OPINIÃO

As liberdades individuais

A tradição dos direitos e liberdades individuais está enraizada na “Constituição de Moisés”, e foi desenvolvida de forma bem diligente. Leia o artigo de Toninho Menezes.

Por Toninho Menezes | 03/12/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para o GCN

A tradição dos direitos e liberdades individuais está enraizada na “Constituição de Moisés”, e foi desenvolvida de forma bem diligente e com sucesso nas leis da Inglaterra e dos EUA. Nesses países, os direitos e liberdades do indivíduo nunca existiram por si mesmos, mas fizeram parte de uma extensa estrutura do que pode ser chamado de “instituições livres”. Elas estabelecem que:

a) as leis das nações precedem à vontade do presidente ou rei e surgem e ocorrem independentemente de sua vontade;

b) os poderes do presidente ou rei são limitados pelos representantes do povo (Legislativo), de quem deve obter conselho e consentimento para administrar a nação, alterar as leis, nomear gestores públicos que irão governar os cidadãos;

c) os direitos dos cidadãos somente podem ser “invadidos” pelo Estado Juiz por meio do devido processo legal;

d) as leis são ordenadas de modo a proteger, entre outras coisas, o direito dos cidadãos à vida, à propriedade, a liberdade de expressão, locomoção, associação, religião dentre outros; e

e) eleições públicas são realizadas para nomear funcionários em alguns ramos do governo.

Ao estudarmos essas características das instituições livres, chega-se a conclusão que as liberdades garantidas aos cidadãos em sua convivência social não são algo que os indivíduos simplesmente têm por natureza, mas são, pelo contrário, o resultado de um mecanismo complexo desenvolvido ao longo de muitos séculos de tentativas, de erros e acertos.

Para que as liberdades individuais estejam equilibradas com os poderes dos governantes, existem as leis. Para aplicá-las deve haver juízes independentes. E todos precisam aceitar que seus poderes são limitados pelo cumprimento dos dispositivos legais, principalmente os previstos na Constituição Federal, lei maior que deu origem aquela República Federativa.

Muitas vezes comentamos que na evolução da vida em sociedade, dos costumes à lei e da lei ao direito, sempre houve conflitos, em que os detentores do poder, usando de força tirânica, ora usando “falsamente a democracia”, impuseram seus objetivos, não necessariamente de acordo com a vontade dos cidadãos.

A lei, mesmo nos mais avançados sistemas democráticos, embora feitas para dirigir-se a governantes e governados, por serem feitas pelos governantes, obrigam mais os governados (cidadãos) que os próprios governantes. Assim, queiram ou não, a maior ameaça às liberdades individuais são as próprias autoridades, que nos seus interesses individuais, políticos-partidários, escondendo-se atrás de argumentos nem sempre verídicos, cometem espoliação legalizada.

Para finalizar, pedimos licença para repetir o que sempre conceituamos por Estado Democrático de Direito: É aquele Estado que tem o poder de impor condutas aos seus administrados, igualmente tem o poder de impor sanção pelo descumprimento de suas leis, porém para ser considerado um Estado Democrático de Direito em sua plenitude, esse mesmo Estado também tem que se sujeitar as normas legais positivadas. E isso não ocorre no Brasil, pois nossas autoridades, detentoras do Poder, não se sujeitam às leis utilizando-se de subterfúgios que afrontam as leis na busca da perpetuação no Poder.

Toninho Menezes é mestre em direito público, advogado e professor universitário.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

10 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Darsio
    15/12/2022
    Olha só professor! Não é que um desses bolsominions psicopatas apareceu para defender o seu discurso. Mas, e aí professor? Seria esse sujeito mais vagabundo e psicopata a entrar em um dos ônibus que, levarão os patriaotários para Brasília com o intuito de praticarem mais terrorismo? Espero que ele tenha comido a pica nha.
  • Alex
    15/12/2022
    KKKKKKKK Como é hilário ver o puldo latindo para a lua sozinho. KKKKKKKKKKKKK
    • Darsio
      15/12/2022
      Ei alex Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu! Tava sumido hein! E aí, como vão os seus colegas de insanidade, os patriotários? Você vai se juntar a eles e ir para Brasília assistir o Lula assumir o poder? E, já foi buscar a sua pica nha?
  • Darsio
    15/12/2022
    Vamos a um resumo da reportagem da FSP. Em Brasília os bolsominions colocaram fogo em dois ônibus e em vários carros, além de destruírem equipamentos públicos; em uma cidade de Rondônia quebraram a adutora com escavadeira, além de apedrejarem caminhoneiros, saquearem e colocarem fogo em carros; no Pará atiraram contra policiais da PRF; No Mato Grosso depredaram uma praça de pedágio, queimaram caminhões e sequestraram um funcionário; Em Santa Catarina explodiram bombas caseiras, além de pregos para furar pneus e barricadas. E, olha que ainda não mencionamos sequestros, assassinatos, o impedimento das pessoas circularem livremente pelas rodovias e avenidas, do impedimento da passagem de ambulâncias e de viaturas levando órgãos para transplantes etc. E AÍ PROFESSOR! TODO ESSE VANDALISMO PRATICADO POR ESSES DEMENTES PSICOPATAS FASCISTAS, QUE CREEM NO BOLSONARO COMO SENDO A RENCARNAÇÃO DE CRISTO, CONFIGURA-SE COMO LIBERDADE DE EXPRESSÃO?
  • Darsio
    15/12/2022
    Ei, professor. Você já contribuiu com a vaquinha organizada pela maquiadora brasiliense, Gabi Braga? Pois é. Ela teve o seu carro queimado pelos psicopatas terroristas bolsominions que, fazendo jus a todos esses adjetivos e muito mais, depredaram Brasília, destruíndo carros, ônibus e equipamentos públicos. Ela é pobre e depende do carro para trabalhar, bem diferente desses vagabudos que ficam acampados em frente de postos militares e que são representantes dessa elite podre que nunca trabalhou na vida e que sempre se sustentou por meio da exploração sobre quem realmente trabalha. Mas, todo esse terrorismo seria direito a liberdade, professor? Podem os adeptos da tese de que o Mito Genocida é a reencarnação de Jesus Cristo, destruir as vidas de muitas pessoas, até mesmo as ameaçando de morte?
  • Darsio
    13/12/2022
    Olha só professor! A UERJ foi utilizada por deputados bolsonaristas para contratar cabos eleitorais para lhes fazer campanha, assim como para o Bolsonaro. Isso mesmo. Usaram verba da educação para se reelegerem. Há farta documentação que comprova tudo isso. Mas, professor! E como fica o seu olhar de preocupação com as contas ´publicas nesse país? Parece que o senhor se preocupa com a PEC da transição que, busca garantir recursos para o Bolsa Família, mas não dá a mínima para a roubalheira praticada pela família Bolsonaro e toda a quadrilha que a cerca que, como temos visto arrombaram os cofres públicos e surrupiaram até as últimas moedas. E, aí professor. Qual a sua opinião sobre tudo isso?
  • Darsio
    13/12/2022
    Mas, professor! Viu só a baderna, a depredação e o vandalismo praticado em Brasília pelos seus colegas de mito? Fora a insanidade e a incapacidade cognitiva, a prática de vandalismo e violência por parte desses psicopatas constituem liberdade de expressão ou crime? Certamente, se fosse o MST o senhor diria se tratar de crime inafiançável , mas como são pessoas que adoram o mito como sendo a reencarnação de Cristo, provavelmente tudo isso seria um direito constitucional.
  • Darsio
    12/12/2022
    É hoje professor. É o dia da diplomação do Lula como presidente. É a esperança de que os militares sejam varridos para seus redutos, que as instituições democráticas voltem a funcionar e que os direitos humanos e a sustentabilidade constituam em nortes para o desenvolvimento desse país. E, não menos importante será ver o Bolsonaro e sua quadrilha na cadeia, pagando pela roubalheira praticada e pelas milhares de mortes que causaram.
  • Darsio
    07/12/2022
    Mas, professor. Bolsonaro torrou bilhões de reais da previdência em seu projeto de reeleição e, agora há o risco de não haver dinheiro para o pagamento de aposentados e pensionistas. Mas, creio que o senhor deve estar aplaudindo a solução encontrada para esse problema que, como sabemos foi a promoção de mais uma aposentadoria ao Bolsonaro, agora como parlamentar. Mas, professor! As novas regras de aposentadoria não deveriam valer para o Genocida?
  • Darsio
    07/12/2022
    Ei, professor! O que vai acontecer com esses cortes e mais cortes feitos pelo seu Bolsonaro para tapar o abismo criado por ele nos cofres públicos, com o intuito de financiar a sua reeleição? Veja, professor. Nem dinheiro para as universidades pagarem as folhas de pagamentos de seus quadros de funcionários, elas possuem. Hospitais universitários podem entrar em colapso, pois não há dinheiro para honrar os salários dos médicos. Sei não professor, mas acho que se o MEC tivesse se orientado pela educação ao invés de presentear pastores com barrinhas de ouro, talvez haveria mais dinheiro.
  • Darsio
    04/12/2022
    Uma dúvida! O que é cidadão na sua concepção, caro professor? Pelo que está implícito em seu texto, cidadão é unicamente a pessoa que votou no Bolsonaro e o adora como se fosse a reencarnação de Jesus Cristo. Oras! Não se respeita a liberdade da maioria que votou contra o seu Bolsonaro? Seus seguidores possuem o direito de obstruir rodovias e impedir a liberdade das pessoas de ir e vir? Possuem o direito de usar da violência contra as pessoas contrárias as suas ideias insanas, incluindo até mesmo uma criança que, como noticiado nos jornais, foi estrangulada por policial em Minas Gerias, por simplesmente ter cantado a música do Lula? As eleições terminaram, Lula assumirá o governo e vida que segue. Afinal, o que se observa nesses psicopatas que, como temos visto, apelam até mesmo para os extraterrestres e nutrem eles mesmos de fake news, não é uma questão de liberdade, mas de internação num sanatório. E, já!!!!!!! PERDEU, PROFESSOR! PARE DE FICAR CHORANDO E ACEITE AS REGRAS DA DEMOCRACIA.