Após quase sete décadas funcionando no mesmo local, com algumas partes do imóvel apresentando precariedade, o Posto de Saúde de Franca “Dona Evelina Gramani Gomes” deverá deixar o Centro da cidade.
A primeira unidade de saúde instalada em Franca será transferida para o novo complexo do NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) que será construído no próximo ano.
O prédio da rua Ouvidor Freire já abrigou vários departamentos da Secretaria de Saúde do município, mas agora apenas algumas repartições estão em atividade no local. Deteriorado pelo tempo, o imóvel passou a operar de forma insalubre, apesar de ter passado por várias reformas ao longo dos anos.
A Prefeitura deverá abrir licitação para a obra do novo NGA em dezembro. A ideia é iniciar a construção do complexo de saúde no começo de 2023. A obra, que será em uma área na avenida Jaime Telini, está orçada em R$ 35 milhões, segundo o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) disse nesta terça-feira, ao usar a Tribuna da Câmara Municipal.
O prefeito compareceu ao plenário do Legislativo para agradecer o apoio dos vereadores, que destinaram parte de suas emendas – cerca de R$ 12 milhões – para a construção do NGA.
Questionado sobre o que fará com o antigo prédio do Posto de saúde, após a transferência dos serviços para o novo NGA, o prefeito disse que o imóvel do Centro da cidade pertence ao Estado. “O prédio é do Estado. Não sei o que vai ser feito ainda no local após a devolução. Não pode virar outra Unesp”, disse Alexandre Ferreira, se referindo ao antigo prédio da universidade que está abandonado no Centro da cidade.
Já o prédio onde funciona atualmente o NGA pertence à Prefeitura. “O nosso (prédio do NGA que será desativado) vamos dar um jeito depois da desocupação. Vamos pensar e buscar uma destinação, instalar alguma coisa lá”, finalizou o prefeito.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.