RELIGIÃO

O maior teste de fé

“Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi” (Gênesis 22.2).

Por Isaac Ribeiro | 26/02/2022 | Tempo de leitura: 2 min
especial para GCN

Quando Abraão e sua esposa Sara, já bem velhos, desfrutavam a fase mais bonita de suas vidas, ao lado do filho da promessa, Isaque, chega Deus para Abraão e faz o pedido que destacamos para dar tema a esta mensagem. Que pedido difícil de atender!  Mas é aí que Abraão prova porque é considerado o pai na fé. Sem questionar a Deus, pega o garoto, alguns empregados e tudo o que precisava para o sacrifício, e ruma para o lugar determinado por Deus. De longe Abraão viu o monte.

Era preciso subi-lo; a obediência, o amor e a fé no Senhor eram maiores do que a dor imensa ante a ordem divina de sacrificar seu filho amado. Nem uma palavra de queixa ou desesperança durante a jornada, apenas a pergunta do filho.

– “Pai, onde está o cordeiro para o holocausto?”

Sua resposta ecoa pelos séculos como a maior prova de uma fé inabalável diante de quaisquer circunstâncias

– “O Senhor proverá, meu filho!", exclamou Abraão.

Na verdade, sua fé era tão grande que, segundo a Bíblia, Abraão tinha a convicção que até das cinzas, Deus poderia ressuscitar Isaque.

O final da história, você conhece. Toda aquela situação era apenas um teste de fidelidade, e ele passou no teste. Assim, tornou-se Abraão por excelência, o “pai da fé”, e na sua descendência, tornaram-se benditas todas as nações. Assim como o Moriá de Abraão, grandes provações erguem-se à nossa frente enquanto fazemos à jornada da vida, e quantas vezes não lamentamos e choramos questionando o porquê da ordem de subir tais montes, se o Senhor sabe que a empreitada é árdua demais para nós, e talvez não consigamos fazê-la?

Antes de vermos, tocarmos e segurarmos o cordeiro, questionamos a ordem de subir, como pessoas que professam, mas não provam a fé no Altíssimo. Queremos, sim, ser a bênção e o exemplo que Abraão foi, mas não temos disposição para subir o “Moriá” da obediência, da fé e da doação de tudo o que somos e temos ao Senhor. No entanto, o cristão fiel sabe que, simultaneamente à subida ao monte, Ele vem com o cordeiro providencial.

Tiremos, então, os olhos do que para trás ficam e durante a íngreme subida, olhemos para o alto, como quem já avista o cordeiro. Jamais subamos como murmuradores hábeis em medir o tamanho do nosso “sacrifício de cada dia”.

Obedeçamos com fé e sem resquícios de lamentação aquele que por amor a nós realizou o Sacrifício Maior, sem olhar para trás.  Exerçamos com fé, a grande missão concebida pelo Pai Celeste, buscando primeiro o seu reino, e tendo a certeza que as demais coisas nos serão acrescentadas. A obediência a Deus é a virtude que nos credencia a nos relacionarmos bem com Deus. Abraão foi aprovado porque soube obedecer. É preciso pensar nisto.

Deus vos abençoe!

Isaac Ribeiro é presidente da Assembléia de Deus (Missão) de Franca.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.