CERVEJARIA

Cervejaria Heineken constrói fábrica em Passos, a 100 quilômetros de Franca

A proximidade pode trazer benefícios a Franca, tanto pela oportunidade de empregos quanto pela rota de negócios para a cervejaria; inauguração é prevista para 2025.

Por Heloísa Taveira | 27/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Sampi/Franca

Reprodução (foto ilustrativa)

Fábrica da Heineken: futura unidade será a mais sustentável da empresa, 100% abastecida por fontes de energia renovável
Fábrica da Heineken: futura unidade será a mais sustentável da empresa, 100% abastecida por fontes de energia renovável

A cidade mineira de Passos vai ganhar uma fábrica da cervejaria Heineken. A 100 quilômetros de Franca, foi a escolhida entre mais de 200 municípios pleiteados para ser a nova casa da Heineken no Brasil. Com previsão de inauguração até 2025, a nova operação empregará 350 pessoas, além de gerar aproximadamente 11 mil empregos indiretos.

O local da sede foi definido no ano passado, e nesta quinta-feira, 26, o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovou a licença que permite a instalação da fábrica na cidade. Foram sete votos a favor e um contra. Além disso, o colegiado também deu aval a condicionantes impostas a Heineken para começar a operar oficialmente.

Uma hora e meia separa Passos de Franca. A proximidade pode trazer benefícios à cidade francana, tanto pela oportunidade de empregos, quanto pela rota inevitável para a cervejaria. A unidade será a mais sustentável da empresa, 100% abastecida por fontes de energia renovável, contribuindo para a meta de neutralidade de carbono. Entregar mais eficiência hídrica também é premissa da unidade.

Ter uma cervejaria de tamanha proporção na cidade de Passos pode ser benéfico também para a cidade de Ribeirão Preto, que fica a menos de duas horas da cidade mineira e vai se tornar uma rota inevitável para a cervejaria e seus negócios. Sem falar do ponto de vista de distribuição, que pode ter melhora na logística.

Inicialmente, a Heineken construiria a fábrica em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, porém uma disputa jurídica fez a cervejaria desistir do negócio, uma vez que o local escolhido ficava em um sítio de arqueologia. Em 27 de abril de 2022 ficou definido que a sede seria na cidade de Passos. Mais de 200 municípios pleitearam ser a nova casa da Heineken no Brasil.

A unidade de Passos representa a 15ª cervejaria no Brasil e a primeira a ser pensada e construída do zero pelo Grupo Heineken, que produzirá as marcas puro malte, como a própria Heineken e a Amstel.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

11 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Mauricio Ramos
    03/02/2023
    Esse Darsio, deve ser contratado, não é possível. Todo e qualquer notícia está ele num comentário. E sempre com tom político de esquerda. Cara você é um \"comédia\" kkkkkkkk
  • marcos silva neto
    30/01/2023
    cidade fuleira da bixiga essa franca, é fim de carreira
  • Darsio
    29/01/2023
    Uai sô! Mas, nós temos indústria da Nike. Ops! Eram empresários falsificadores e, defensores da família, Deus e da pátria. Aliás, por que a cidade não volta a ser chamada Franca do Imperador. Afinal, sua elite de tão conservadora e arcaica, ainda imagina que estamos no período imperial. Viva D. Pedro II! Viva!!!
  • Darsio
    29/01/2023
    Indústria de bebida consome muita, mas muita água. Sabemos que por condições geológicas, a cidade possui imensas dificuldades em obter água de aquífero subterrâneo de qualidade e em quantidade expressiva. Além do mais, há enorme possibilidade de que nosso lençol freático esteja contaminado com cromo, por conta do despejo irregular de lixo industrial em terrenos e rios. O cromo, além de cancerígeno, é produto usado no curtimento do couro.
  • WENDER MARCELO LERIANO
    29/01/2023
    Bom dia... França não perdeu nada .. a Heineken estava querendo construir essa unidade em MG... Apenas cidades mineiras estavam concorrendo... França fica em MG? Kkkkkkkkk
  • Xing Ling
    28/01/2023
    Esse segmento não há crise né???
  • Márcio Antônio Goulart
    28/01/2023
    Franca tem ainda muitos \'coronéis \' que não querem (e não deixam) a cidade se modernizar e progredir. Esses \'coronéis \' estão na iniciativa privada e nos políticos que, infelizmente, nós elegemos.
  • Guilherme
    27/01/2023
    Precisam avisar para o Zema que as rodovias da região estão em péssimo estado. Principalmente a MG 444, que liga a dívisa de Estado, Capetinga, Cássia a MG 050 em Itaú. Vão precisar de infraestrutura rodoviária em bom estado de conservação, para poderem escoar a produção da cervejaria.
  • Rafael
    27/01/2023
    Bom, ao prezado, vale lembrar que Franca é sede não somente de várias instituições do setor calçadista, além de abrigar uma das maiores empresas do Brasil hoje a MagaLu. Também vale lembrar que na região da cidade, abrigamos laticínios, sendo um deles a Jussara que também figura entre as maiores empresas do país. Talvez lhe falte qualificação, e saber olhar para o lado bom e não apenas para o ruim! Abraços
  • Belchior De Melo Santos
    27/01/2023
    Franca não consegue trazer nenhuma empresa desse porte para a cidade, ela perde às que tem e não ganha nenhuma de outras cidades,enfim...fim de linha!
  • Antony
    27/01/2023
    Mais uma empresa que Franca deixa de receber. Unico tipo de empresa que Franca atrai é: mendigo de outras regioes e ambulantes nada mais. Deve ter cabeça de burro enterrado em algum canto de Franca. Vai ser sem atrativo assim lá na...