categoria F33, deficiente físico membros inferiores.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.