Jack Welch, o então CEO da GE (General Eletric), o executivo que durante a sua gestão à frente da referida empresa, aumentou o seu faturamento de R$ 13 bilhões para R$ 400 bilhões, tendo recebido, no ano de 2000, o título de “Gestor do Século” pela revista Fortune e, em 2005, foi eleito o “maior líder mundial” da atualidade pela revista .
Ele na sua obra Paixão por vencer, um manual considerado por muitos economistas, empresários, profissionais liberais e executivos, como sendo imprescindível para o mundo dos negócios, elencou algumas práticas que, se bem adotadas, ajudam as pessoas e as empresas a vencerem em suas iniciativas empresariais.
É evidente que o ideal é ler a obra toda, mas, em rápidas pinceladas tentarei resumir algumas de suas enfáticas e proveitosas recomendações.
Para Welch é fundamental em toda empresa definir-se, claramente, qual a missão e os valores que se quer alcançar, pois a missão aponta a direção que a empresa deve seguir e os valores descrevem comportamentos que a conduzirão nessa direção, visando alcançar o sucesso.
Para ele não basta o colaborador ter talento, é fundamental que ele seja fiel e se encaixe perfeitamente na missão e nos valores da empresa.
O executivo da GE também faz uma clara distinção entre o profissional só eficiente e o eficiente e eficaz. Para ele, o só eficiente muitas vezes faz até bem feito o que lhe foi solicitado, ou seja, o necessário. Já o também eficaz é aquele que é criativo e se entrega por inteiro ao trabalho, e consequentemente consegue realizar além do que lhe foi pedido. Para os últimos as oportunidades são mais abundantes.
Porém o conselho dele que, a meu juízo, é o mais edificante, é o de que a “franqueza é o maior segredo do sucesso nos negócios”. Pois a comunicação honesta e franca dentro de um ambiente empresarial só pode trazer benefícios, enquanto que “a falta de sinceridade causa um obstáculo para as boas ideias e a tomada de decisões rápidas”.
Para Welch, o verdadeiro líder usa sempre de franqueza e sinceridade. Não há como não concordar com ele.
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