RELIGIÃO

O valor da família

Biblicamente, a família é fundamental para o fortalecimento da sociedade. Leia o artigo do pastor Isaac Ribeiro.

Por Pastor Isaac Ribeiro | 21/01/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para o GCN

"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, principalmente da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel."
I Timóteo 5.8

Biblicamente, a família é fundamental para o fortalecimento da sociedade. Justamente por isto, o escritor, aos hebreus, escreveu: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, e o leito seja sem mácula”. Hb. 13.4. E justamente por isto, a família é a primeira e a mais importante de todas as demais instituições. Sem o equilíbrio da família, dificilmente conseguiremos dias melhores.

A Bíblia ensina alguns princípios que devem ser observados, por aqueles que anelam vencer em família. O apóstolo São Paulo escreveu em I Coríntios 11.3 a seguinte expressão: “Quero que saibais ser Cristo a cabeça de todo homem, e o homem, a cabeça da mulher, e Deus, a cabeça de Cristo”. Ao ensinar sobre princípios de autoridade, Paulo estabelece aqui o papel de cada integrante da família.

Devemos nos submeter à vontade de Jesus, assim como Jesus se submete ao Pai. A mulher deve ser submissa ao seu marido, uma vez que, segundo Paulo o marido recebeu a prerrogativa do governo da casa. Em outras palavras, cabe ao marido desenvolver a liderança do lar, com o constante apoio da esposa na criação e educação de seus filhos, no temor ao Senhor.

Este assunto, pode ser melhor compreendido, quando lemos em Efésios 6.1- 4: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa para que te vá bem e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor”.

É lamentável que muitos pais tenham perdido a autoridade sobre seus filhos. Grande parte dos jovens de hoje, não conhece limites e, já em sua tenra idade, praticam coisas que jamais deveriam. Não obstante, percebermos o crescente número de mortes prematuras, de pessoas desajustadas e infelizes, justamente por não aceitarem os parâmetros estabelecidos por Deus para a família. O resultado disso são mães sofrendo a dor da perda de filhos de forma prematura.

Outro aspecto a ser destacado como elemento fundamental no fortalecimento da unidade dentro lar é a humildade. Diz alguém que a “humildade é a raiz, a mãe, a ama de leite, o alicerce e o vínculo de todas as outras virtudes”. Sem humildade, torna-se quase utópica a boa convivência no seio da família.

Ser submisso a uma pessoa arrogante é, na verdade, uma das piores tarefas a serem exercidas e na maioria dos casos não funciona. Não seria por esta razão que cada dia mais aumenta o número de divórcios? Creio que devemos lutar, para alcançar o padrão divino dentro do casamento.

Por fim, precisamos desenvolver a sensibilidade do perdão. Um espírito perdoador deve ser a marca registrada de todos os integrantes da família. Jesus nos advertiu que, no fim dos tempos, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriaria e, na verdade, somente aqueles que estão envolvidos pelo amor de Cristo é que conseguem desenvolver o perdão.

Tenho visto muitos casamentos fracassando, justamente pela ausência do perdão especialmente entre cônjuges. Há pessoas que só valorizam aquilo que têm depois que perdem. O meu conselho é que a prevenção e a busca incessante da unidade sejam nossos maiores desafios. Quem não cuida da família negou a fé e é pior do que o infiel. Pense nisso.

Deus vos abençoe.
Isaac Ribeiro é pastor evangélico e presidente da Assembleia de Deus (Missão) em Franca.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.