Uma reunião virtual nesta semana com representantes da RT – Região Turística Lagos do Rio Grande -, discutiu as diretrizes para criação do Circuito Turístico, que conta com 16 munícipios, tendo Franca como base. O objetivo é fomentar o profissionalismo do turismo regional para estimular e fortalecer o fluxo turístico nos municípios, gerando emprego, renda e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades envolvidas.
“A criação do Circuito Turístico é uma reivindicação antiga e até mesmo um sonho. Vê-lo se concretizando é muito gratificante, especialmente porque sabemos da força do Turismo enquanto fator de desenvolvimento social e econômico”, afirma Rosana Branquinho, presidente do Comtur - Conselho Municipal de Turismo de Franca (representando o Uni-Facef) e responsável pela articulação do encontro.
O reitor do Uni-Facef, prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, participou do encontro e reafirmou a relevância do movimento para a dinâmica regional: “O momento é de somar esforços para buscar vias que orientem a retomada da economia e o Turismo é, sem dúvida, uma delas”, destacou.
Presentes também os gerentes regionais do Sebrae Franca, Vinicius Agostinho, do Senac – Felipe Vianna e da Acif – Cláudia Neves, além de empresários do setor de hospedagem, alimentação e agências de turismo receptivo.
Entre outras funções, o Circuito coordena o levantamento dos Inventários Turísticos, orienta a formatação de produtos, capacita os profissionais que atuam no setor através de diagnósticos setoriais, oficinas, consultorias empresariais, missões técnicas, elaboração de projetos e captação de recursos para a melhoria da infraestrutura turística.
As cidades que fazem parte do Circuito são: Franca, Patrocínio Paulista, Itirapuã, Batatais, Brodowski, Rifaina, Miguelópolis, Igarapava, Ribeirão Corrente, São José da Bela Vista, Ituverava, Aramina, Buritizal, Pedregulho, Orlândia, Cristais Paulista e São Joaquim da Barra.
A próxima reunião virtual ficou marcada para o dia 19 de Agosto.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.