LEGALIZAÇÃO

'Pai' do Proerd em Franca quer debate sobre drogas com deputado eleito

'Não envergonha as 45 mil pessoas que me elegeram deputado estadual', diz Guilherme Cortez, sobre seu posicionamento a respeito da legalização.

Por Pedro Baccelli | 06/10/2022 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Reprodução

O ex-candidato a deputado estadual Mambrini do Proerd e o recém-eleito Guilherme Cortez, respectivamente
O ex-candidato a deputado estadual Mambrini do Proerd e o recém-eleito Guilherme Cortez, respectivamente

Derrotado nas urnas no último domingo, 2, Mambrini do Proerd (PRTB) "intimou" o deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) para uma audiência pública na Câmara Municipal de Franca. A pauta é a legalização do uso de drogas, apoiada pelo parlamentar recém-eleito.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Mambrini diz que gostaria que a filmagem chegasse até Cortez e o parabeniza pela vitória. A “formalidade” termina por aí, e logo ele se apresenta ao público. “Sou o policial que implantou o Proerd nas escolas de Franca e região no ano de 1997. São 25 anos ensinando crianças e adolescentes a dizer não para as drogas”.

Quem estudou em escola pública a partir dos anos 2000, possivelmente participou do Programa Educacional de Resistência às Drogas, conhecido pela sigla Proerd. Nascido em Los Angeles, nos Estados Unidos, o projeto se espalhou por 58 países do mundo. No Brasil, está presente em todos os estados da federação desde 2002. Com esta bandeira, Mambrini foi eleito vereador, na época pelo PMN, entre 2005 e 2008.

Depois de recordar o trabalho realizado, o policial afirmou que continuará lutando por seus ideais e mudou o foco para Cortez. “Vi que no seu material de campanha, entre outras pautas, o senhor defende a legalização da maconha”.

Mambrini sugeriu um encontro para discutir o tema. “O senhor topa fazer uma audiência pública na Câmara Municipal de Franca para a gente discutir esse tema? Vamos marcar um dia e vamos discutir isso. Te aguardo”.

Procurado pela reportagem, Cortez rebateu falando que sua posição sobre a “fracassada” política de drogas no Brasil é “amplamente conhecida” e não o envergonha. “Aliás, não envergonha as 45 mil pessoas que me elegeram deputado estadual”.

O deputado estadual aceitou o convite. “Agradeço o convite e me coloco à disposição para discutir com o ex-candidato quando tiver tempo”, finaliza.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

19 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • henrique
    09/10/2022
    Trabalho em escola e reconheço a importância do PROERD em discutir abertamente com as crianças e jovens os prejuízos do uso de drogas (permitidas ou proibidas), retirando qualquer primeira impressão de curiosidade e da falsa sensação de \'ser o maioral\' por usar estas substâncias. Porém compreendo a visão que a luta do estado contra o tráfico está perdendo de lavada justamente pela repressão não levar em conta que o consumo existe, infelizmente (na minha opinião). Um debate relevante pode levar em consideração a forma como alguns estados dos EUA estão lidando com a liberação da maconha (onde a pessoa ainda é presa se dirigindo sob efeito, se usar em locais públicos, dentre outras normas) e permitindo que empresas sérias vendam este produto com devida qualidade comprovada, pagamento de impostos e fiscalização constante (apesar que documentários já denunciam que lá apenas grandes empresas conseguem as licenças, enquanto pequenas empresas ficam de fora deste mercado).
  • Carlos
    09/10/2022
    Mambrini faça o seu trabalho se é que acredita nele. Acho que você está pegando carona. Aproveita trabalhe no sentido de proibir o álcool através das leis.
  • Adriano
    06/10/2022
    Se legalizar, filho de empresário bolsonarista não vai poder vender na porta do coc né. Se legalizar, a polícia que recebe dos traficantes deixa de ganhar, né. ai não pode. Se legalizar, os grandes engravatados traficantes do pais deixam de ganhar, né. ai não pode. santa paciencia! as vezes eu me pergunto, o interesse pela forma que funciona o tráfico é de quem? dos pequenos que só perdem com isso não é.
  • Gustavo
    06/10/2022
    O Proerd foi um sucesso danado, aqui e em Los Angelis, caiu absurdamente o consumo de drogas nessas duas cidades. Parabéns. Um gênio do combate as drogas.
  • Alexandre Cesar Lima Diniz
    06/10/2022
    Seria interessante fazer uma pesquisa científica avaliando a eficiência do proerd nesses 25 anos. Quantas crianças se envolveram com drogas, etc. O proerd nunca se submeteu a uma pesquisa dentro do rigor científico, é um bom movimento de propaganda ideológica sem qualquer fundamentação científica sobre os métodos. Acredito que o Manbrini busca espaço após o resultado pifio nas eleições. O deputado eleito deve fazer essa discussão em uma universidade com acadêmicos e não servir de escada.
  • Anônimo
    06/10/2022
    Sou um dos ex alunos do sargento Mambrini, usuário de drogas e eleitor de Guilherme Cortez. Depois de mais de 20 anos de Proerd, o que mudou? As drogas continuam a vencer a guerra promovida contra elas, já não é hora de tratar o assunto com mais seriedade e menos conservadorismo?
  • Freitas
    06/10/2022
    Legalização não diminui tráfico, dêem uma pesquisada no sucesso (só que não) que o Uruguai teve. O número de assassinatos pelo narcotráfico aumentou, também houve aumento na apreensão de maconha ilegal. Desviam a produção de fazendas autorizadas para venda no mercado ilegal. Os traficantes continuam faturando e a criminalidade aumenta, simples assim. O dia que esse país funcionar e a justiça realmente fizer justiça, mantendo condenados no seu devido lugar, a cadeia, poderemos discutir esse assunto.
  • Rogério
    06/10/2022
    Este debate vai ser muito bom, porque se tem uma coisa que o pessoal do PSOL entende é maconha.
    • Ademar Mitta
      07/10/2022
      E se tem uma coisa que bolsonarista entende é de vida mansa, vagabundagem, rachadinha, picaretagem, mentira, motociata para matar trabalho, trocar favores com milícia, andar de jet ski para matar trabalho, incompetência, anti-ciência, matar trabalho sem motivo, violência gratuita, misoginia, machismo, homofobia, racismo, matar trabalho para bajular gente escrota, etc
  • Fernando M.
    06/10/2022
    Consumo de maconha e derivados (com ampla utilização médica) produzida de modo controlado com elevados padrões de qualidade por empresas qualificadas, fiscalizadas pelo Estado, regulamentado por leis claras, pagando impostos, e ainda por cima, tirando este negócio do domínio do crime organizado, tem sido a solução adotada com sucesso por dezenas de países avançados. Se bebidas alcoólicas fossem proibidas até hoje, como no início do século passado, quem estaria produzindo, lucrando, e com que qualidade? Maconha é consumida pela humanidade a milênios. Regulamentar a produção e o consumo é uma solução, só que isto vai contra o interesse de traficantes e alguns políciais corruptos que extorquem os criminosos. Liberar a maconha nada tem a ver com liberar consumo geral de drogas - isto é outra coisa completamente diferente. Pelo modo que este tal de Mambrini se posicionou, ficou a impressão que ele é um idiota retrógrado que nada sabe sobre o assunto. Ao \"intimar\" para um debate público, parece que a intenção dele é INTIMIDAR e APARECER. Qual a proposta dele para este resolver grave problema de saúde pública? Continuar proibindo e deixar do jeito que está? Encher as cadeias de consumidores e pequenos traficantes para virarem zumbis do crime organizado? Manter a polícia enxugando gelo ao invés de focar em coisas mais produtivas?
  • Geraldo Gomes
    06/10/2022
    Rachadinha é uma coisa droga tbm?, ou é só estelionato mesmo??.
  • Antonio Carlos
    06/10/2022
    Não é esse cara que era vereador que saiu na TV recebendo uma funcionária sua no gabinete trancando a porta e recebendo e contando o dinheiro que seria o pagamento do salário dela?. Se não for ele é muito parecido, mas, se for ele, que moral ele teria para debater alguma coisa com alguém??
  • adilson
    06/10/2022
    Esses programas anti drogas é fracassado , e pode ate piorar , pois tem criança~que desperta a curiosidade , a partir de saber que existem drogas . sobre discutir o tem com novo deputado , pra que ? nem dos 2 vai resolver o problema , só quer aparecer esse mambrini
  • Afonso Alves
    06/10/2022
    Esse nobre senhor foi afastado do cargo de vereador por ter sido flagrado praticando rachadinhas no gabinete. Não tem moral para debater com ninguém.
  • José Roberto
    06/10/2022
    Engraçado. É proíbido as drogas, mas, continuam vendendo. Prende traficante e continua vendendo droga enche as prisões solta todo mundo e continua vendendo droga de dia de noite. Aí quer liberar arma por que gera emprego, imposto. Ué?! Então libera algumas drogas também, pois, vai gerar imposto, emprego, renda, compra quem quer. Se você não quer é só não usar. A mesma coisa com aberto é proibido e apenas em 3 casos pode ser realizado estupro, risco de vida da mãe e anencéfalo. É proíbido,mas, continua existindo clínicas clandestinas, onde principalmente as mulheres ricas viajam para países onde é permitido como por exemplo Colômbia, Uruguai, Argentina. Aí a mulher pobre usa garfo, aspirador, faça, procura site na internet e continua tendo milhares de aborto no Brasil. Tráfico de drogas é proibido e até hoje não acabou, mas, arma gera emprego, imposto e renda. Cerveja é permitido mas tem um monte de alcoólatra solto por aí batendo em mulher atropelando os outros aí o código penal fala que não é doloso o cara bebe o dia inteiro atropela os outros e tudo bem. Brasil país da hipocrisia!!!
  • Gilmara Spereta
    06/10/2022
    Pessoal hipócrita, votou em um cara cujo partido quer liberar as drogas. É piada!
  • FAFA
    06/10/2022
    Estamos com Guilherme. Manbrini precisa estudar muito sobre o assunto. Não sabe o que esta falando, assim como todo conservador francano.
    • Kaka
      06/10/2022
      Esse mambrini já deu , homem sem educação credo não voto nem nunca votei.
  • Gabiroba
    06/10/2022
    Além de querer aparecer às custas do recém eleito deputado. O nobre policial, que amargura várias derrotas políticas podia discutir realmente a legalização da maconha, pois se ele acha que é proibido, é só andar pela cidade que vai ver o comércio a céu aberto, o uso em praças....E só os traficantes estão faturando e lucrando sobre sua venda. Já que não tem capacidade de frear o tráfico e o consumo, que legalize, fiscalize e recolha impostos. Sobre as crianças, o trabalho tem que continuar de forma a educar e mostrar oque acontece com quem usa drogas.
    • Luis
      06/10/2022
      Tá certinho Gabiroba! Vamos legalizar as drogas, fazer um programa para que os traficantes abram seus CNPJs, comecem a pagar impostos, assim tudo vai se resolver e quem sabe não diminui a criminalidade né (furtos, roubos, latrocínios entre vários crimes cometidos por usuários de drogas).
  • Ferdinando Silva
    06/10/2022
    Aproveitem que vão debater e falem um pouquinho a respeito do assunto de rachadinhas também. Ou será que esse é um assunto desagradável para alguém?.
  • Ariel De Castro Alves
    06/10/2022
    minha duvida sobre o assunto é a seguinte, uma planta em seu estado natural sem alterações, usada para vários tratamentos de saude, pq é considerada como droga? pq não tem impostos? o álcool que é produzido através de um processo químico é legalizado e vendido para todas as idades? esse é cobrado impostos. Se o senhor Mambrini souber me explicar o pq um é legalizado e o outro não, eu vou acreditar que quem esta errado seria o Sr Cortez.