DIA DO CIRCO

Hup Academia usa circo como base para atividades e ganha destaque artístico

Por Jéssica Reis | da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
Reprodução/Arquivo Pessoal
Festival Hup: apresentações de alunos e professores
Festival Hup: apresentações de alunos e professores

O Dia do Circo, celebrado em 27 de março, é uma data comemorativa que homenageia a arte circense, uma das formas de arte e entretenimento mais tradicionais de nosso país. A escolha da data faz referência à data de nascimento do palhaço Piolin, que fez muito sucesso na década de 1920, sendo muito homenageado pelos modernistas.

Em Franca, podemos ter conhecer um pouco desta arte na Hup Academia. Acolhendo diversas tribos, pessoas de diferentes idades, buscando trabalhar a arte e educação usando o circo como fio condutor, a Hup Academia ganhou espaço e está se consolidando no cenário artístico e educacional da cidade.

Fundada em 2016 pelos irmãos Angélica Martins e Antonio Luiz Pereira, a academia começou como não convencional, usando o circo como base e acolhendo artes marciais, yoga, hip hop e pole dance com aulas regulares, oficinas e workshops, além dos tradicionais eventos artísticos e comemorativos relativos a estilo de vida saudável, corpo, mente e movimento no mesmo espaço.

"A ideia inicial da Hup surgiu a partir do emergente movimento circense e sua necessidade de instalar-se em um ambiente adequado para o treinamento físico, encontros sociais, ensaios e apresentações", explicou Angélica.

Entre 2012 e 2015, ela conduziu coletivamente diversas ações no âmbito criativo, recreativo e pedagógico circense, enquanto Antonio se engajou nas artes marciais, música e empreendedorismo. Com a fundação da Hup, eles pretendiam compartilhar suas bagagens, buscando oferecer um serviço de qualidade de vida à comunidade francana.

"Estávamos em uma viagem de família quando eu e meu irmão, que é meu sócio na Hup, tivemos 10 dias para inspirar nossos sonhos de criar um espaço múltiplo, mágico, autêntico, seguro e que se fizesse presente na vida de centenas de pessoas em Franca", contou a professora circense.

Segundo ela, a Hup se apoia nos princípios da transdisciplinaridade e do interacionismo. Valores como respeito às diferenças, inclusão social, segurança e compartilhamento do saber são pilares para a promoção da arte-educação, que desenvolve ferramentas para um viver criativo e responsável e fomenta a cidadania e a emancipação do sujeito.

"Nossa missão é oportunizar experiências físicas, sensoriais e emocionais significativas, uma vez que as artes do movimento entregam o lúdico às suas práticas, tornando o ato de se exercitar um gerador de momentos e lembranças positivas. Assim, nos colocamos como mediadores do desenvolvimento do ser humano no âmbito físico e moral, capacitando profissionais estudiosos e experimentados em linguagens artísticas, pedagógicas e segurança em altura, visando sempre garantir a melhor experiência, para que a única preocupação seja brincar e desenvolver o potencial criativo", comentou.

A academia oferece aulas regulares em turmas, aulas particulares e personalizadas de circo, treinos extra-aulas, cursos de capacitação e experiências artísticas. "Nosso espaço oferece infraestrutura para ensaios, gravações de vídeo e fotos, treinamento de técnicas verticais e workshop nas mais diversas áreas como circo, teatro, dança, música, artes marciais, yoga, ginástica natural e qualidade de vida", detalhou Angélica.

Aulas práticas e eventos
As aulas regulares acontecem de segunda a sábado, entre 8 e 11 horas e das 15 às 20 horas. "Qualquer pessoa que queira experimentar nossas aulas pode se inscrever. Temos as turmas Quindinhos, de 4 a 6 anos, de iniciação ao circuito circense, as turmas Pop Kids, de iniciação e aprofundamento nas técnicas circenses, e as turmas Aerial Jovens, de iniciação e aprofundamento especialmente nas acrobacias aéreas como tecido, lira e trapézio. Às segundas e terças, temos um elenco fixo ensaiando para a produção de um espetáculo. E duas vezes por semana os nossos professores e as nossas equipes se reúnem para estudar, praticar e planejar aulas e ações pedagógicas, recreativas e artísticas", finalizou.

A Hup conta com uma equipe profissional formada – além da própria Angélica, responsável pela coordenação da equipe e capacitação de professores – também pelos professores Sofia Roland e Gabriel Faleiros, das turmas Pop Kids e Aerial Jovens; Daniele David, professora das turmas Quindinhos; e Gabriel Miron, professor de acrobacias.

Uma vez por ano, a academia realiza o seu tradicional Festival Hup com apresentações artísticas de alunos e professores. Já o Arraial Hup acontece em junho ou julho. A academia oferece ainda a capacitação Hup Profissional de Circo duas vezes por ano, além de promover o espetáculo Offline: Dê Asas à Imaginação, que será lançado em junho deste ano.

Os interessados em conhecer a HUP e fazer parte deste evento podem ir até a sede da academia, que fica na rua Guanabara, 2102, na Vila Aparecida. As aulas experimentais podem ser agendadas através deste link ou pelo WhatsApp: (16) 99261-2743.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários