Uma ampla campanha de imunização contra influenza foi lançada em Batatais para tentar conter o surto de gripe que afeta a população. A Secretaria de Saúde local confirmou, nesta quinta-feira, 6, que a cidade foi contemplada com um lote de 10 mil doses a serem destinadas inclusive a quem não faz parte do público-prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
Somando as 3.200 doses de um lote anterior, já aplicado nos últimos dias, a cidade terá disponibilizado, ao fim desta semana, 13.200 vacinas.
Para poder se vacinar, basta morar na cidade, ter mais de 6 meses de idade e não ter recebido o imunizante em 2021. Um plantão vacinal será realizado nas unidades básicas de saúde neste sábado, 8, para conseguir atender também as pessoas que não conseguem se dirigir aos postos em horário comercial. Não precisa de agendamento prévio.
O aumento nos casos de síndromes respiratórias tem sobrecarregado os sistemas de saúde, e muitos casos estão relacionados a uma cepa específica da influenza A H3N2.
A cepa circulante atualmente não está contemplada na vacina atual, mas um dos grandes méritos dos imunizantes é evitar as hospitalizações e óbitos por gripe. “Por não ter exatamente a cepa predominante, não quer dizer que o imunizante que vamos aplicar não protege. Ele confere proteção parcial”, disse Bruna Toneti, secretária de Saúde de Batatais.
Segundo ela, por conter uma versão do H3N2, ainda que mais antiga, a vacina facilita o reconhecimento do vírus pelo sistema imune. “Isso reduz, portanto, o risco de que a infecção se alastre, e então conseguimos oferecer uma proteção coletiva muito maior”, afirmou.
A secretária disse ainda que o Instituto Butantan produz todos os anos um imunizante que já contém proteção contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2 e influenza do tipo B. Entretanto, como o vírus sofre contínuas mutações, surgiram novas variantes. “Principalmente o A H3N2 Darwin, que é o de maior preocupação no momento e em circulação em nosso território”, afirmou.
Durante o período oficial da campanha de imunização realizada em meados de 2021, a cidade aplicou 18.141 doses, alcançando 62,3% do público-alvo.
Franca segue sem previsão
Em Franca, a campanha de imunização contra a Influenza foi realizada de 12 de abril a meados de julho de 2021. Neste período, segundo a Prefeitura, foram vacinadas 76.509 pessoas, o que corresponde a aproximadamente 65% de cobertura do público-alvo.
Sem vacinas desde então, a Secretaria de Saúde disse no início da semana que aguardava por orientações e estratégias por parte do governo do Estado de São Paulo para levar proteção por meio de imunizantes para a população local.
Nesta quarta-feira, 5, em entrevista à Rádio Difusora, o prefeito Alexandre Ferreira (MDB), disse que fez uma solicitação de doses à Secretaria de Estado da Saúde, mas a devolutiva foi negativa por parte da pasta.
Nesta quinta-feira, a Secretaria de Saúde Municipal confirmou que Franca segue sem vacina contra gripe e sem previsão de chegada.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.