“Arroz soltinho”. Esse é o grande bordão de Eleni Moreti, a francana de 67 anos que viralizou nas redes sociais. Todos os dias, a dona de casa e empresária solta uma receita nova e caseira que atrai milhares de pessoas mundo afora. Em números absolutos, o “Delícias da Eleni” já coleciona mais de 2,6 milhões de pessoas que gostariam de, por ao menos um dia, almoçar em sua cozinha.
No Tik Tok já são 1,6 milhão de seguidores. No Instagram, 356 mil; no Youtube, 163 mil; e no Kwai, cerca de 500 mil pessoas acompanhando as receitas. Tudo isso começou com a insistência de uma amiga para que Eleni criasse uma conta na internet para divulgar suas receitas.
“Uma amiga estava na minha casa e disse que ia fazer um Instagram para mim. Eu falei que não queria, mas mesmo assim ela tirou foto do prato de comida e já fez na hora. Aí comecei, há uns cinco anos”, conta Eleni.
A história de Eleni com a comida começou quando ela tinha apenas sete anos de idade. Com a mãe de cama por conta de uma doença, a avó a ensinou desde criança a “se virar na cozinha”.
“Ela me ensinou porque achava que minha mãe ia morrer. Era fogão de lenha, minha avó até colocou um caixotinho de madeira para eu alcançar, e foi assim que eu aprendi e gostei muito. Depois, minha mãe se recuperou e voltou a cozinhar. Ela sempre cozinhou muito bem e eu continuei.”
Mesmo com as postagens nas redes sociais, o canal de Eleni demorou a deslanchar. O grande prato que iniciou essa multidão de seguidores foi uma despretensiosa lasanha com requeijão, quando ela ainda tinha apenas mil seguidores. Quando a dona de casa foi partir um pedaço, chamou o filho para gravar e postou. Resultado: mais cinco mil seguidores somente com uma postagem.
A partir daí, Eleni passou a levar tudo com mais seriedade. O filho, Danilo Moreti, ajuda a mãe a gravar e editar os vídeos, além de planejar o melhor horário para cada plataforma. Todos os dias, sem exceção, tem uma receita nova no “Delícias da Eleni”.
“Eu pego muitas receitas na internet. Algumas ficam boas, outras não ficam, mas a maioria é receita de família mesmo. Nem sempre é só almoço, tem doce também, bolos, sopas. Cozinho para umas nove ou dez pessoas e ainda faço para sobrar para a janta”, disse Eleni.
Carinho do público
Com a repercussão das receitas, a dona de casa, que sempre posta a receita completa, mas também um vídeo à parte com o resultado final, ficou conhecida pelos bordões “vamos almoçar?” ou “vamos jantar?”. O principal deles em todo início de vídeo é o tão conhecido “arroz soltinho”, ao colocar duas ou três colheres de arroz no prato generoso.
O público é tão fiel às Delícias da Eleni que já sabe que em quase todo almoço a pobre salada é dispensada, embora um dos pratos preferidos da cozinheira seja a salada Dakota. Os seguidores tentam reproduzir as receitas e enviam o resultado final para Eleni.
“Eu adoro eles me imitando, todo dia eles me enviam vídeos. Colocam o arroz, feijão por cima me imitando, é muito engraçado. E o que eu recebo de carinho dos jovens, de crianças, é muito. Esses dias eu estava no meio da represa pescando, no Estreito, e uma das crianças que estavam por ali também olhou para mim e disse: 'Você é do TikTok, né? Eu te sigo'. É gente do país inteiro, Nordeste e até de fora do Brasil”.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.