SUCESSO

Psicanálise & Literatura

Polo de Estudos Psicanalíticos de Franca (Poepsi) inaugura o 'Psicanálise e Literatura', evento mensal que começa hoje com vagas esgotadas

07/03/2020 | Tempo de leitura: 4 min

Débora Mellem, Ana Regina Caldeira, Fátima Santos, Ana Márcia Santos, Maria José Roma, Sônia Godoy e Josiane Barbosa Oliveira
Débora Mellem, Ana Regina Caldeira, Fátima Santos, Ana Márcia Santos, Maria José Roma, Sônia Godoy e Josiane Barbosa Oliveira
O Polo de Estudos Psicanalíticos de Franca, também conhecido pela sigla POEPSI, é grupo composto por seis francanas formadas pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP), instituição de ensino e formação oficial de psicanalistas no Brasil, vinculada à Associação Psicanalítica Internacional (IPA) fundada por Freud. Nasceu de conversas férteis que se tornaram seminais e deram à luz o vitorioso Cinema & Psicanálise, que completou no ano passado dez anos de êxitos e deu origem ao Psicanálise e Literatura, que hoje se abre ao público em geral e não somente ao pessoal da área psi. Para falar sobre essa nova experiência, o Comércio ouviu Ana Márcia Rodrigues e Josiane de Oliveira, entusiastas de dos dois projetos.
 
Quem faz parte do POEPSI?
O grupo é formado por Ana Regina Morandini Caldeira, Debora Mellem, Fátima M. Cassis Ribeiro Santos, Sônia Maria de Godoy e nós - Ana Márcia Ribeiro Santos e Josiane Oliveira. 
 
Quais são os objetivos do Poepsi?
Aprendemos com Freud que o artista possui um conhecimento intuitivo dos conflitos humanos e que a psicanálise não é posse de nenhuma área do saber, sendo desejável sua extensão a outros domínios, incluindo aqueles que a influenciaram. Como a arte é uma fonte estética para uma forma de aprendizado mais plena e criativa da condição humana, a princípio, o objetivo do POEPSI é utilizar esses recursos para promover estudo e reflexão, unindo a emoção à apreensão de conceitos sobre o humano. 

Como definir o “Psicanálise e Literatura”?
Há alguns anos formamos um grupo de leitura com uma professora de literatura e nossos encontros foram se tornando verdadeiras viagens literárias a evocar experiências psicanalíticas e embalar uma compreensão mais sensível sobre o ser humano e a vida. Assim fomos gestando a ideia de aproximar as forças criadoras da literatura com as forças transformadoras da psicanálise.
 
O P&L é um irmão ou um filho do C&P?
O Cinema & Psicanálise e o  Psicanálise & Literatura podem ser considerados filhos de uma mesma matriz, pois nasceram dos sonhos e ações do mesmo grupo de trabalho, sendo que o C&P é um projeto original da SBPRP e contou com valiosos colaboradores para sua consolidação. Já o P & L é de iniciativa e autoria das psicanalistas francanas do POEPSI. 

Quem são os nomes escolhidos para abrir hoje a série de encontros do P&L?
Paulo de Moraes Mendonça Ribeiro e Maria José Bottino Roma. Ele é médico formado pela Unicamp e psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de SP e de RP. Apaixonado por literatura, é autor de literatura psicanalítica. Ela é formada em Letras pela PUC de Campinas, mestre em Estudos Literários pela UNESP de Araraquara, professora de literatura com larga experiência didática em Ribeirão Preto e Batatais. Nós os consideramos padrinhos do POEPSI. O tema da palestra deles neste sábado será Dores da Alma - Caminhos entre Literatura e Psicanálise.

Quais serão os palestrantes, autores e obras neste ano inaugural?
Sônia Maria de Godoy falará em abril sobre Enclausurado, romance de Ian McEwan. Ana Regina Morandini Caldeira escolheu discorrer em maio a respeito de  dois contos de Guimarães Rosa:  A terceira margem do rio e Soroco, sua mãe, sua filha. O texto a ser comentado por Débora Agel Mellem em junho será A vida é sonho, de Calderón da la Barca.” O conto Famigerado, de Guimarães Rosa, será tema de Ana Márcia V. Paula Rodrigues no mês de agosto. Fátima M. Cassis Ribeiro Santos optou por Clarice Lispector e A Hora da Estrela, no encontro de setembro. Josiane Barbosa Oliveira encerrará o ano com O filho de mil homens, de Valter Hugo Mãe, em outubro. 
 
Qual o papel da Arte na nossa vida e cultura?
A arte tem um papel fundamental na criação da subjetividade humana. E é o mundo interno das pessoas que cria e dá significado a cada experiência da vida, permitindo o enfrentamento das dores da alma e das vicissitudes naturais da vida. Sem o concurso da arte somos por demais pobres e deterministas, esvaziamos as vivências e não se constrói um repertório capaz de “traduzir” o que se pensa e o que se sente. O momento sócio- educacional, político, econômico de nosso país e do mundo pede reflexões culturais.
 
Onde ocorrerão os encontros?
Os encontros acontecerão no IPE - Instituto de Psicologia e Educação, localizado na Rua Amália Pimentel, 2475, Bairro São José, (016) 3723-0289. É um amplo e agradável auditório de 80 lugares, pensado e planejado para abrigar iniciativas culturais. Tem sediado grupos de estudos de psicanálise, fenomenologia, literatura e outras iniciativas afins. 
 
Ainda há vagas?
 Temos vagas remanescentes apenas para a palestra inicial neste sábado, pois as vagas para o curso estão esgotadas.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.