NOSSAS LETRAS

Duas Vozes

Hoje é meu aniversário e não por acaso meu inferno astral caiu junto com o resultado das eleições, meu corpo deu sinais, reagindo ao meu silêncio.

Por Francisca da Adelaide | 05/11/2022 | Tempo de leitura: 3 min
Assinado com pseudônimo em memória das vítimas da ditadura militar

Hoje é meu aniversário e não por acaso meu inferno astral caiu junto com o resultado das eleições, meu corpo deu sinais, reagindo ao meu silêncio ensurdecedor. Como esse é meu remédio, tomo meu bloco de notas, única arma que me resta no momento para libertar o grito entalado dos meus 40 anos.

Acho interessante, para não dizer trágico, como a gente resolveu separar o joio do trigo com as nossas próprias mãos, como se estivéssemos no dia do livramento final, você é assim pra cá, você é assado pra lá, já conhecemos essa história de extermínio, uma triste constatação. Acho bonito, para não dizer alucinante, pessoas com a bandeira do Brasil supostamente lutando pela democracia, e pedindo a intervenção militar, oi? Democracia: liberdade com limite, intervenção militar: limite sem liberdade.

Acho lindo, para não dizer criminoso, como as pessoas perderam a noção de empatia, de respeito com as diferenças de sexo, raça, trabalho, credo religioso e convicções políticas.

Acho maravilhoso, para não dizer perigoso, as pessoas se mobilizarem para água e mantimentos da manifestação, mas não estenderem as mãos para a fome, a miséria, na porta ao lado.

Em pleno século XXI voltamos à balbúrdia, ao fim do fim da civilização, um duelo em que quem perde é exatamente essa aclamada nação.

Uma guerra santa, social, econômica e cultural não tem outra solução que não o diálogo, a presença, a escuta, para uma transformação pacífica. Não às armas é a primeira lição, se as armas resolvessem alguma coisa, os presídios estavam vazios e a Ucrânia e a Rússia em harmonização, caríssimo Presidente.

Onde foi que erramos, D. Pedro? Já se aproxima a proclamação da República e essa pergunta não quer calar. O senhor foi tão digno, mãos limpas de corrupção, e a turma que veio vindo tudo uma belezura. Pronto, é isso, a corrupção nasceu somente em 2003 com o governo do PT. Sim, se acabarmos com o PT acaba a corrupção, Deus tenha misericórdia de nós, retire essa ovelha negra da família, estou arrepiada, nossas preces serão atendidas, a Globo e a Veja mostraram todo esquema de corrupção do ex-presidente, lembra? As mesmas mídias que a senhora condena agora e diz que são parciais?

Ainda bem que o Presidente atual é limpo, glória a Deus Senhor, preza pela família, falou uma coisinha ali sobre o aborto, bobinho, xingou uma jornalista ali, como ele é autêntico, elogiou um torturador, que bom, não elogiou bandido, pintou um clima é um jeito fofo dele falar, sempre usa essa frase. Você já ouviu, senhora? Não, mas a mulher dele disse. E por acaso a senhora ouviu falar de rachadinhas, sigilo de 100 anos, orçamento secreto, aquisição de 51 imóveis com dinheiro vivo? Ah, mas ele foi induzido, isso é coisa da mídia sensacionalista, a mídia não tem provas, ele é honesto. Tenho meus heróis da pátria (continência, mão para o alto) aquele juiz e aquele promotor que fizeram tudo juntinho na lava jato, depois o Tribunal falou que eles não podiam fazer tudo juntinho, oras não entendi. A senhora fez uma saudação nazista, é isso mesmo? Imagina, pobre de mim, é um jeito de demonstrar meu amor pelo país. A senhora sabe o que é nazismo, ditadura? Nada demais, virou um bicho de sete cabeças agora falar sobre isso, nada mais é do que a luta do bem contra o mal, só isso. Quanto mimimi, o problema são os bandidos, sempre foram, cadeia neles. De que bandido a senhora está falando, do seu primo que ficou preso três anos por tráfico e teve a libertação pelo tribunal superior? Dos congressistas? Da sua mãe que eu vi xingando um casal de homossexuais na Paulista? Do seu marido que deve milhões aos cofres públicos?

"Ouviram do Ipiranga às margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos..."

A senhora está cantando no meio da nossa conversa? Sim, tudo pelo meu povo, pela minha família, chega, uma pessoa do bem como eu perdendo meu tempo com um ser vil como você, vai tomar seu remedinho para essa loucura, vai. Pátria Amada Brasil!

Senhora?

Deitado eternamente em berço esplêndido…

Senhora, sua cartela de gardenal caiu no chão.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.