O exemplo do rei Josias

No início do reinado do jovem herdeiro do trono de Judá, Josias começou a reinar. Evidentemente por ser o regime de governo monárquico

08/12/2019 | Tempo de leitura: 2 min

“Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém. E fez o que era reto aos olhos do Senhor”. II Reis 22.1,2

No início do reinado do jovem herdeiro do trono de Judá, Josias começou a reinar. Evidentemente por ser o regime de governo monárquico, e ele era o sucessor direto de seu pai Amon, começou a reinar após a morte de seu pai. Naturalmente sob a tutela de conselheiros, assume a coroa do reinado de Judá. Deve-se dizer que naquela época, o rei não só influenciava a vida política do povo, como também, influenciava a vida religiosa da nação. Ou seja, se o rei fosse bom e temente a Deus, o povo prosperava, se fosse perverso, o povo sofria. Desta forma, quando Josias assumiu o governo de Judá. O povo estava totalmente distante de Deus. Seu pai havia sido um péssimo exemplo. As coisas estavam fora de ordem. O templo abandonado, o sacerdócio havia se corrompido, e a nação estava totalmente mergulhada no pecado.

Todavia, Josias, ao invés de seguir o exemplo de seu pai, procurou desde cedo, a andar pelo caminho da verdade. Lendo todo o texto, veremos que Josias contrariou a regra. Ou seja, diz o adágio popular “que tal o pai, tal o filho”.

Porém aqui, não aconteceu assim. Ao invés de proceder como seu pai, procurou se espelhar em um bom rei (Davi). Foi tendo um bom referencial que, ao completar dezesseis anos, e já responder por si mesmo, teve a iniciativa de reformar o Templo, que estava entregue as traças. Ele sabia que sem Deus à frente do seu governo, seria mais um, para entrar na lista dos maus reis de Judá.

Ao iniciar a reforma do templo, algo interessante aconteceu. Acharam perdido dentro do templo, o livro do Senhor. Ou seja, estavam tão distantes de Deus, que o Pentateuco (Cinco livros escritos por Moisés), o principal livro de orientação da nação, havia sido colocado de lado. Diz o texto: “Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da Lei, rasgou as suas vestes. Imediatamente, lidera uma reforma do templo, da vida religiosa do povo e com isto coloca as coisas nos trilhos.

Caro leitor, a semelhança deste jovem rei, vamos fazer o que é certo, segundo a orientação da Palavra de Deus. Fazendo assim, haveremos de alcançar vitória.

Deus vos abençoe.

 

Pastor Isaac Ribeiro
Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus/Franca - Ministério Missão –pr.isaac@uol.com.br

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.