RELIGIÃO

Gerenciando as preocupações da vida

Por mais que sejamos emocionalmente preparados, é comum nos preocuparmos com o amanhã. Leia o artigo do pastor Isaac Ribeiro.

Por Pastor Isaac Ribeiro | 04/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para o GCN

“E disse aos seus discípulos: Portanto, vos digo: não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo, mais do que as vestes?”
Mt. 6.25

Por mais que sejamos emocionalmente preparados, é comum nos preocuparmos com o amanhã. Todavia, nas palavras de Jesus, gostaria de mostrar nesta reflexão bíblica que não podemos permitir que as preocupações da vida tirem de nós o equilíbrio do nosso hoje. 

Será que não nos faz bem pensar no que é realmente prioridade na vida? Quando não sabemos responder tal questão, ficamos vagando de um lado para o outro, correndo atrás de uma riqueza que não nos torna ricos, de uma alegria que não torna felizes, de uma segurança que não nos torna seguros.

Quando invertemos as prioridades, simplesmente nos iludimos, e só sofre de desilusão quem se ilude. Se nossa confiança e segurança estão nas coisas que temos ou nas que fazemos, então é melhor vender ou distribuí-las.

Jesus não está dizendo que não podemos ter as coisas, nem que ter dinheiro é pecado. O pecado consiste em atribuir às coisas o valor que elas não possuem, e a melhor forma de saber que valor as coisas têm para nós, é saber se estamos dispostos a nos desfazer delas. Este é justamente o texto do verso 34: “onde está o vosso tesouro, aí estará o vosso coração”.

O nosso coração está naquilo que mais damos valor. É por isso que, se colocarmos nosso coração nas coisas das quais podemos ser privados, correremos o risco de ser infelizes.

Por outro lado, ninguém em sã consciência pode negar a importância de se ter o necessário para viver. Jesus nunca fez apologia à pobreza, mas também em momento algum incentivou as pessoas a serem tão exageradas na busca de bens terrenos.

Em Col.3.5 está escrito, que “a avareza é como o pecado de idolatria”. Mas o que é a avareza? Avareza significa amor exagerado pelo dinheiro. Os grandes conflitos que existem no mundo têm origem, na sua maioria, no dinheiro. Quantas pessoas possuem mais do que precisam e quantas outras não possuem se quer o necessário para sobreviver?

O pior de tudo isto, é que por mais que as pessoas acumulem bens, a grande maioria, jamais consegue se satisfazer. Estão sempre em busca de mais, quando, na verdade, deveriam olhar para aquelas pessoas menos favorecidas e compartilhar de seus bens com elas.

Portanto, como sugere o texto que destacamos, não estejamos apreensivos com estas coisas. Vamos trabalhar, mas não esqueçamos de gerenciarmos nossas preocupações, pois o próprio Jesus nos ensinou que não devemos sofrer por antecipação, ou seja, pelo amanhã. Basta a cada dia o seu mal. Ele cuidou de nós ontem, está cuidando hoje e, com certeza, cuidará de nosso amanhã. Creia em Jesus.

Deus vos abençoe.
Isaac Ribeiro é pastor evangélico e presidente da Assembleia de Deus (Missão) em Franca

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.