Jonas - Um profeta desobediente

Por Pastor Isaac Ribeiro | 07/02/2021 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para o GCN

“E orou Jonas ao Senhor seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz”. (Jonas. 2.1-2)

 

A história do profeta Jonas pinça perfeitamente, o quadro do homem com sua velha tendência de querer desobedecer ao Criador. Não poucas vezes nos deparamos com pessoas utilizando os mais diversos subterfúgios, para fugir à vontade divina. Porém, devemos saber que o Senhor é Eterno, Soberano e Perfeito, enquanto o homem é falível e imperfeito. Os seus decretos não podem ser frustrados, e seus planos claros e objetivos.  O problema é que muitas vezes, nossa natureza humana, teimosa e contestadora, tenta mudar o rumo da nossa caminhada em direção à vontade divina. Jonas entendeu muito bem qual era à vontade do Senhor quando determinou que fosse a Nínive, levar uma mensagem aos ninivitas. Tratava-se de uma sentença de destruição e morte para aquela cidade. Porém, por sua conta e risco, afrontou o comando divino e resolveu seguir por outro caminho, sem desconfiar do preço que pagaria por sua desobediência.  Diz o texto que, depois de receber a ordem diretiva, ele se aprontou para fugir do Deus Eterno, e entrou num barco que ia ao sentido oposto (Társis).  No final das contas, foi parar no ventre de um grande peixe, por três noites e três dias. Lá, teve tempo suficiente para pensar no erro e nas consequências daqueles que fogem da presença e da vontade do Altíssimo.

Quem conhece a história de Jonas, sabe que ao clamar pela misericórdia de divina, como afirma o versículo que destacamos acima, Deus vem em seu socorro, e o redireciona no caminho original.  Assim, foi a Nínive e lá tão somente cumpriu a determinação de Deus. Entregou a mensagem a ele confiada, e Deus pode poupar cento e vinte mil pessoas, mediante o arrependimento do povo. Caros leitores, vejam o que teria acontecido se este homem não fosse forçado a obedecer a voz de Deus.  Portanto estejamos prontos para buscar ardentemente a vontade do Senhor, sempre e sob quaisquer circunstâncias. Se, por algum erro no embarque, fomos parar no ventre do peixe da desobediência,não há tempo, nem lugar mais adequado, ainda que desconfortável, para clamar. Jonas clamou, e Deus o socorreu, reconduzindo-o ao centro da sua soberana vontade. É prudente acima de tudo, querer está dentro da vontade de Deus, e nunca o contrário. Pense nisto. 

 Deus vos abençoe.  

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.