NOSSAS LETRAS

O Lápis e o Lapso

Que absurdo, isso é tão desnecessário e absurdo. Um lápis cai no lapso. Todo dia tudo igual. Isso é o absurdo. Leia a crônica de Baltazar Gonçalves.

Por Baltazar Gonçalves | 02/07/2022 | Tempo de leitura: 1 min
especial para o GCN

Que absurdo, isso é tão desnecessário e absurdo. Um lápis cai no lapso. Todo dia tudo igual. Isso é o absurdo. Mas tenta deixar a rotina do trabalho na repartição, quando sair para a rua não verá ruptura. O lápis já caiu da mesa, está caindo. Ponta fina pesado de corte fura o piso da repartição que é pública.

Como se verá mais tarde nas imagens da câmera de segurança que vigiam, na repartição nada acontecia antes do lápis cair. Quando o choque da queda assustar quem distraído repete e repete e repete sua função burocrática de imprimir e carimbar e atender, acordará num susto esse lápis afiado como silvo de áspide no silêncio do bote.

O lápis avança, é pedrada. Não demora bate e fura e quebra o tempo monótono infinito. Tem serviço acumulando nas prateleiras dos arquivos digitais, interligados em rede para minimizar a burocracia que funciona muito bem ao propósito de retardar porque repartição que se prese depende do andamento nesses andaimes de construção ordinária pública.

Agora o grafite vaza a órbita rígida dessa repartição para dividir opiniões. A ponta do lápis toca o piso e o impacto estremece o tédio, constante companhia de tremor sem valor. Tudo sempre no mesmo lugar garante a ilusão de que o mundo estará bem se o movimento das engrenagens nas repartições continuarem ad infinitum reproduzindo o vazio.

Santa rotina necessária, bendito programa condicionador. Muda hábito, muda quem é. Suportar a ideia do universo suspenso sem um ser mitológico organizador soa impossível, por isso as repartições. Se no caos que por fim organizamos outro o lápis abrir novo lapso, irromperão as margens do controle que na repartição inventa-se poder.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.