
A nutricionista e empresária Isadora Latuf Jardim fez uma live em suas redes sociais e, ao comentar a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez afirmações de cunho homofóbico, o que provocou reação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Franca e do Coletivo Arco-Íris, nessa terça-feira, 1º. O deputado estadual eleito Guilherme Cortez (PSol) divulgou que representou contra Isadora junto ao Ministério Público Estadual.
"Tenho amigos homossexuais, os amo, os respeito. Não desejo isso para os meus filhos, como mãe e como cristã. Vou amar os meus filhos sempre, de qualquer maneira, mas eu não desejo isso para os meus filhos", diz a nutricionista em vídeo que circula pelas redes sociais.
Ela segue afirmando que quer que seus filhos "cresçam sabendo o que é a família, o que é o amor do homem e da mulher, e que sexo é uma delícia". "Só que é uma delícia quando feito com amor, é uma delícia quando feito depois de um sacramento, é uma delícia quando feito como um ato divino que serve para a gente procriar, também, né?"
Isadora diz, ainda, que se não for para fazer sexo com pessoa do sexo oposto, que a pessoa procure outras formas de prazer. "E se, por um acaso, não for da vontade da pessoa ter relação sexual sobre (sic) essas circunstâncias com o sexo oposto, ela precisa ter prazer de outra maneira. Ela não precisa ter um ato sexual e uma relação amorosa com uma pessoa do mesmo sexo para ela conseguir ter prazer. Eu acredito nisso."
Ela ainda comenta a fake news sobre o banheiro unissex e a ideologia de gênero. "Eu quero que meus filhos falem o feminino e o masculino nas palavras, eu quero que eles usem o banheiro de mulher e de homem, porque nós somos diferentes. Mulher e homem é (sic) diferente."
"O que eu estou falando aqui é muito forte, é muito sério. Por isso, eu não me conformo com quem dá um voto (no Lula)".
Após o vídeo de conteúdo homofóbico viralizar, a OAB Franca (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Coletivo Arco-Íris divulgaram notas de repúdio contra a nutricionista (confira a íntegra abaixo).
O Coletivo Arco-íris afirmou que vai tomar as providências cabíveis contra Isadora Latuf Jardim. O deputado eleito Guilherme Cortez publicou um vídeo nas redes sociais. "Representei contra a blogueira homofóbica de Franca no Ministério Público. LGBTfobia é crime e temos que dar uma lição para quem insiste em disseminar discursos de ódio: teremos tolerância zero com esse tipo de coisa. Bobeou, vai tomar processo", escreveu Cortez.
A reportagem tentou contato com a nutricionista, mas não conseguiu.
Nota da OAB Franca
A Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da 13ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de São Paulo vem manifestar repúdio e imensa indignação quanto às falas homofóbicas de influencer digital francana, expressas em suas redes sociais, por meio de uma (live) no Instagram.
Sua fala apresenta graves ofensas às pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ na medida em que conclui que não deseja que seus filhos sejam homossexuais "isso"; quando expressa claramente que homossexuais não são cristãos, quando alega que no meio homossexual não existe relações de afeto entre os casais ("sexo deve ser feito com amor") quando deslegitima o casamento e as famílias formadas por casais homossexuais.
Assim diz o art. 59 de nossa constituição federal: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, a igualdade, a segurança e à propriedade, nos termos seguintes":
Ainda que em 2019, o Supremo Tribunal Federal tenha decidido que atos de preconceito, praticados em razão de orientação sexual e de identidade de gênero são considerados crimes de homofobia e transfobia, os casos no país ainda são muito recorrentes. Somos o país que mais mata pessoas transexuais e travestis no mundo e por isto, atos e falas homofóbicas precisam ser fortemente combatidos.
O presente tema urge ser amplamente debatido tanto na sociedade quanto pelas autoridades e instituições democráticas brasileiras a fim de preservar os direitos e garantias fundamentais dos indivíduos pertencentes a estes grupos já tão marginalizados.
Desta forma, a Comissão de Diversidade Sexual e de Gêneros da 139 Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de São Paulo, em atenção ao seu propósito da construção de uma sociedade mais justa e igualitária, mais humana e livre de quaisquer atos de violência contra esta população tão discriminada, repudia, veementemente, o episódio supramencionado e outros do tipo.
Aproveita a oportunidade para reafirmar o compromisso da Comissão na defesa dos direitos e interesses da população LGBTQIAPN+.
Nota do Coletivo Arco-Íris
O Coletivo Arco-Íris vem a público repudiar as palavras da nutricionista e empresária Isadora Latuf Jardim. Disfarçada de opinião, ela profere um discurso LGBTfóbico, usando termos pejorativos como "ideologia de gênero", um conceito que nem existe.
Se a referida declaração seguisse apenas o viés há muito conhecido dos discursos com contexto bíblico, dos quais muitos líderes religiosos fundamentalistas seguem se valendo, não nos causaria tanto espanto. Porém, Isadora Latuf carregou sua fala com uma dose horrenda de preconceito, ódio e, principalmente, desconhecimento religioso.
O discurso de Isadora Latuf beira o absurdo, extrapolando a liberdade religiosa e de expressão, tornando-se um discurso odioso, fanático e amplamente desproposital, com consequências potencialmente desastrosas, principalmente para quem a acompanha.
Faz-se também urgente e necessário esclarecer que, apesar dos tempos sombrios que vivemos, encontramos no Judiciário Brasileiro o respaldo ante a inércia do Poder Legislativo, para que atitudes como as da referida não sejam apenas estatísticas. Sim, a mais alta corte de justiça do país, o Supremo Tribunal Federal, equiparou por meio da AD26 e do MI4733 os crimes LGBTIfóbicos aos crimes de racismo, crimes estes inafiançáveis e imprescritíveis.
Isadora Latuf atinge toda a coletividade da comunidade LGBTI+. Nos encontraremos nas barras da lei – a lei dos homens e das mulheres. Não se deve acreditar em um Deus como este pregado pela Isadora, que espalha preconceitos, estigmas e ódio!
Lembramos também, mais uma vez, que a sociedade brasileira é uma sociedade secular, e portanto, nenhum texto religioso - e sua interpretação, deve ter qualquer caráter de lei ou de mandamento social.
Já estamos tomando as providências cabíveis contra ela, visto que homofobia é crime.
Eduardo Valentino
Diretor Presidente Coletivo Arco-Íris Franca
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
23 Comentários
-
. 08/11/2022Existe a possibilidade de seus filhos ou filhas serem homossexuais, e você ao invés de aceitar, se posiciona contrariamente, não reclame se seus filhos passarem por episódios de ódio nas ruas, pois você é do grupo dos que não aceitam. Rese bastante para esse seu deus para que seus filhos sejam hetonormativos.
-
Botta 03/11/2022Não tem argumentos políticos e econômicos para defender o atual desgoverno, daí fica procurando argumentos na pauta de costumes. Lamentável. Sou cristão católico, praticante, da educação e religiosidade dos meus filhos eu e minha esposa cuidamos, não preciso de ajuda do governo para isso!
-
Maria 03/11/2022O senhor Visotto não sabe o que é liberdade de expressão. E nem homofobia.
-
Helio P. Vissotto 04/11/2022Desculpe-me D. Maria, mas não converso com anônimos!
-
-
Ana Maria 03/11/2022Quanto retrocesso! Quatro anos apenas e voltamos à Idade Média...Ainda bem que ainda podemos contar com pessoas como o Deputado Cortez e com instituições como a OAB.
-
TUTI 03/11/2022ANTES DE TUDO ... HOMOFOBIA É CRIME .. BABIE FASCISTA DE INTERNET .
-
Helio P Vissotto 03/11/2022Não pode mais ter opinião nesse país. Isso não é FOBIA, é OPINIÃO. Que saco de mundo chato!
-
JALIM HABBEI 04/11/2022Você foi aquele babava que tomou um tapão no rosto do Vergara não foi??? Merece mais vários!!!!
-
Luisa 05/11/2022Opinião é que roupa vc gosta, que político vc vota, que sabor de pizza vc quer, que cor vc prefere. O que é falado no vídeo não é opinião.
-
-
Aline 03/11/2022Rubens, coloque teu sobrenome e discutimos ate pessoalmente todas essas questoes. Infeliz e autoritário você.
-
rubens 03/11/2022Não há o que discutir, muito menos pessoalmente e com quem comete crime. Se você não entende de leis , procure um advogado que ele lhe explica melhor. Não se discute com criminosos. Nesse caso, cabe denúncia.
-
-
Maria da Silva 03/11/2022Preparem-se Cristãos, seremos perseguidos por querermos seguir o que diz a Palavra. Esse \"amor ao próximo\" só serve para quem pensa como eles!
-
Enio Borges 03/11/2022Preparem-se pra cumprir a lei! Homofobia é crime no Brasil. Lugares prontos para acolhe-los: Arábia Saudita, Hungria e Russia. Deve haver outros, é só pesquisar!
-
-
Rubens 03/11/2022O vídeo mostra bem o desespero dessa gente das trevas, com os primeiros raios de luz após a derrota do bozo. Imagina o que essa galera faz às escondidas seco que publica é desse nível.
-
adriana silva 03/11/2022A sexualidade das pessoas é da conta delas e não dos outros. Cada um cuide da sua vida!
-
Daniel 02/11/2022Empresária?
-
Enio Borges 02/11/2022Comentários deploráveis os dessa Isadora, que representam bem uma elite decadente e hipócrita. Como pode ela dizer que tem amigos homossexuais e os ama? Ela prega castidade aos homossexuais por estarem burlando uma suposta ordem natural. Será que os supostos amigos dessa hipócrita sabiam que ela pensava assim? Duvido. Sugiro que deixem essa \'amiga\' e seu pensamento arcaico pra trás. Estamos no século 21, onde a Isadora não pertence.
-
Luciano 02/11/2022O que as pessoas fazem na hora do sexo NÃO É DA SUA CONTA
-
Mara 02/11/2022Incofornada você irá ficar quando for condenada pelo processo que irá responder!
-
Sebastião 02/11/2022A primeira fissura de um radical é a sua radicalidade.
-
Empatia 02/11/2022Espero que um dia esse ser entenda o que é respeito e empatia ao próximo e aguardo o desenrolar das punições por se achar melhor que os outros. Esse nivelamento magro melhor que gordo, hetero melhor que homo, branco melhor que negro só mostra o quanto a população está regredindo. Seja cristão de verdade aceite todos como são, respeite-os
-
João Gomes 02/11/2022Parabéns! Também ensino isso aos meus filhos. E se ser HOMEM e MULHER é crime, como se chama essa outra situação? E deputado que se preocupa com isso é pq não tem o que fazer.
-
Aline 02/11/2022Bem lembrado João Gomes. Homem ou mulher. Agora essa cambada se seres que não sabem se querem ser homem ou mulher, aí complica e fere TDS os princípios. Deputado chatinho, querendo fazer graça pra ganhar fama entre os homossexuais, pensando na candidatura futura, a exemplo de Lula. Não temos preconceitos, mas tem coisas que não podemos aceitar mesmo.
-
Rubens 03/11/2022Mostra a cara. Faz um vídeo igual ao dela, torne público e assuma as consequências. Tem coragem de sair do armário?
-
-
Wilson Silva 02/11/2022Cada um têm uma opinião, tenho certeza que essa empresária falou o que muitas pessoas têm vontade de falar e não têm coragem, porque nos dias de hoje não pode falar nada que já falam que a pessoa é racista, homofobica ,vivemos num país livre mas não podemos falar nada que já é crime.
-
Rubens 03/11/2022Mostra a cara. Faz um vídeo igual ao dela, torne público e assuma as consequências. Tem coragem de sair do armário?
-
-
Tadeu Siqueira 02/11/2022Heterossexualidade radical é o primeiro sintoma da dúvida da própria sexualidade.
-
Mirt0 Felipin 02/11/2022eu não me admiro com as opiniões dessa senhora. está totalmente de acordo com as idiotices e insanidades de qualquer bolsominion raiz. ela se mostra tão nanocéfala quanto qualquer bolsominion caminhoneiro que está bloqueano estradas, colocando inclusive crianças como escudo, e promovendo, até mesmo, problemas de saúde, tipo impedimento de hemodiálises, consultas médicas, abastecimento e muito mais. ela é a típica bolsominion raiz, ou seja, deve ter sérios problemas de encarar a realidade, então, prefere o ópio do golpe. tenha dó, minha senhora, vá se informar melhor e seja adulta o suficiente para não apoiar que o Brasil vire uma Venezuela.
-
Indignada 02/11/2022Coitada esqueceu de tomar o remedinho hoje e tá precisando aumentar a dosagem pq já não tá fazendo efeito!! Aff
-
Zeca 02/11/2022Ela me representa......tô junto
-
João Gomes 02/11/2022Me representa também! Estou de saco cheio desse mimimi dessa cambadinha.
-
UI 03/11/2022ENTAO AJUDA A PAGAR O PROCESSO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CAMBADA DE ESGOTO
-
-
luciano 02/11/2022te 57 anos ate hoje nao entendo o que e democracia tenho 57 anos ate hoje nao sei o que e democracia