'GATO'

CPFL descobre 551 ligações clandestinas de energia em Franca

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/CPFL
Equipes da CPFL realizam inspeções periódicas para combater a prática do furto de energia
Equipes da CPFL realizam inspeções periódicas para combater a prática do furto de energia

A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) identificou 551 ligações irregulares, o famoso "gato", em Franca, no período de janeiro a agosto deste ano. O balanço das ligações clandestinas foi divulgado neste mês.

Segundo a Companhia, o furto de energia encarece os serviços e afeta a todos, deixando a conta mais cara, além da instabilidade no fornecimento. A ligação clandestina, que é considerada crime, pode trazer riscos às pessoas e piorar a qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que sobrecarrega as redes elétricas.

Somente neste ano, de janeiro a agosto, a CPFL identificou e regularizou 4.684 ligações clandestinas em 63 cidades na região de Ribeirão Preto e Franca. O número foi 28,8% menor que o mesmo período de 2021, quando a empresa encontrou 6.586 fraudes, resultado dos investimentos da empresa para que os casos não se tornassem reincidentes.

“O resultado é fruto de uma estratégia de longo prazo e faz parte do trabalho contínuo da empresa, com investimentos em novas tecnologias, treinamento de equipes e processo de monitoramento e análise", disse o gerente de Recuperação de Energia da CPFL, Victor Rios Silva

A empresa segue com ações de prevenção aos furtos de ligação com os projetos de instalação de caixas de blindagem que permite apenas o acesso dos técnicos da CPFL, medição inteligente de maneira digital, e prevê um investimento de mais de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos, o maior valor voltado para ações contra furtos e fraudes realizado pela concessionária.

Clientes da CPFL Paulista podem contribuir, de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br.

Veja o balanço das irregularidades detectadas na região de Franca, no período de janeiro a agosto deste ano e do ano passado:

MUNICÍPIO

FRAUDES

2021

2022

FRANCA

519

551

BATATAIS

224

88

MORRO AGUDO

93

84

ITUVERAVA

86

75

SÃO JOAQUIM DA BARRA

13

73

ORLÂNDIA

63

55

GUARÁ

48

52

MIGUELÓPOLIS

13

43

IGARAPAVA

10

20

PATROCÍNIO PAULISTA

30

19

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Abreu 27/09/2022
    E rachadinha?, rachadinha pode, né?.