OPINIÃO

O poder emana do povo?

Por Toninho Menezes | Especial para o GCN
| Tempo de leitura: 3 min

Consideramo-nos privilegiados, pois em razão de nossas atividades profissionais ao longo de nossas vidas, agregamos valores e conhecimentos diversos que muitas pessoas não tiveram tais oportunidades. Por um lado, foi excelente, por outro nos trouxe insatisfação, pois percebemos e detectamos algumas coisas que um cidadão leigo comumente nem percebe, e nós, diante de tais situações, somos impotentes para modificá-las.

A única coisa que podemos fazer é tentar esclarecer algumas situações, pois percebemos os meandros, os detalhes nas entrelinhas e a maneira como ocorre, apesar de que, por diversas vezes, somos mal interpretados.

Infelizmente, diante de tais estudos e análises dos fatos ocorridos na vida em sociedade no dia a dia, chegamos à conclusão de que nós somos otários, manipulados por estratégias diárias utilizadas contra nós, cidadãos, o tempo todo, sem sequer percebermos, pois vendem a falsa ideia de que "o Poder emana do povo".

Em nossa sociedade humana, existem duas categorias: a minoria, detentora do Poder decisório de como se dá e deve ser a vida em sociedade; e a grande maioria, formada pelos administrados cidadãos, que querendo ou não devem se sujeitar às determinações sem o direito de reclamar ou se contrapor.

O trabalho dos detentores do Poder e seus aliados são nos persuadir e nos manipular para sempre tirar vantagens próprias, pois suas sobrevivências dependem disso. E a história da humanidade demonstra que eles nunca, jamais, vão abrir mão dessas técnicas manipulatórias tão facilmente.

Maquiavel já afirmava em sua obra O Príncipe que são dois os caminhos pelos quais se conquista um Estado ou se chega ao Poder: a) pelo desejo próprio do povo; ou b) pela “graça” dos poderosos.

Quando os poderosos percebem que não podem mais manipular e resistir ao povo, passam a criar e elevar a reputação de um de seus escolhidos e o elevam ao Poder, para a sua “sombra” Poder satisfazer suas ambições. Do mesmo modo, o povo, ao perceber que não consegue resistir à força dos grandes poderosos, passa a criar e elevar a reputação de um concidadão e o eleva ao Poder para defender-se sob sua autoridade.

Dessa forma temos que aquele que alcança o Poder auxiliado pelos grandes e poderosos mantém-se com maior dificuldade do que aquele eleito pela real e transparente vontade popular. A explicação é simples, pois aquele que alcançou o Poder através de articulações e manipulações dos poderosos estará cercado de muita gente a qual deve favores e, por isso, não pode comandá-los, tampouco agir pela sua própria vontade.

Já aquele que alcança o Poder pela vontade do povo, acha-se só, e ao seu redor só alguns poucos estão dispostos a seguir suas propostas, orientações necessárias para a modificação do sistema. E a grande questão é que não conseguirá honestamente contentar os grandes sem ofender o povo. E não satisfazendo os poderosos, a oposição a seu governo será constante e diária, pois são detentores dos órgãos que possibilitam a manipulação das informações. Porém, como chegou ao Poder realmente pela vontade popular, poderá satisfazer o povo, cujas vontades e desejos são mais honestos que os interesses dos poderosos.

Enfim, os que alcançam o Poder pela verdadeira vontade popular, na maioria das vezes, não conseguem manter suas posições, governar e implementar as mudanças que a população quer, pois são atacados diariamente por tudo e por nada, sem direito a defender-se na mesma proporção.

Ao implantar as mudanças necessárias, terá como inimigos ferozes todos os que eram beneficiados pelo sistema antigo e encontrará defensores tímidos naqueles que serão beneficiados pelo novo. Essa fraqueza se origina do medo de emitir opiniões e críticas, visto as retaliações ilegalmente aplicadas através de prisões, bloqueios, impostas pelos que ainda permanecem nas instituições, sem nenhum respeito à segurança jurídica e ao devido processo legal.

A questão que fica é: Será que realmente todo Poder emana do povo?

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

7 Comentários

  • Darsio 23/12/2022
    De novo professor. O Conselho da Eletrobrás, agora privatizada pelo seu genocida, acaba de conceder aos seus membros, aumentos salariais dignos de reis. Assim sendo, o presidente do conselho, Wilson Ferreira Júnior, terá o seu salário aumentado dos atuais e miseráveis R$ 52,3 mil para os mais miseráveis ainda, R$ 300 mil por mês. Advinha quem pagará essa conta, professor? Nós os trouxas contribuintes, pois podemos esperar por mais aumentos na conta de luz. VIVA O GENOCIDA!!
  • Darsio 23/12/2022
    Mais uma professor. O indulto do GENOCIDA aos seus comparsas, os policiais bandidos e assassinos, tende a reforçar as milícias. São os direitos individuais da bandidagem se colocando acima do cidadão de bem.
  • Darsio 23/12/2022
    SILVINEI VASQUES, O AMIGO DO GENOCIDA QUE, USOU A PRF PARA IMPEDIR NORDESTINOS DE VOTAR NO LULA, APOSENTOU COM SALÁRIO INTEGRAL E AOS 47 ANOS de idade e com apenas 20 anos de contribuição. SERIA ISSO, PRIVILÉGIO PROFESSOR? Afinal, o cidadão comum aí está lutando para ter a sua aposentadoria minguada aprovada e, muitos somente se aposentarão quando receberem o terno de madeira. Isso mesmo! Somente após a morte. E aí professor! ONDE ESTÁ A SUA PREOCUPAÇÃO COM AS CONTAS PÚBLICAS NESSE DESGOVERNO GENOCIDA E NEONAZISTA BOLSONARO?
  • Diva Maria de Oliveira 22/12/2022
    Todo poder emana do através de seus representantes legais ? Foi ai que nossas reais necessidades ficaram para trás.
  • José 18/12/2022
    Um dia esse Sr. foi meu professor na FDF e eu acreditei que ele era um bom professor! Que pena que ele se transformou nisso! Depois de tudo está propagando \"teoria da conspiração\". Daqui a pouco vai falar que uma \"nova ordem mundial\" etc. Triste, mais um que vive em mundo paralelo!
  • Darsio 18/12/2022
    Quando uma bolsominion publica numa rede social de que o Lula é na verdade o Bolsonaro que, mudou de corpo e, o rebanho de psicopatas acredita nessa insanidade, logo poderíamos falar de manipulação. Mas, nesse caso estamos falando de malucos, dementes, doidivanas, lunáticos, alienados, insanos, desequilibrados, birutas, pancadas, zuretas, varridos, sandeus, adoidados, amalucados, tresloucados, tontos, variados, lesos, orates, giras, mentecaptos. Haja sinônimos para descrever esses derrotados que, o senhor não se cansa de defender, hein professor! Afinal, o senhor também acredita que o Lula é na, verdade o Bolsonaro que mudou de corpo?
  • Darsio 17/12/2022
    Ei professor! Pare de ficar chorando. Vocês bolsominions perderam. Estamos livres do genocida neonazista. Não [e verdade alex muuuuuuuuuuuuuu?