Pangolim


| Tempo de leitura: 1 min

Mais do que nunca os pangolins estão correndo risco de extinção:  pesquisadores começam a achar que eles são hospedeiros do Coronavírus, que vem contaminando pessoas e já matou mais de mil chineses

Para quem não sabe, o pangolim carrega uma característica bem especial: é o único mamífero totalmente coberto com escamas. Muito comum na Ásia, é também um dos animais mais traficados do mundo. No Vietnã, sua carne é tida como iguaria exótica caríssima. Chega a custar 250 dólares o quilo, algo em torno de mil reais. Além disso, as escamas do pangolim também são muito visadas. Elas costumam ser usadas para fins medicinais e como produtos artesanais. Um colete de escamas de pangolim custa quase 5 mil reais na China.

Apesar das garras fortes e alongadas, a maior defesa do pangolim é a carapaça escamosa e dura. Ele se enrola nela e fica parecendo uma bola rígida quando se sente ameaçado. Lembra um tatu.A cauda é longa e elástica, mas o pangolim a utiliza apenas para se prender aos ramos das árvores ou para alcançar os formigueiros mais profundos na hora do “almoço”. É com ela também que eles carregam seus filhotinhos.Eles não têm dentes, mas sua língua é viscosa, prendendo os alimentos engolidos inteiros. No estômago, onde os bichinhos armazenam pedras, a comida ingerida é moída, para facilitar a digestão.
 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários