VITÓRIA

'Sino dos valentes' toca para Maria Clara na Espanha após dois meses de tratamento

Por Higor Goulart | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Maria Clara Miranda passou por última sessão na Espanha no dia 7 de novembro
Maria Clara Miranda passou por última sessão na Espanha no dia 7 de novembro

A garota Maria Clara Miranda, de 10 anos, venceu mais uma batalha contra um tumor cerebral que ela luta desde abril. No dia 7 de novembro, ela realizou a última sessão de protonterapia, na Clínica Universidad de Navarra, em Madri, na Espanha.

Foram quase dois meses na terra espanhola. A pequena chegou em Madri no dia 22 de setembro, após alcançar R$ 700 mil em doações no dia 3 de setembro. Desde então, foram 25 sessões do tratamento, que terminou sem complicações. O fim do tratamento foi comemorado com um toque da vitória, no ‘sino dos valentes’.

“Maria realizou a última sessão e com um ótimo prognóstico até aqui – sem efeitos colaterais como enjoo, vômito, convulsões e dor de ouvido, e sem perda de apetite, tontura, fadiga e problemas hormonais. Maria está bem”, comemorou a mãe da francana, a artesã Jéssica Costa, em publicação no Instagram.

De acordo com a postagem, Maria ainda seguirá sob acompanhamento durante seis semanas na Espanha enquanto aguarda o diagnóstico de cura do tumor. “Precisamos esperar que a região do cérebro que recebeu a radiação desinche para só depois ser avaliada por exames de imagem. Mas eu já tenho a certeza da cura da Maria”, escreveu a mãe.

O procedimento realizado por Maria na Espanha não existe no Brasil. A opção pelo tratamento de protonterapia aconteceu para evitar sequelas no cérebro – algo que poderia acontecer nas sessões de radioterapia, que seriam realizadas no Brasil.

Além da notícia do fim do tratamento, Maria ainda foi agraciada com o nascimento da sua irmã Manuela. A caçula nasceu no dia 9 de novembro, dois dias depois da última sessão. “Viemos para a Espanha buscar uma bênção e voltaremos com duas. Essa semana nasceu a irmãzinha tão esperada por ela”, disse Jéssica.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários