Somos presos da esperança

Há momentos na vida em que nos sentimos escravizados pelas circunstâncias.

24/11/2019 | Tempo de leitura: 2 min

“Quanto a ti, por causa do sangue da tua aliança, tirei os teus cativos da cova em que não havia água. Ó presos da esperança, voltai à fortaleza; também hoje anuncio que te recompensarei em dobro”. Zacarias. 9.12


Há momentos na vida em que nos sentimos escravizados pelas circunstâncias. Sentimo-nos vítimas das situações que nos algemam e tiram nossa liberdade. O texto acima nos relata esta triste experiência de nos sentirmos presos, como se estivéssemos “dentro de uma cova”. A imagem da cova expressa a ideia de um lugar do qual é impossível escapar. A escuridão é insuportável. A certeza da tragédia é inevitável. A ausência da água reforça a ideia de que não há perspectiva de sobrevivência. Todavia, o Senhor não está ausente na nossa dor. Seus olhos não estão fechados para as nossas tragédias pessoais. Mas Ele não apenas é Onisciente, é também Onipotente! Ele tem o poder de libertar os prisioneiros. A Libertação é fruto do pacto! “Eu fiz uma aliança com vocês”. Aqueles que conhecem a bênção do pacto e do poder do sangue de Cristo já não se sentem mais prisioneiros. Diz a Bíblia que éramos estranhos ao pacto da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, foram aproximados pelo sangue de Cristo”. Ef. 2. 12-13.

Caros leitores, os libertos da cova sem água são os presos de esperança! Estes são chamados a voltar para a fortaleza. Os prisioneiros da esperança saem da cova sem água para a fortaleza. Saem da angústia para a alegria, da dúvida para a certeza, do medo para a confiança, da guerra para a paz e da morte para a vida.

Baseados neste princípio, podemos afirmar que a esperança não pode ser tirada de nós, a menos que a percamos de forma voluntária. Ainda que presos dentro de uma cova sem água, podemos estar presos à esperança. Romanos 5.5 diz: “Ora, a esperança não traz confusão”. Todos aqueles que entregam suas vidas ao Senhor, desenvolvem algo que vem do próprio Senhor, a “Esperança”. Assim, por mais difíceis que sejam as circunstancias, podemos manter a cabeça erguida, sabendo que jamais seremos submetidos àquilo que está além de nossas forças.

Deus vos abençoe.


Pastor Isaac Ribeiro
Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus/Franca - Ministério Missão –pr.isaac@uol.com.br
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.