NOSSAS LETRAS

Algemas Veladas

Algemas Veladas é o título do mais recente livro da escritora Marlene Becker, membro da AFL (Academia Francana de Letras). Leia o artigo de Zelita Verzola.

Por Zelita Verzola | 04/06/2022 | Tempo de leitura: 2 min
especial para o GCN

É o título do mais recente livro da escritora Marlene Becker. Membro da AFL (Academia Francana de Letras), Marlene tem sua biografia incluída no Guia dos Escritores Brasileiros, 1997, ABNL Editora. Mas estas e muitas outras honrarias apenas ajudam a compor o brilho da autora, cujos escritos, mormente os contos, atestam a sua valiosa contribuição para a literatura.

Este novo livro compõe-se de 34 contos; arriscaria dizer que um deles -O veredicto- aproxima-se muito do gênero novela. Os outros todos se apresentam com a estrutura formal do conto, como uma célula que tem um núcleo e unidade de tempo, espaço e ação. Entre outras características formais. Mas não pense o leitor que isso padroniza as narrativas. Pelo contrário, apenas demonstra o competente manejo da linguagem por parte da escritora em expressar as diferentes nuances desse gênero.

As opções para navegar pelo universo do conto foram diversas. Desde a abordagem do fantástico, como em Experiência, à do terror, como em A vingança, há muitas temáticas atuais ou sempre presentes através dos tempos. Para citar algumas: a exploração humana – Magrela; o suicídio – Se...; a experiência de quase morte – Toc, toc, toc...; o aborto – A violinista; os grilhões da crença – Santa Eneida; os danos psicológicos causados pela estupidez humana – Zé Tonto; a miserabilidade de muitas existências - O espelho.

Dois momentos dos contos de Marlene são cruciais: o início, que capta o leitor, e o final surpreendente. E há momentos em que os contos são pincelados pela poesia, como em Sorrisos e em Prisioneiro do medo.

Sonia Machiavelli escreveu o prefácio de Algemas Veladas e o intitulou de Imaginação, mistério e suspense, o que já dá a conhecer o tom do livro. Uma crítica literária criteriosa, esse prefácio pode ajudar o leitor a apreciar melhor a obra. Obra, aliás, que demonstra o belo amadurecimento de uma escrita desde sempre reconhecida por seu valor literário e humanístico.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.