Ano novo vida nova

Por |
| Tempo de leitura: 3 min

Repetimos o que disse o poeta: “Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a quem se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Ai entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente”. (Carlos Drumonnd de Andrade – A Renovação!).

A nossa tradição aponta algumas comidas que dão sorte na passagem de ano: lentilhas: uma colher assegura a fartura o ano todo; romãs atraem dinheiro e devem ser saboreadas em sete partes, guardando as sementes na carteira; bagos de uva: os portugueses trouxeram-nos a crença de que comer 3, 5 ou o número equivalente ao seu número de sorte de bagos de uva, garante a prosperidade, que será maior se as sementes forem guardadas na carteira o ano todo; nozes, avelãs, castanhas e tâmaras foram hábitos trazidos pelos imigrantes árabes, que igualmente garantem fartura.

Além da comida, o Ano Novo no Brasil traz consigo outras superstições, tais como: usar roupa branca como resultado da popularização das religiões africanas, que incentivam o branco como símbolo de paz, pureza e bondade; usar uma peça amarela representa o poder do ouro e atrai dinheiro; uma nota de dinheiro no sapato atrai riquezas, pois segundo os orientais toda a energia vem dos pés; lençóis novos significam abandonar as possíveis ameaças do ano que termina.

Na virada do ano percebemos com mais nitidez os aspectos de nossas vidas que deveríamos mudar ou aprimorar. Nessa época reconhecemos e percebemos os relacionamentos que realmente valem a pena, as situações que gostaríamos de mudar de verdade. E percebemos que somos responsáveis por essas mudanças e pelos resultados que obtemos em nossas vidas. Essa emoção que nos invade, faz com que nos sentimos parte de um todo infinito.

Ao final de mais uma etapa, muito complicada em razão da Pandemia do Covid-19, é importante que todos nós façamos uma reflexão sobre o que fizemos no ano que termina e definindo metas, estabelecendo planos de ação, planejando coisas importantes a fazer no ano que se inicia. Sendo importante questionar-se aonde queremos chegar? Qual a direção que queremos seguir? Por que, se continuarmos a fazer as mesmas coisas, seguirmos os mesmos caminhos, naturalmente continuaremos a obter os mesmos resultados sem nenhuma mudança evolutiva.   

Em teoria, todos nós seres humanos sabemos como deveria ser o mundo ideal onde todos os homens seriam irmãos, respeitariam suas diferenças e conviveriam em paz e as divergências seriam minimizadas pela prática da confraternização. No entanto, no dia a dia todos preferem partilhar das riquezas e poder que olhar os seus semelhantes.

Em síntese, aproxima-se mais um Ano Novo e o Ano Velho muito diferente dos anos anteriores, se distancia. Nova etapa chega renovando sonhos, crenças e fé no futuro. Todos nós possuímos um trabalho a fazer, responsabilidades a realizar, influências para exercer. E, assumir a responsabilidade da própria vida e dos resultados obtidos em razão dessas decisões não é fácil, porém a definição do direcionamento de nossas vidas é o mais corajoso dos atos.

A todos os leitores do site GCN Franca, que nos prestigiam com a sua leitura, desejamos um feliz ano novo e que mantenham sempre acessa A SUA ALEGRIA DE VIVER.
 

Toninho Menezes – Advogado – Professor Universitário

toninhomenezes16@gmail.com

 



 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários