RELIGIÃO

A túnica de várias cores

Quando estudamos os fatos que envolveram a família de Jacó, concluímos que José era diferente de seus irmãos em todos os aspectos. Leia o artigo do pastor Isaac Ribeiro.

Por Pastor Isaac Ribeiro | 10/09/2022 | Tempo de leitura: 3 min
especial para o GCN

“E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.”
Gênesis 37.3

Quando estudamos os fatos que envolveram a família de Jacó, concluímos que José era diferente de seus irmãos em todos os aspectos. Por isso, seu caráter, sua devoção a Deus, sua obediência, o transformou no homem escolhido para cumprir suas promessas e proteger todos os descendentes de Abraão.

José, desde cedo, respondeu ao chamado de Deus, entregando tudo e, por isso, recebeu favorecimento de seu pai. Foi lhe dado um manto que o fez se destacar dos demais. Mas este favorecimento da parte de seu pai lhe custou caro. Custou a José cada um dos seus relacionamentos pessoais. Trouxe a ele rejeição, desentendimento e zombaria: “Seus irmãos, odiaram-no” (Gn. 37.4).

Mas, por que os irmãos de José se voltaram contra ele? Eles odiaram-no porque a retidão de José os fazia lembrar do chamado de Deus que eles haviam rejeitado. José era diferente, e esta diferença o tornou odiado e invejado entre seus irmãos, a ponto de vendê-lo como escravo para o Egito.

Aqui caro leitor, aprendemos que pessoas que desejarem se aproximar de Deus como José, poderão enfrentar resistência, mesmo dentro da própria família. Mas isto pouco importa, conquanto que seja cumprido o propósito de Deus em nossas vidas.

Os 75 membros do clã de Jacó teriam perecido na grande fome de âmbito mundial, e a promessa de Israel teria sido destruída, não houvera Deus se antecipado a tudo isto. Na verdade, cerca de 20 anos antes de a fome chegar, Deus já estava colocando em ação um plano para salvar o seu povo da destruição. Ele enviou José antecipadamente ao Egito. Por 20 anos, Deus trabalhou neste homem, isolando-o, provando-o, preparando-o para uma posição de autoridade. Sendo José aquele que haveria de ser transformado no salva-vidas dos escolhidos de Deus, Ele o manteve longe do pecado, para ser discipulado para o futuro dia de caos.

Baseado nesta história bíblica, dos descendentes de Abraão, afirmamos que tão certo quanto Deus guardou José, Ele hoje possui homens e mulheres que estão ocultos de todos os olhos. Estes estão na fornalha das aflições e tentações. Estão mortos para este mundo, nada desejando da sua fama, honra e dos seus prazeres.

Os anos se passaram e chegou o dia quando José se viu diante dos seus irmãos e foi capacitado a dizer: “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim, porém Deus o tornou em bem para fazer como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na Terra e para vos preservar a vida por um grande livramento. Assim, não fostes vós que me enviastes para cá e, sim, Deus, que me pôs por pai de Faraó e Senhor de toda a sua casa e como governador em toda a Terra do Egito” (Gn. 45.7-8).

Desta forma, permita Deus que sejamos influenciados pelo exemplo de José. Deus está nos chamando, convém que atendamos ao seu chamado.

Deus vos abençoe.

Isaac Ribeiro é pastor evangélico e presidente da Assembleia de Deus (Missão) em Franca.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.