Chefes de Estados, defendendo uma ou outra postura, frente a uma ameaça mortal e invisível ao olho humano: um vírus.
Comércio, Indústria, Prestação de Serviços – tudo fechado, no mundo todo. Há quem defenda uma “quarentena”. Há quem é contrário ao isolamento. Todos têm suas razões para se posicionar de uma ou de outra forma.
Há risco para a saúde. Há risco para a economia. E, sempre, para a sociedade.
Se é certo que em alguns lugares estão funcionando só serviços essenciais (como supermercados, farmácias, postos de combustíveis e congêneres), também é correto de que não estão sendo produzidos bens. Em outras palavras, supermercados vendem, mas não produzem e pode existir risco de desabastecimento.
Em meio a tudo isso, a cada dia surgem Novas Leis, Novas Regras, Medidas Provisórias, Decretos, Regulamentos.
Na área social e econômica, nos últimos dias, tivemos a criação de normas concedendo benefício para quem teve que parar suas atividades (BENEFÍCIO EMERGENCIAL de R$ 600,00 por pessoa), a possibilidade de reduzir a jornada ou suspender o contrato de trabalho (para evitar a demissão em massa), a liberação de parte do FGTS (para colocar dinheiro na economia e permitir a sobrevivência), etc.
De outra sorte, há gestos de solidariedade no mundo todo. Governos extremamente capitalistas, começam a agir com mais senso social.
Nas casas, a convivência (obrigatória) faz pais e filhos ficarem mais unidos. A tecnologia ajuda a trazer quem está longe para mais perto. O mundo respira novos ares... Até a poluição diminuiu.
Não podemos ignorar que estamos tendo um mundo dividido. E não é só em opiniões. Também na forma de trabalhar e viver. Especialistas apontam que tudo será diferente daqui para frente. Teremos um mundo antes e depois do COVID-19. Tudo o que conhecíamos, mudará. Isso se chama evolução.
Coincidentemente, esta época serve para refletir. É importante lembrarmos que Páscoa significa ESPERANÇA, RENASCIMENTO, NASCER DE NOVO.
Que possamos tirar alguma mensagem positiva de tudo isso. Que a PANDEMIA do COVID-19 (Corona Vírus) sirva para mostrar ao mundo que ele está renascendo. Com muita fé e esperança, tudo isso vai passar, deixando a humanidade mais forte e melhor do que antes. Feliz Páscoa.
Escrito por Tiago Faggioni Bachur
Advogado e Professor especialista de Direito
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.