RELIGIÃO

Meu nome é Jacó

Diz o texto que, quando Jacó tomou consciência de sua real condição espiritual, a bênção tão esperada recaiu sobre sua vida (Genesis. 32.29). Leia o artigo do pastor Isaac Ribeiro.

Por Pastor Isaac Ribeiro | 30/04/2022 | Tempo de leitura: 3 min
especial para o GCN

“Jacó disse a seu pai: "Sou Esaú, seu filho mais velho. Fiz como o senhor me disse. Agora, assente-se e coma do que cacei para que me aben¬çoe".
Genesis. 27.19

Sou Jacó. Esta é uma confissão, feita ao um varão celestial que se apresentou a ele no vau do Jaboque. Depois de muitos anos que Jacó com o propósito de enganar seu Pai, que já era velho e cego, havia se passado por seu irmão Esaú, com o objetivo de receber a benção da primogenitura, eis a pergunta que precisava da reposta verdadeira: Qual é o seu nome?

"Meu nome é Jacó. Eu não sou Esaú. Por vinte anos tenho tentado ser alguém que não sou. Por vinte anos tenho fingido ser o meu irmão. Por vinte anos, minha vida tem sido uma mentira. Eu fingi, representei para mim mesmo, mas não sou Esaú – Sou Jacó”. Diz o texto que, quando Jacó tomou consciência de sua real condição espiritual, a bênção tão esperada recaiu sobre sua vida (Genesis. 32.29). Não só foi abençoado espiritualmente, como Deus deu livramento a ele e toda sua família, pois seu irmão Esaú vinha contra ele, cheio de ódio e acompanhado de quatrocentos homens, para matá-lo.

Veja o que aconteceu: “Quando Jacó olhou e viu que Esaú estava se aproximando com quatrocentos homens, dividiu as crianças entre Léia e Raquel e as duas servas. Colocou as servas e os seus filhos à frente; Léia e seus filhos, depois; e Raquel com José, por último.  Ele mesmo passou à frente e, ao aproximar-se do seu irmão, curvou-se até o chão sete vezes. Mas Esaú correu ao encontro de Jacó e abraçou-se ao seu pescoço, e o beijou. E eles choraram”. Gn. 33.1.

Deus mudou o coração de seu irmão. Caro leitor, este é o modo de Deus lidar com todos aqueles que a Ele recorrem buscando respostas.  Talvez seja esta a condição que falta para vermos nossas vidas abençoadas. Cada um de nós precisamos responder à pergunta do Senhor: “Quem és Tu?”.  Porque se a nossa vida tem sido como a vida de Jacó, antes de se reencontrar com o Senhor, pouco ou quase nada Ele fará por nós. Portanto, é preciso desnudar a alma, desvelar o nosso ser diante de Deus. Assumir, deixar vir à tona toda a nossa realidade, por mais dura e feia que ela pareça. É preciso ter coragem de dizer: Sou Jacó, e não Esaú. Importa que estejamos dispostos a assumir o que somos perante o Eterno e parar de querer ser quem realmente não somos. É preciso tirar as máscaras, parar de fingir, parar de representar, deixar de ser um artista da fé e principalmente parar de se auto enganar. Nesta história bíblica, o Senhor não só abençoou Jacó, como mudou seu nome de “Suplantador” (o significado do nome Jacó), para Israel que significa aquele que luta e vê a Deus. Que Deus ajude cada um de nós, a ser nós mesmos.

Deus vos abençoe

Isaac Ribeiro é pastor evangélico e presidente da Assembleia de Deus (Missão) em Franca.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.