GOLPISTAS

TSE bane grupo do Telegram com 1,1 mil francanos que defendiam 'intervenção'

Por Kaique Castro | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Mensagem de que o grupo foi bloqueado aparece quando usuários tentam entrar na conversa
Mensagem de que o grupo foi bloqueado aparece quando usuários tentam entrar na conversa

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) baniu na tarde desta quinta-feira, 3, uma comunidade do Telegram com mais de 1,1 mil participantes de Franca que estavam à frente de manifestações contra o resultado das eleições presidenciais.

O grupo inicialmente tinha o nome de “Paralisação Franca”, mas após uma sequência de outras contas banidas, os administradores, com medo de terem o seu grupo também excluído, mudaram a denominação para “P-Franca”. Após o banimento, o nome foi alterado novamente, para “t.me/informafrc” – mas permaneceu bloqueado.

As conversas no grupo eram sobre como eles se organizariam nas manifestações. Serviam também para arrecadar ajuda para os caminhoneiros que permaneciam no posto Paineirão. Muitas notícias falsas eram publicadas de minuto em minuto, algumas desmentidas pelos próprios participantes.

Depois do banimento, muitos usuários reclamaram em vários grupos de WhatsApp criados para a mesma intenção. Os manifestantes também criaram contas em outros aplicativos de mensagens.

"Intervenção federal"
Durante o período eleitoral, grupos somando mais de 500 mil participantes já haviam sido bloqueados pelo TSE. Depois do resultado das eleições, comunidades virtuais começaram a ser usadas pelos manifestantes, que pediam intervenção militar. Passadas 72 horas da eleição, contagem que eles próprios estabeleceram, passaram a pedir "intervenção federal". Um dos argumentos seria "o cumprimento do artigo 142 da Constituição".

Fake news
Um usuário fez a seguinte manifestação fake news no grupo de golpistas de Franca: "Notícias de dentro do quartel. Os militares já querem e estão de prontidão. Mas precisa de mais gente nas ruas (...) Se o movimento ficar bem forte, talvez às 20:00 teremos surpresas positivas. (...) Está muito perto!".

Outro golpista francano divulgou um post com uma espécie de passo a passo de como se daria a engenhosa "intervenção militar": militares tomam as ruas; Congresso e Supremo Federal são desfeitos; após 3 meses, convocação de nova eleição, "em que o Presidente fica proibido de concorrer".

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

7 Comentários

  • Mauro Filho 04/11/2022
    O Lula implantou o Mais Médicos, agora ele terá que implantar o Mais Psiquiatra! Aumenta o Gardenal !!!!!!
  • Nacionalista 04/11/2022
    Tanto mimi para nada, em um país de cultura de escravos dos sistema, onde 10% da população entende de constituição e 1% é nacionalista. Ficam brigando igual crianças por causa de doce acordem, para realidade, nem presidente vai mudar país, que muda um país é o povo. Vocês acham que sabem o que é democracia! Mas vivem em sistema neodemocrata, se não te dão poder de vetar nada só se ser escravo de ir votar em alguém que vocês pensam que vão mudar algo la dentro. Esse país não funciona, com este tipo de sistema. O correto seria uma frete 3 poderes judiario, legislativo e plebiscito. Mas não só no papel como fazem. Dizendo que é um país democrático onde não existe o poder da 3 força o plebiscito. Que somos nos. Acorda BRASIL BRIGAR EM SI MESMO NÃO VAI LEVAR O PAÍS PARA FRENTE.
  • Darsio 04/11/2022
    Apologia ao nazismo, ameaças de morte a petistas, luta contra o comunismo e a invasão venezuelana, intolerância e ódio aos que, amparados na constituição pensam diferente, sequestro da bandeira nacional. Meu Deus ! Esses extremistas de direita são uma mescla de insanidade mental e de bandidagem. Com esses caras não existe possibilidade de diálogo, pois são de um ódio e de uma debilidade mental impossível de ser descrita até mesmo pelos mais renomados psicólogos. Só faltam dizer que estamos sendo invadidos pelos marcianos e, comunistas, é claro. Poderia sugeir distribuir a esses caras, algumas Carteiras de Trabalho, mas tudo indica que eles não são nada chegados a trabalhar na vida.
  • Lee Sant´\'ana 03/11/2022
    Alex Múúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúú O LETRADO PAI DE SANTO E O SEU ESPOSO BARBUDO !!!!!!!!! VOCÊ NÃO CANSA DE PASSAR VERGONHA HEMMMMMMMMM !!!!! SAI DE RETRO SEU VAGABUNDO BADERNEIRO !!!!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    • Alex 04/11/2022
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. O Lezadinho Antana acha que tem só um Alex no mundo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Como diria o Chaves: Que burro! Dá zero pra ele. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
  • Botta 03/11/2022
    Bando de delinquentes e arruaceiros. Vergonha nacional. Nazistas!
  • Prof. Vermelho 03/11/2022
    Parabéns ao TSE que pede intervenção militar ou federal ou saba lá qual maluquice passe pela cabeça doentia desses nazifascistas. Que sejam identificados e devidamente processados. E os \"policiais\" que fizeram motim que seja exonerados de seus cargos. Eu não me sinto seguro que um agente de segurança que concorda em retirar meu direito à liberdade. Muito bem feito.
  • Kleber 03/11/2022
    A imprensa, o congresso , o buteco da esquina, enfim... Sabem que não vai ter intervenção nenhuma, que não há legalidade para tal. Deixa o povo desabafar, daí fica parecendo sensura. Vai ver se eles ficam bloqueando outros grupos com outros temas. Liberdade de expressão, não está ofendendo e nem ameaçando nominalmente ninguém.