As estrelas morrem


| Tempo de leitura: 1 min

Você já deve ter ouvido que as estrelas morrem. Mas sabe por quê? No núcleo delas, os gases que formam combustão vão se reduzindo, até não produzirem mais a energia necessária para mantê-las vivas, brilhantes.Com isso, começa o processo de morte da estrela, que irá encolher muito até se tornar uma estrela do tipo anã branca.

Neste fevereiro de 2020 teremos a oportunidade de olhar para o céu e apreciar o brilho de uma estrela que está morrendo. Trata-se de Betelgeuse, uma gigante vermelha. Nos últimos meses algo de anormal foi percebido: ela está ficando cada vez menos brilhante. O apagão causou alvoroço entre os cientistas.

Alguns acreditam que seja um prenúncio do final dessa estrela. Então, vale a pena aproveitar as noites para acompanhar seu brilho. Deixe de lado as telas digitais por uns minutos e olhe para cima. No começo da noite, procure no alto do céu a constelação das Três Marias, que todo mundo conhece. Elas ficam bem no centro do quadrilátero formado por Betelgeuse, Rigel, Bellatrix e Saiph. Betelgeuse é a mais brilhante delas e (ainda) mantém o tom vermelho.
 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários